quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Menina que via Filmes: Operação Red Sparrow [Crítica]

Título original : Red Sparrow 
Título no Brasil: 
Operação Red Sparrow
Data de lançamento 1 de março de 2018 (2h 21min)
Direção: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence, Joel Edgerton, Matthias Schoenaerts mais
Gêneros Suspense, Espionagem
Nacionalidade EUA
Baseado no livro Roleta Russa de Jason Mathews









por Reinaldo Barros

O velho jogo de gato e rato entre duas potências globais, mas como o próprio nome do filme já diz a briga dessa vez será entre a águia careca e o pardal vermelho, sem chamar pouca atenção. Operação Red Sparrow é um filme de espionagem e suspense baseado no livro homônimo de Jason Mathews. Aqui no Brasil o livro foi lançado com o título de Roleta Russa. A história gira entorno da ex-bailarina russa Dominika Egorova (Jennifer Lawrence) que é praticamente coagida a se tornar uma espiã do tipo Pardal (Espiões cuja a principal arma é a sedução) pelo próprio tio Ivan Egorov (Matthias Schoenaerts). 

Após um “acidente” tramado pela colega e pelo parceiro de apresentações Dominika fica sem o apoio financeiro do Bolshoi e aceita a oferta de ajuda do seu tio, isso para não acabar na rua com sua mãe debilitada. A ajuda oferecida não passava de uma armadilha para deixar Dominika ainda mais vulnerável e dependente do tio obcecado.

Durante todo o filme temos bastante nudez (Desnecessária na maioria das cenas), violência e um bocado de sangue. O que faltou foi um pouco do suspense e a parte da espionagem teve um tom bem amador. Os dois espiões principais parecem desconhecer a discrição, característica fundamental para quem precisa fazer o seu trabalho sem ser notado. Além disso tem um romance que balança momentaneamente a protagonista, no entanto não direi o resultado dessa paixão entre Rússia e Estados Unidos. Você precisará assistir até o final para saber o desfecho e só para te avisar: são duas horas e vinte minutos. Isso mesmo! 
O filme em si é bom tecnicamente falando, só precisa tirar os exageros para ficar melhor. Um exagero, além da nudez, é essa duração. A história em si não é muito complexa, o romance é bem raso e tudo poderia ser desenvolvido em menos tempo. Ou se quisesse manter esse tempo todo incrementasse com mais espionagem de fato e suspense. Não é só nudez que é capaz de prender a atenção do público, uma boa narrativa é até capaz de despertar o desejo por mais.

* Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.

*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.

5 comentários:

  1. Não é a primeira crítica não muito positiva que leio sobre este filme.
    Acredito que tudo que seja em excesso ou em falta,é prejudicial. E este longa pecou pelos dois lados.
    Não entendo nudez em filmes de espionagem(vai entender a cabeça desse povo) e entendo menos ainda a falta de espionagem em um filme de espionagem.
    E puxa, mais de duas horas só na enrolação?
    Ah...sei não se verei.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa!
    Vi o trailer fds passado, mas não me interessei tanto qto eu esperava, meu marido gostou, mas vou tentar ver junto com ele, quem sabe eu curta né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Não li o livro ainda, mas gosto muito tanto de filmes como de livros de espionagem.
    Uma pena todos esses excessos que tiraram um pouco o foco da espionagem e prejudicaram o filme, né?
    “Eu escolho um homem que não duvide de minha coragem, que não me acredite inocente, que tenha a coragem de me tratar como uma mulher.” (Anaïs Nin)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Nudez gratuita em filme acaba com minha vontade de assistir. Eu não estava muito animada p/ ver o filme, agora com certeza vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  5. Tinha achado o trailer interessante, mas agora desanimei em ver o filme. Acho que vou esperar passar na tv.

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)