quarta-feira, 28 de março de 2018

[Resenha] O que o sol faz com as flores @planetalivrosBR




























Título Original: The sun and her flowers
Título no Brasil: O que o sol faz com as flores
autora: Rupi Kaur
Editora Planeta de Livros
#36


Ah, essa autora. Como não se apaixonar pelo que envolve, pelo que te identifique? Rupi e ganhou à primeira página lida, obviamente que quis ler o segundo livro que foi tão especial quanto.
Aqui, dividido em 5 partes ela separa seus poemas como se fossem partes da vida das flores, seu crescer, seu murchar, afinal o ser humano também passa por fases durante seu aprendizado na Terra.
Rupi vai fundo, ela não estanca feridas, ela as remexe, ela não esconde o que sente, ela se abre, arregaça o que lhe incomoda, expõe o que é dor, o que é revolta, explica o que virou aprendizado.
Dessa maneira ela vai nos ganhando a cada página, como não se envolver com o que fala de família? De nossas dores e delícias? Como ficar neutra quando o assunto é o coração? Aliás, como entender que o amor, tão lindo de viver e ver não é recíproco, cada um vive um momento, nem sempre no mesmo timing.
O título nos leva a pensar que o sol que sempre temos referência como algo positivo, retorna a nós como algo que queima, que nos diminui o tempo de vida, ou não...há quem cresça com a dor, há quem seja mais compreensivo com as inquietações, com nossas injustiças...
Longe de ser um livro onde o cansaço bate na leitura, a autora nos brinda com poemas longos e curtos, onde somos inseridos em sua atmosfera, em sua cultura, e como mulher nos sentimos representadas.
Que delícia de livro, que autora gostosa de se conhecer, que escrita incrível. Rupi é daquelas que nos inquieta tanto que nos faz pensar na nossa realidade, no nosso passado e no que queremos de futuro, como mulheres, como pessoas.
Palmas para ela, já quero um terceiro livro.


* Se você curte resenhas em vídeo e quer conhecer alguns dos poemas, clica no link abaixo:

4 comentários:

  1. Como sou apaixonada por poesia, imagina minha alegria ao ver e ouvir algo assim?
    Namoro o primeiro livro desde seu lançamento, por ser tão cru, tão intenso e ao mesmo tempo, ser tão simples.
    Esta é a primeira vídeo/resenha que vejo e leio desta obra e como o livro já está na lista de desejados, espero poder conferir em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Ainda não conheço o trabalho da autora, mas pelo que venho lendo pro aí sobre a obra é excelente, a escrita dela agrada seus leitores, por isso espero ter uma chance um dia de conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Vou ler Outros de jeitos de usar a boca para conhecer a autora. Vi alguns poemas pela internet e achei lindos.

    ResponderExcluir
  4. Já me interessei em ler ^_^
    Cadê tempo para ler tanto???

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)