Autor: Arlindo Silva
Editora Seoman
Gênero: Biografia
Número de págs:200
#06
* Já havia resenhado a 1ª edição esse livro em 2011, essa foi uma releitura mas o livro contém partes inéditas e foi atualizado, lançado agora pela Editora Seoman a resenha da leitura de 2018 está logo abaixo.
Desde criança que amo Silvio Santos, acho que puxei a mãe de meu pai nisso, gosto do jeito dele, admiro a história de sucesso e quando lançaram esse livro ele estava "na moda"porque teve aquela história do sequestro e tal , então lançaram dois livros dele e esse ganhei em meu aniversário tem até dedicatória de meu ex sogro.
Eu estava terminando a faculdade de Comunicação (2003) ia para o último ano em 2004 e resolvi que minha monografia seria sobre o Silvio Santos, quando ganhei o livro vibrei tanto!
Li o livro tão rapidamente que até eu me impressionei, parecia que hava recebido a Veja no domingo pela manhã, dia sem nada para fazer e que a revista era minha única diversão.
Gostei do modo como o Arlindo Silva conta a vida do Silvio, me encantei ainda mais com o homem de negócios Silvio Santos ( ou Sr. Abravanel como é seu nome de verdade...)
Recomendo muito para quem gosta dele, para quem é da área de tv ou comunicaçao para quem é da área de negócios...para todo mundo.
Silvio não tem restrições e esse livro é muito bom para todas as idades.
******************************************************
Resenha de 2018
Quando a parceira Pensamento ( Grupo Editorial) avisou que relançaria a biografia quis pegar a minha, mas ela estava na casa dos meus pais, quando pedi de parceria reler a história de Senor Abravanel foi uma verdadeira viagem ao passado.Não citei na resenha acima mas em 2001 estive no desfile da Tradição que o homenageou cobrindo como estagiária na Apoteose. Silvio - seu nome adotado - passou por mim rapidamente, simpático com todos sorridente, o ajudaram a subir no carro alegórico e eu fiquei na vontade de tê-lo entrevistado.
Os anos se passaram, a jovem que acompanhava tudo do ídolo se distanciou da TV, tem cerca de 10 anos que quase não assisto televisão, vejo os programas de Silvio esporadicamente pelo Youtube ou quando alguém compartilha algo nas redes sociais.
A história, lida pela segunda vez continua marcante, o menino judeu que nasceu na Lapa, sim, ele é carioca apesar de ter fincado residência feito seu império em São Paulo, nunca foi pobre mas jamais imaginou que chegaria onde chegou.
Impressiona ler que ele via um senhor vendendo canetas na Rio Branco, montando uma barraca e usando a lábia para testá-las na frente de muitas pessoas na hora mais lotada da imensa avenida: a do almoço. Enquanto alguns camelôs se esgoelavam vendendo pentes e outros itens, esse senhor o chamou atenção porque ficava pouco tempo, atraía uma imensa clientela e acaba com seu estoque. Silvio o imitou e dali para frente tudo que fez podia começar com o salário baixo mas dele sempre era inovador e arrumava uma forma única de ganhar mais que os outros.
Do emprego como locutor à primeira loja do Baú aberta tudo é citado no livro que na verdade tem capítulos a mais - que me lembre- do anterior. Por exemplo, o autor fez uma atualização no último capítulo onde trata dos anos 2000, cita nele o sequestro sofrido por ele e por sua filha Patricia, e também dá voz no pósfacio à história do banco Panamericano, que por causa de fraudes fez os negócios ficarem o vermelho.
Ano passado Silvio que ainda está a frente de seu programa dominical, apareceu em uma festa de fim de ano do grupo Silvio Santos e fez discurso dizendo que não se sente dono de nada, que só lhe procuram para dar mais dinheiro, ele nem sequer sabe quem são os funcionários de suas empresas, e que não consegue se achar dono sem conhecer um a um.
Parece grosseiro dizer isso quando ovacionado pela plateia mas ele parece poder tudo, até mesmo alguns discursos que seriam abominados em outras pessoas nele tem tom de graça.
Entender e saber sobre Silvio Santos é sempre uma leitura deliciosa, sou muito fã desse cara!
Não sabia que havia livros do Silvio, e muito menos que o nome dele não é Silvio Santos (fui iludida por 18 anos kk). Sempre admirei muito o Silvio, seja pelo jeito carismático dele ou a forma em que ele fala as verdades sem ter medo das consequências, além da forma em que ele cresceu e criou um império na televisão aberta brasileira, esses são apenas alguns motivos de poder admirá-lo.
ResponderExcluirOi Raffa!
ResponderExcluirJá li um livro que conta a história do Silvio Santos, e confesso que mesmo não gostando de biografias eu curti bastante. Descobrir tudo o que ele passou pra chegar onde está, a vida que teve, e como desde criança tem a cabeça de um empreendedor foi bem legal, fora que o que li também falava daquele atentado contra ele e a família, então era um livro bem completo. Quem sabe não tenho a oportunidade de ler esse também.
Bjs
Impressionante a história deste homem. Existem pessoas que são únicas, possuem uma capacidade que só nos resta admirar. Tudo bem que hoje em dia acho que ele já passou da hora de aposentar como apresentar, deveria ficar apenas administrando, anda falando muita bobagem.
ResponderExcluirQuando eu era criança adorava ele! Fiquei interessada em ler ^_^
ResponderExcluirBeijos :)
Raffa!
ResponderExcluirDesde pequenina sou fã do Sílvio, acho ele um tremendo exemplo de vida e de sucesso!
Claro que deve ter passado percalços no caminho, mas acredito que conseguiu superar tudo. Só o sorriso dele dá para ver a felicidade!
Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
“Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!