domingo, 30 de julho de 2017

[Resenha] Foo Fighters - Learning to Fly @PlanetaLivrosBR

Título Original: Foo Fighters - Learning to Fly
Título no Brasil:  Foo Fighters - Learning to Fly
Autor: Mick Wall
Editora Planeta de Livros Brasil
Tradução: 271
#113






Uma das melhores biografias que li na vida, pudera, por trás do nome de uma das bandas mais queridas da atualidade temos Mick Wall, jornalista inglês que conheci quando tinha 12 anos e lia suas matérias com a ajuda do dicionário para revista Kerrang!
Ele que já biografou Guns n´Roses, Metallica, Led Zepelli dentre outros grandes nomes da música foi a fundo na história do Foo Fighters, amo biografias, mas nunca fui super fã da banda. Para ser o máximo de sincera sei 3 músicas,  a razão de eu querer ler essa biografia se deve ao fato de que Dave Grohl, líder da banda, foi baterista do Nirvana, uma de minhas bandas favoritas.
Falando assim desse jeito parece sem sentido que me interessasse, mas Mick Wall me encantou de um jeito que sempre consegue, primeiro porque ele dedica mais da metade do livro à vida de Grohl como integrante do Nirvana. E já começa avisando que Dave é o dono da banda, ele é  a cara do Foo Fighters, os demais são meros contratados, então caso você goste de algum dos outros integrantes que estão na banda ou que passaram por ela pode ser que decepcione, já que para mim a biografia foi sobre o Dave e poucos momentos do restante da banda que para terem ideia mal lembro o nome.
Para uma fã do Nirvana foi um prato cheio relembrar fatos que eu já sabia, conhecer outros novos...e se você nunca leu nada de Mick Wall talvez se espante com sua sinceridade, ele não é neutro, ele coloca Grohl em um patamar de gênio mas julga sem medo Kurt Cobain por exemplo com sua raiva sem sentido do pessoal do Guns n´Roses, corrigindo, sua raiva de Axl Rose. Mas a forma detalhada com que Wall dedica muitas linhas à todas as vezes que Kurt falou mal de Axl que no início até era simpático com ele é bem interessante, nunca consegui ser neutra porque como sabem sou muito fã do Guns e mesmo amando o Nirvana achava infantil as coisas que Kurt fazia, hoje entendo que ele era uma pessoa atormentada, dependente químico e vivia uma depressão constante. 
Mas voltemos a como tudo começou, e isso tem super explicado no livro, desde quando Dave começou a ser ver como baterista e a tocar em outra banda até chegar ao Nirvana mudando de cidade, e acreditem que foi bastante insistência, Kurt e Novoselic já existiam no Nirvana quando Grohl chegou.
Os primeiros shows, a ida à Europa onde faziam mais sucesso no que seu próprio país, o vício de Kurt, a chegada de Courtney Love, o contrato que Kurt pediu para eles assinassem ficando com mais parte dos lucros do que eles...é um revival da carreira curta mas inesquecível de uma banda que marcou toda uma geração. 
A chegada de Pat como guitarrista também é citada. Assim como a a gravação do famoso Unplugged da MTV em Nova York, como não amar tudo que ele conta até chegar à morte de Kurt, ao seu suicídio  e à forma como Grohl e Novoselic acharam que jamais conseguiriam se reerguer. 
A bem da verdade, Grohl virou uma máquina de dinheiro à frente do Foo Fighters, depois do sucesso do Unplugged as gravadoras queriam contratar qualquer banda que ele ou Novoselic montassem, os dois não tocaram mais juntos, Dave foi para outros ares e não tocou mais na bateria ficou à frente da banda como sabem e tocando guitarra, dizia que era meio traumatizante e se via no Nirvana quando tocava o mesmo instrumento que todos estavam acostumados à vê-lo tocar na banda grunge.
Da criação de This is A Call que logo avisou aos fãs que uma nova banda muito boa estava montada, dali em diante foram - e são- inúmeros sucessos como a nova Run.
Algo que me impressionou muito e que o autor cita logo no início do livro é que em um show do Foo Fighters Dave faz um discurso e a plateia nova mal sabe em sua maioria que um dia aquele cara foi baterista de uma das melhores bandas que já existiu. Fiquei bem impressionada...como assim? Ninguém pesquisa gente?
O livro é sensacional, escrevi essa resenha ao som de Nirvana e Foo Fighters ( gosto muito de Everlong) e o livro só deixou a desejar no erro da tradução ou da revisão - ou dos 2- onde na página 47 é citado que o Nirvana toca em 1999, como sabemos bem, Kurt tirou sua vida em 05 de abril de 1994 ( foi revelado ao mundo em 08 de abril) o que impossibilita que o ano citado seja de fato esse, há mais duas páginas onde a mesma palavra ou frases são repetidas.
De resto, leiam,por favor <3!
Dave Grohl na época do Nirvana ao lado de Kurt Cobain e Kurt Novoselic
FOO FIGHTERS- da esquerda para direita- Pat Smear (guitarra), Nate Mendel ( baixista), Dave Grohl ( cantor e guitarrista), Taylow Hawkins ( baterista) e Chris Shiflett( guitarrista)

3 comentários:

  1. Hey *-*
    Não gosto muito de ler biografias mas quando leio (muito raramente ) é porque admiro muito a pessoa citada..
    Não curto Rock e confesso que não sei metade de integrantes que você citou ( I'm sorry :>)

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Adoro Foo Fighters!!!! E adoro o Nirvana!!!!
    Eu fiquei espantada quando descobri que o Dave foi baterista do Nivana, mas descobri isso na MTV numa época que eu não tinha acesso a internet, mas nunca me esqueci desse fato e acho o máximo ^_^
    Quero ler!!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Nirvana e Foo fighters. Nunca gostei mto de ler biografias, mas olá paixão com que vc descreve suas leituras delas tem até me feito repensar!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)