Título em Português: A livraria
Data de Lançamento: 22 de Março de 2018
Direção: Isabel Coixet
Elenco: Emily Mortimer, Bill Nighy, Patricia Clarkson
Gênero:Drama
Nacionalidade: Espanha, Reino Unido, Alemanha
#30
por Letícia Nascimento
Sinopse: No final da década de 50, uma mulher recém-chegada em uma pacata cidade do litoral da Inglaterra decide abrir uma livraria. Contudo, sua iniciativa é vista com maus olhos pela conservadora comunidade local, que passa a se opor tanto a ela quanto ao seu negócio, obrigando-a lutar por seu estabelecimento.
O melhor filme que assisti até agora. Florence Green é uma viúva recém chegada a vila Harbourght e desde que surgiu ela causou um certo burburinho. Apaixonada por livros ela decide comprar Old House uma casa histórica e tem a ideia de além de ter um novo lar abrir uma livraria porque ela acreditava que o vilarejo precisava de uma e é aí onde tudo começa .
A Florence tinha uma determinação tão grande que não deixava as coisas a abaterem, mesmo todos falando para ela desistir da ideia de ter a livraria na Old House ela não se deu por vencida e seguiu em frente.
Mas então entra um senhor, o Edmund Brundish, um misterioso homem que vive numa casa enorme na vila a quem acham que é viúvo e esta recluso pela morte da esposa.
Ele envia uma carta para Florence nada convencional pedindo a ela que lhe envie livros de determinados gêneros e desse contato vai nascendo uma amizade entre eles...
Eu achei que Edmund foi uma das pessoas mais fantásticas com Florence porque ele era o único que lutava por ela e chegou a enfrentar Violet, a esposa do General, para defendê-la.
Sendo que a Violet era uma pessoa influente em Harbourght e implicante que só, não estava nada contente com a chegada da livraria na Old House. Segundo ela, aquela casa merecia uma coisa melhor, como um centro de artes, e ela faz de tudo para impedir que a livraria continuasse funcionando.
Um personagem muito importante nesse filme sem dúvida é a jovem Christine, que começa a trabalhar na livraria com Florence, ela não gosta de ler e insiste em afirmar que ela não vai ler nenhum livro...
Christine é especial, porque ela sente cada pessoa que vai à livraria inclusive ela mesma avisou a Florence quanto a Milo um Sr. que parece ser amigo de Florence, mas infelizmente não é assim. Sr. Milo também apresenta á nossa protagonista um livro digamos polêmico, que causa um certo burburinho no vilarejo e óbvio que Violet usará isso contra Florence.
Quando uma carta chega de Edmund para Florence convidando a para o chá ela fica surpresa e animada, a vila inteira comenta sobre o convite porque Florence foi a primeira pessoa a ser convidada para o chá nem os influentes Gamart já receberam tal honraria. No chá podemos entender mais um pouco do Sr. Edmund e temos uma revelação bastante interessante, confesso que nesse momento dei risada . Esse chá foi tão interessante porque vemos aí o carinho que o Edmund tem por Florence e o que ela tem por ele.
Infelizmente a Violet está mais decidida que nunca a tirar Old House de Florence e usa toda sua influência contra ela.
Umas das cenas que mais me marcou também foi quando Edmund resolve ir falar com Violet porque aí podemos observar o tamanho da admiração e carinho que ele tem por ela e gente a cara da Violet quando ele defendeu a Florence aí amei demais. A cena da Florence e de Edmund na praia gente que cena você sentia ali o sentimento que um tinha pelo outro sem dúvida uma das melhores cenas do filme. Como nem tudo são flores um acontecimento inesperado vai deixar a Florence sem chão e nos deixar desolados pela perda de um grande personagem.
