quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Menina que via Filmes: A Trama [Crítica]

Título Original: L ´Atelier
Título no Brasil: A Trama
Data de lançamento 16 de novembro de 2017 (1h 53min)
Direção: Laurent Cantet
Elenco: Marina Foïs, Matthieu Lucci, Warda Rammach mais
Gênero Drama

Nacionalidade França









por Bianca Silveira
Em A Trama acompanhamos um grupo de jovens franceses em um curso de férias de escrita. Olívia é uma escritora já consagrada e é a responsável por comandar o curso para um grupo de jovens miscigenados. O objetivo do curso é exercitar a escrita dos alunos e para isso eles farão um suspense policial. A escritora vai orientando os alunos a refletirem sobre suas vidas, sobre seu dia-dia, sobre suas relações com a cidade onde vivem e aproveitarem isso para comporem a trama do suspense.

Composto por jovens de diferentes etnias, como muçulmanos e negros, o grupo reflete a tensão atual na França depois dos ataques terroristas sofridos. Durante seus exercícios de escrita os alunos externam seus sentimentos, e suas convicções políticas e é aí que os conflitos surgem.
O filme foca mais em Antoine, um jovem que aos poucos vai mostrando seu lado mais radical e violento. Não que ele pratique a violência e saia agredindo fisicamente seus colegas. No entanto ele mostra seu lado preconceituoso e pensamentos mais extremistas ao contestar a preferência dos colegas em abordarem de questões envolvendo minorias em seus textos para o suspense. É em seus escritos que Antoine mostra seu lado violento, ao relatar cenas com muito sangue e também deixa claro seu preconceito com os imigrantes por meio de suas provocações. Ele também mostra um estranho desejo de matar, em um determinado momento ele indaga à professora se ela nunca teve vontade de matar somente pelo desejo de matar.

O filme retrata questões sociais contemporâneas como a crise econômica e principalmente a relação dos franceses com imigrantes e com mulçumanos.


*Filme assistido por nossa clunista à convite da Esfera FIlmes e Sinny assessoria.

* Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.

5 comentários:

  1. Tentar acompanhar o blog novamente!rs(espero conseguir)
    Não conhecia o filme,mas em uma época onde se dizer o que pensa anda ainda mais errado, parece um belo tapa na cara da sociedade!
    Ainda mais com isso de imigração e preconceitos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Caramba, o filme trata de assuntos fortes e muito importantes, gostei bastante disso, acredito que seja fundamental discutir tais temas, pois são cada vez mais corriqueiros.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raffa...
    Ainda não tinha ouvido falar do filme, mas o tema que aborda é super atual... Com certeza vou dedicar um tempinho para assistir...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Parece bem interessante!! Quero ver.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o filme Raffa, não me prendeu tanta atenção mas vou anotar a dica e tentar ver quem sabe mudo de ideia..
    Bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)