quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

[Resenha] Jogo de Espelhos @intrinseca

Título Original: Mirror, Mirror
Título no Brasil: Jogo de Espelhos
Autores: Cara Delevingne e Rowan Coleman
Número de págs: 303
Tradução de Alice Mello
#03



Não sabia muito bem quem era Cara Delevingne até ela virar a Margot de Cidades de Papel, adaptação do livro de mesmo nome de John Green; então descobri que era uma modelo britânica famosa que arriscava o meio cinematográfico. Sua atuação no filme em questão me traumatizou um pouco, mas mesmo assim quis ler o livro escrito por ela, na verdade escrito por ela e pela autora Rowan Coleman que tem seu nome reduzido na capa, obviamente que a tentativa é de chamar atenção para os fãs de Cara que não são exatamente todos leitores. 
Fiquei meio com o pé atrás do que viria dessa junção mas o resultado para minha felicidade foi positivo. Vamos à história? Red, Leo, Rose e Naomi são quatro adolescente lotados de problemas; ainda descobrindo quem são no mundo, o que querem e o que pretendem da vida. Essa por sinal para nenhum deles é sinônimo de perfeição.  Na verdade a única coisa que amam em conjunto e que os anima é a banda que tocam chamada Mirror, Mirror ( que é o nome de verdade do livro em inglês).
Tudo corre relativamente bem para os padrões de sua idade, até que algo não muito legal acontecerá com Naomi, ela some por semanas e quando a encontram na beira de um rio ela está lutando entre a vida e a morte e ninguém sabe o que de fato aconteceu com ela.
 Depois disso a vida deles e a amizade que tem sofre um forte abalo, para começar eles fazem de tudo para descobrirem a verdade. Só que Rose e Leo tem atitudes estranhas e mudam completamente a forma como são. Então caberá a Red ir buscar a verdade. 
Pode parecer um livro mais bobo, mas na verdade ele é bem interessante e não sei de fato explicar se é mérito de Cara ou de Rowan, ou quem sabe das duas, sempre que entrevisto autores no evento da Menina que escreveram livros juntos eu peço para me contarem como foi criado o livro porque eu acho que teria muita dificuldade de escrever em conjunto.
 O bacana do livro é que mesmo quando a gente imagina que sabe tudo que aconteceu porque parece óbvio a história tem um plot twist sensacional que nos deixa muito surpreso. 
Vale lembrar que apesar de ser um grupo de amigos o destaque é para Red, porque é quem narra a história. E de boba a história não tem nada Cara escreve o prefácio dizendo o como sabe que a adolescência é algo difícil de ser vivido, não por menos ela toca em assuntos fortes como bullying, estupro e descoberta da sexualidade. 
A visão no livro de todos esses problemas que muitos passam ou passaram não é romantizada, nas páginas vemos o quão doloroso é o processo de crescer,  o quanto o ser humano jovem pode ser ruim a troco de nada e como nem sempre podemos confiar nas pessoas.
Gostei muito desse livro. 






5 comentários:

  1. Torci o nariz quando ouvi falar sobre ela escrever um livro, mas vejo que teve outra pessoa envolvida, e fiquei interessada na história. Vai pra lista de desejados ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. O nome da Rowan Coleman ficou tão pequeno que achei que era escrito apenas pela Cara Delevingne. Li outra resenha que a pessoa tb se surpreendeu e achou o livro muito bom. Falando assim me parece bem adolescente mas a formação da banda achei bem legal.

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Acredito que as autoras souberam conduzir de forma bem delineada vários assuntos importantes para os adolescentes e ainda assim, trazer algo inesperado com grande reviravolta o que surpreende quem está lendo e esperando mais do mesmo: adolescentes, problemas, banda de rock, etc...
    Gostei!
    Desejo Um domingo fabuloso e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Chega de velhas desculpas e velhas atitudes! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raffa!
    Sinceramente, não gostei do que fizeram com o nome da autora Rowan, qualquer que seja o objetivo do destaque no nome da Cara, achei bem desrespeitoso!
    Já li algumas resenhas, a história parece mesmo boa, o que surpreende, pois não esperava tanto do livro. Não sei se irei ler, ainda estou com o pé atrás, mas quem sabe se tiver oportunidade ...
    (Ps: não sou nada fã da Cara Delevingne, talvez seja por isso que ainda estou com o pé atrás)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. O fato de ser um livro escrito por duas pessoas não acho necessário o nome da Cara ter tanto destaque que quase encobre o nome da Rowan, porém, fiquei bem curiosa sobre o livro, já havia visto ele em diversos sites mas nunca cheguei a ler sua sinopse mas posso dizer que estou bem interessada na história e sobre o plost twist. Gosto de livros que me ganham logo pela capa, e esse amarelo chamativo já chamou minha atenção, agora depois dessa resenha já quero comprá-lo e começar a lê-lo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)