domingo, 22 de abril de 2018

Menina que via Filmes: Ella & John [Crítica]

Título Original: The Leisure Seeker
Título no Brasil: Ella & John
Data de lançamento 5 de abril de 2018 (1h 53min)
Direção: Paolo Virzì
Elenco: Helen Mirren, Donald Sutherland, Christian McKay mais
Gêneros Comédia dramática, Romance

Nacionalidades Itália, França
#33






por Raffa Fustagno

A velhice já foi tratada em alguns filmes hollywoodianos geralmente trazendo Morgan Freeman neles. Dessa vez apesar de Donald Sutherland ser americano temos Helen Mirren a britânica maravilhosa forçando um sotaque americano para dar voz ao casal de setentões Ella & John. A produção e a direção é italiana, o que faz com que o filme tenha um ar diferente e por isso mesmo maravilhoso. Claro que amo o cinema americano, mas ele é muitas vezes previsível, o que nesse filme ganha pontos pela sensibilidade do diretor de tratar um casal que ele tem Alzheimer e ela tem um câncer terminal, ok, talvez esse seja um spoiler imenso no caso dela, mas ela tem dores o filme inteiro e usa uma peruca para quem já teve a doença ou teve algum parente próximo sabemos que a maldita está presente mais uma vez.

Ella tem a ideia de fazerem uma última viagem, o sonho de seu marido é conhecer a casa de Ernest Hemingway e como a vida inteira viajaram no trailer é com ele que irão pela estrada afora querendo chegar até a casa do escritor que fica em outro estado. Parece surreal e é que alguém com a doença dele se lembre de dirigir, mas ele tem seus imensos esquecimentos e para nós fica a certeza de que é uma verdadeira loucura os 2 viajarem sozinhos, coisa que o casal de filhos tem certeza e inclusive aciona a polícia na busca pelos dois.

John seria internado em uma asilo já que o filho não aguentava mais ficar só com ele em casa, a mãe, