segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Menina que via Filmes: O Assassinato no Expresso Oriente [Crítica]

Título Original: Murder on Oriente Express
Título no Brasil: Assassinato no Expresso Oriente
Data de lançamento 30 de novembro de 2017 (1h 54min)
Direção: Kenneth Branagh
Elenco: Kenneth Branagh, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer mais
Gêneros Suspense, Policial

Nacionalidade EUA
#107visto
#108criticado









por Reinaldo Barros
Quando um clássico literário é adaptado para o cinema ou televisão é comum uma expectativa a altura da obra. A publicidade em torno geralmente é ostensiva e os vídeos promocionais são meticulosamente editados. Assassinato no Expresso do Oriente segue à risca esses e alguns outros passos para uma adaptação de sucesso, começando pelo elenco de peso com Michelle Pfeiffer, Willem Dafoe, Penélope Cruz, Johnny Depp e mais alguns outros bons atores como a jedi Daisy Ridley. Outro passo seguido foi a contratação de uma boa equipe técnica para roteirizar, dirigir, filmar, essas coisas. Qual passo estaria faltando?

    Para quem não leu a obra de Agatha Christie e curte o gênero por conta da resolução de crimes, ou do suspense em volta dos personagens pode até achar razoável pelo desfecho ou pelo detetive metódico e “engraçadinho” em alguns momentos. Isso se você não dormir antes. Não se trata do gênero e sim da narrativa, do modo como resolveram adaptar (O “passo” que faltava).
    Quando falamos em adaptação pensamos no quanto o filme vai ser fiel. No entanto sabemos que nem toda adaptação possibilita essa fidelidade toda e algumas mudanças, omissões ou acréscimos são necessários para o formato cinematográfico. O pecado principal dessa adaptação foi não ter capturado a essência da obra de Agatha Christie.
O suspense é mínimo, os detalhes que são primordiais num romance policial foram alterados em excesso. As pistas principais permaneceram, mas o Constantine não aparece! Justamente o cara que auxilia Hercule Poirot e Sr. Bouc. Na verdade, o médico foi fundido com o militar e virou um só, um dos suspeitos do assassinato.

Agressão, perseguição, discurso bonitinho no final e até tiro teve nesse filme, porém infelizmente nenhum desses acréscimos conseguiu melhorar ou passar o que de fato foi Assassinato no Expresso do Oriente.


*Filme assistido por nosso colunista à convite da Aliança de Blogueiros do RJ

* Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais




























por Raffa Fustagno


Se tem uma coisa que obviamente chama atenção quando um filme é anunciado desde sua produção é o elenco, certo? Posso acrescentar ainda o quão incrível é ter um remake de uma adaptação da obra mais conhecida de Agatha Christie.
Em Assassinato no Expresso Oriente temos tudo isso e ainda uma direção de alguém que admiro muito: Kenneth Brannagh. 
Isso já vale  a ida ao cinema, mas o filme funciona? Nunca li o livro, claro que após o filme quir muito ler para fazer aquela comparação que amamos fazer. Mas aqui me atenho ao filme e posso afirmar que achei o excelente sim.
Como já sabido pelas críticas publicadas e pela crítica acima, a história se passa em 1934, onde um crime é cometido em um trem, nele está o detetive belga Hercule Poirot ( Brannagh) e uma série de pessoas de diferentes nacionalidades e classes sociais. O assassinado? Não vou dar spoiler mas podem ter certeza de que gostaria de ter visto mais esse ator em cena do que essa , chamaremos assim, participação especial. 
Já aviso aqui que apesar do elenco de peso ( sim, temos Penelope Cruz, Judi Dench, Daisy Railey, Willem Dafoe, Michelle Pfeiffer fora os já citados) é o personagem de Brannagh que rouba as cenas, ele sabe tudo, até o que você comeu no almoço pelo farelo em sua roupa.
Ainda que bem no início o filme possa parecer parado - confesso que por ter pego uma sessão mais tarde deu um certo sono- os detalhes nele são fundamentais para se chegar junto com o detetive à solução do crime.
A cada pista encontrada o espectador é levado a acreditar que "ah, era ele ( ou ela!) " para logo em seguida descobrirmos que não era bem assim...
Filmado como a história original foi, ou seja 90 por cento dentro do trem parado, impossibilitado de seguir viagem por causa de uma avalanche de neve, o filme não tem muitos efeitos, a grana dele certamente foi gasta com o elenco famoso.
Alguns vão querer papéis maiores para seus ídolos - justo!- mas a história e o desfecho compensam, adorei o filme! Corram pros cinemas.


6 comentários:

  1. Olá! Sabe que eu já desisti de criar expectativa, pois assim não me decepciono. Uma pena ter acontecido tantas mudanças.

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!
    Ainda não li livros da Agatha Christie, mas qro mto ver o filme, estou com bastante expectativa e espero não me decepcionar...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh...não acredito que conseguiram estragar uma história que tinha tudo para ser das melhores ;/
    Puxa, estava colocando muita expectativa nesse lançamento, esperando realmente para poder conferir.
    Mas agora dei uma desanimada geral..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu consegui assistir o filme na pré-estreia, gostei, mas senti que faltou algo.
    Eu não li o livro (ainda), não sei se já tinha ouvido falar do final, mas consegui desvendar e por isso não fiquei surpresa.
    Mas achei legal no todo.
    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  5. Para dizer a verdade, só de ter Johnny Depp no elenco, já perco a vontade de ver.

    ResponderExcluir
  6. Oi Raffa...
    Quando assisto a uma adaptação, não vou mais com 'tanta sede ao pote', pois já me frustrei muito... No entanto estou muito ansiosa e curiosa para assistir a esse filme, mas sem pensar nele como um adaptação... O elenco está sensacional... Espero que o filme surpreenda...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)