Data de lançamento 12 de abril de 2018 (1h 30min)
Direção: Carolina Jabor
Elenco: Daniel de Oliveira, Malu Galli, Marco Ricca mais
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil
#37
por Bianca Silveira
O filme trata de um tema polêmico, Rubens (Daniel de Oliveira), um professor de natação, é acusado pelos pais de um de seus alunos de 10 anos de idade de tê-lo beijado na boca. De um lado temos o professor que é adorado por todos os alunos, alguns o tratam até como amigo confidente, do outro lado temos uma criança que é muito cobrada pelo pai competitivo (interpretado por Marco Ricca) e de repente a criança não quer mais ir às aulas de natação. Ele revela para a mãe que foi beijado na boca pelo professor. Mas quem será que está falando a verdade? A denúncia chega até a diretora que é cobrada a tomar providências, mas como uma pessoa sensata ela irá primeiro averiguar os fatos, mas a velocidade do boato é mais rápido e ela é cada vez mais pressionada pelos pais dos outros alunos, pelo próprio professor acusa, pela polícia. É pressão por todos os lados.
O filme não está preocupado em revelar a verdade mas sim nas consequências dos boatos da internet e o pré-julgamento, sem provas, de um caso difícil de analisar. Após a acusação, Rubens sofre as consequências desses boatos, mas não consequências judiciais, mas sim dos pais, e outros frequentadores do clube que se deixam levar pelas acusação de uma mãe desesperada e tomam medidas extremas.. Para o telespectador fica difícil saber quem está falando a verdade já que do lado dos pais nem a mãe da criança parece ter certeza se realmente aconteceu, a criança não foi sequer ouvida e ,como logo no início é mostrado, a cobrança do pai em relação aos resultados do filho nas competições dá entender que a criança possa ter mentido para se livrar das aulas e futuras cobranças.
Já do lado do professor temos a excelente atuação de Daniel de Oliveira que de um professor adorado vai se transformando em uma pessoa agressiva, se é pelo nervosismo de ser acusado injustamente ou por estar sendo descoberto não sabemos. Podemos acompanhar suas conversas com seu colega de trabalho antes de ser acusado, o que também nos leva a acreditar que ele possa realmente ter assediado a criança. Outra excelente participação é a de Malu Galli que é quase uma representação do telespectador que está completamente confusa já que ela conhece os dois lados e não sabe que lado acreditar. O filme todo se passa em apenas um dia e em suas feições fica claro o quanto o problema é desgastante e preocupante
Dirigido por Carolina Jabor no longa fica claro que o assunto maior é como boatos de internet podem acabar com a vida de uma pessoa. Falar sobre pedofilia incomoda, é polêmico mas sempre necessário para esclarecer e proteger as crianças. Mas não é essa a intenção do filme o que pode ser perigoso já pode acabar banalizando o crime.
A crítica em vídeo, segue aqui:
Confira o trailer do longa:
Bem, já falei algumas vezes sobre ter esse receio quanto a filmes nacionais, mas quando eles aparecem assim, com um enredo destes, fica impossível não desejar ver e saber do que motivou todo este boato.
ResponderExcluirNão me importo com a falta de um final, sabe, aquele esclarecer de toda a situação.
Espero poder ver assim que tiver oportunidade!
Beijo
Oiie!
ResponderExcluirVi uma entrevista do autor sobre o filme e fiquei curiosa pra ver...
O assunto abordado é tão real que chega á perturbar sabe, mas acho de uma grande importância conhecer mais sobre...
Espero ver.
Bjs!
Eu tinha visto o trailer e tinha me parecido que o foco era no boato e não sobre a pedofilia. Vou tentar ver.
ResponderExcluirBeijos ^_^
Já tinha visto o trailer, e fiquei com vontade de assistir, depois das críticas, a vontade aumentou, parece ser muito bom, e, também, um tema muito importante em nossa sociedade.
ResponderExcluir