Apesar de lutar com unhas e dentes Florence, se ver perdendo uma coisa muito importante que é sua livraria. Eu disse a vocês que Christine é uma personagem importante? Ela faz uma coisa que sério gente eu nunca imaginei, óbvio que eu não vou falar para vocês porque você tem que assistir, e você via como ela gostava de Violet, elas ficavam na livraria horas e horas acho que ter essas cenas entre elas deixou a trama do filme muito viva e o mais legal de tudo que eu confesso que fiquei emocionada e o final de Christine e ver o que ela se tornou e como tudo isso inspirou ela.
Quando eu sai da sala de cinema, só fiquei observando as pessoas falando bem sobre esse filme e vi que não fui só eu que amei, porque primeiro ele fala sobre uma coisa que eu amo demais e acredito que vocês também que são livros e ela luta para que esse vilarejo tenha uma livraria, luta por uma coisa tão importante que é a leitura e segundo porque a Florence ela não desiste fácil ela insiste e vai atrás do que quer, é tão lindo ver o amor dela pelos livros o cuidado e o respeito que ela os trata.
A Livraria é um filme altamente bem dirigido e você não vai desgrudar nem um minuto da tela, não tem pontas soltas e óbvio que você vai amar mais os livros ainda mais. No final, Christine fala uma frase que me marcou muito " Ela havia realizado o seu sonho mas o roubaram dela mas o que nunca iriam tirar era sua coragem, e a mensagem mais forte que esse filme traz é coragem para corremos atrás de tudo aquilo que queremos, que nunca é tarde para realizamos um sonho e que livros nunca nos decepcionam, eu poderia ficar falando horas e horas sobre esse filme, mas mesmo assim eu não conseguiria expressar o quão maravilhoso ele é, por favor assistam.
* Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.
* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.
*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.
por Raffa Fustagno
Com tudo que vem acontecendo ao nosso redor, um filme que se trata de uma mulher apaixonada por uma livraria só poderia ser algo para sair do cinema suspirando, certo? Bom, mais ou menos, em A Livraria, baseado no livro de Penelope Fitzgerald - ainda não terminei a leitura mas pretendo fazer a resenha muito em breve!- uma viúva ( Emily Mortimer) se muda para uma cidade dominada por um casal mesquinho. A mulher, sem muita coisa para fazer, faz com que a cidade fique na palma de suas mãos. O homem,um general aposentado, atende as ordens da esposa.
Nesse cenário, Florence, a viúva, consegue à muito custo alugar uma casa que está abandonada por anos. Por pura implicância, a tal mulher que comanda a cidade quer transformar o local em um centro de artes.
Há ainda outro personagem importante, o ótimo Bill Nighy, interpreta Edmund, de acordo com a lenda local ele é um viúvo que perdeu sua esposa na lua de mel quando esta foi buscar frutas para fazer uma torta.
A verdade descobriremos mais tarde, mas importante é saber qeu Edmund é o único leitor de verdade do local, comprados feroz de livros e leitor destes, ele se isola em sua imensa casa onde acaba conhecendo por causa da livraria, Florence e terá com ela uma linda amizade, além de muita admiração.
Some-se a isso a presença de uma criança fofa que é muito esperta e que com certeza terá um importante papel na trama, olho nela.
E por favor, separem os Kleenex, acho difícil não chorar com esse filme.
Este filme para mim, está sendo um dos mais aguardados.
ResponderExcluirDesde que vi a chamada para o lançamento, já procurei mais informações.
Por trazer este amor e respeito pelos livros em primeiro lugar, mas também por trazer muito mais além disso, amizade, força de vontade e determinação.
Ir ao contrário da maioria sempre pode trazer grandes tristezas,mas desistir é o caminho??
Não!
Verei com toda a certeza do mundo!
Beijo
Tô doida pra ver esse filme, não vejo a hora!
ResponderExcluirQdo vi o trailer já me vi na livraria, já me vi no filme, espero que seja bom pois a expectativa é grande.
Bjs!
Tinha ouvido falar deste filme, e quero muito ver!
ResponderExcluirBeijos :)
Esse quero assistir, parece muito lindo! Já detesto a Violet.
ResponderExcluir