sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

[Resenha] Como Parar o Tempo @harpercollinsbr





































Título Original: How to Stop Time
Título no Brasil: Como Parar o Tempo
Autor: Matt Haig
Editora Harper Collins 
Tradução de Carla Bitelli e Flávia Yacubian
#10

Se um livro irá virar filme para mim esse já é um excelente motivo para que corra com a leitura dele, sei que nem sempre consigo por causa da falta de tempo mas amo quando já li o livro ao ir ao cinema ver o filme e posso ver o que li na minha frente ali em um longa, sei que nem sempre a experiência é positiva mas sempre acho que vale muito à pena.
Não conhecia o autor Matt Haig mas me encantei por seu estilo de escrita nesse livro, era como se um grande amigo tivesse sentado ao meu lado e me contasse algo, por essa razão até mesmo as partes mais secretas do livro senti como se as ouvisse como alguém íntimo que me pede para guardar um segredo e não passá-lo adiante, o que de certa forma é o que acontece quando resenho um livro, eu conto o que posso sem nunca estragar detalhes das descobertas cujo prazer da leitura é exatamente esse: que vocês descubram sozinhos, até porque cada um tem seu tempo de descoberta em determinadas leituras .
O autor  cita eventos que são bem conhecidos, mas em sua história esses eventos ganham personagens o que atrai o leitor para que viva com ele sua  dor ou delícia em fazer parte daquilo. Ele mostra uma profunda crença na humanidade apesar de suas muitas fraquezas e ilustra como o tempo pode ser apenas um ciclo, a menos que alguém decida sair do que já lhe é imposto, o que me contagiou e achei incrível. 
Traçando 2 linhas paralelas, uma nos dia atuais em Londres e outra durante centenas de anos sendo observada por um personagem que por ter uma condição atípica humana, envelhece muito devagar se comparado aos demais humanos, a história nos prende de uma forma única. Lembrei do maravilhoso Adele, mas ela permanece com 25 anos após o acidente e nosso protagonista Tom Hazard não, ele envelhece só que em um tempo lento e só dele. 
Imaginem que louco ver todo mundo que você ama indo embora, morrendo e você continuar vivendo em outro tempo? É isso que faz com ele procure sentido à sua vida, e acabará se envolvendo com uma organização que tem regras um tanto quanto difíceis de serem cumpridas, para não dar spoiler me abstenho a pular para o resultado final dessa leitura, ok? 
Achei o livro genial, a conclusão dele é chocante e coloca nos em uma posição de pensar qual nosso propósito nessa curta vida que vivemos? Não há também como não pensar no que você faria me sua vida se tivesse mais tempo nela? Mas lembrando que a condição especial é sua, todos que você ama e conhece não acompanham seu ritmo de vida...
Estou muito ansiosa para ver essa história na telona! Leiam antes dele invadir nossas telas de cinema!






3 comentários:

  1. OI, Raffa!
    Eu comprei esse livro "no escuro", não sabia do que se tratava e achei a capa lindo! Vou ver se consigo ler logo também! Ótima resenha! Ansiosa.
    Abraços,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que ia virar filme, fiquei interessada em ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Acho que todas nós que gostamos de filmes e sabemos que tem o livro do dito cujo, temos interesse em aler, concorda?
    Não conhecia.
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)