Título Original: Never Let Me Go
Título no Brasil: Não Me Abandone Jamais
Autor: Kazuo Ishiguro
Editora Companhia das Letras
Número de págs: 343
#08
Nunca tinha lido nada de Ishiguro, do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2017 somente conhecia a incrível obra Vestígios de um dia, assisti o filme pelo menos 3 vezes e considero uma obra-prima! Claro que com o prêmio a curiosidade ficou aguçada, então para mim foi um super presente quando a nossa parceira Companhia das Letras cedeu um exemplar para resenha, e para minha alegria, que livro, Senhoras e senhores!
Não esperava no entanto que a história fosse ficção científica, e o problema em resenhar o livro é exatamente porque qualquer coisa que mencione pode ser um tremendo spoiler.
Vamos à história: 3 amigos ( Kathy, Tommy e Ruth) foram criados em um internato chamado Hailsham, no interior da Inglaterra. eles são cuidadores dos guardiões que foi quem os educaram da maneira como deveriam ter sido educados. Mas há algo de estranho no ar. Isso é notado pelos personagens, isso é revelado aos poucos ao leitor. O segredo que reina durante boa parte da história vai ser apresentado de verdade pelo narrador bem lentamente, fazendo com que o livro por muitas vezes possa parecer um pouco lento em seu ritmo.
Kathy é quem vive em flashbacks e revela através de suas lembranças de como foi o destino de seus amigos, uma Kathy adulta retorna ao passado.Confuso? Talvez, mas nada que a leitura prazerosa da escrita de Ishiguro não nos prenda querendo saber mais sobre a história.
A empatia com os personagens principais acontece logo de cara, mas Kathy foi minha favorita durante toda a leitura. Ela aceita a natureza controladora da onde vive e tem uma sintonia desde o primeiro capítulo com Tommy, que sofre bullying pelos demais.
Há muitas partes em que fica claro que os alunos tem um propósito maior do que possam imaginar. Ficam algumas pistas jogadas nas páginas como por exemplo os alunos serem mencionados pelo primeiro nome e uma inicial além de serem tratados com diferenciação por alguns. Tudo tem sentido de existir dessa forma e a curiosidade da gente é mantida boa parte do livro.
Em um segundo momento temos os 3 já tendo saído da escola e moram com outras pessoas e é aí que eles estão ainda mais perto de saberem a verdade, o que é fazer parte de ser um cuidador.
Ishiguro nos faz indagar o que de fato é ser humano, para que existimos? O que rege nossas vidas? Não por acaso o livro incrível foi transformado em filme com Keira Knightley, eu ainda não assisti mas prometo ver em breve e contar tudinho para vocês.
Por enquanto leiam o livro, vale muito a pena conhecer a escrita dele.
Raffa, devo confessar que logo acabei de ler sua resenha fui ver o trailer, já gostei da história. Só pelo trailer nem deu pra perceber que que é ficção.
ResponderExcluirAinda não li nenhuma obra do Ishiguro, mas eu já quero ler este livro, essa história parece ser tão fascinante que nem sei como de dizer minha animação pra ler esse livro. Estou muito curiosa para saber o que acontece com a Kathy, Tommy e Ruth, o trailer me deixou com o gostinho de quero mais, e sabe o que acontece com o casal da trama.
Raffa, vc já assistiu o filme A Ilha? De alguma forma, vc acha que tem algo incomum com o livro. Esse filme quero assitir.
ResponderExcluirRafa!
ResponderExcluirGosto dos livros no estilo, onde podemos repensar uma sociedade tão cruel como a nossa, mas ainda assim, saber que algumas pessoas, mesmo que de forma ficcional, conseguem superar seus problemas e s tornam adultos equilibrados e produtivos.
Não li nada do autor ainda, mas preciso.
Desejo uma semana mais que abençoada e Novo Ano repleto de realizações!!
“Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!
Esse livro faz parte de uma série?
ResponderExcluirFiquei muito interessada em ler ^_^
Beijos :)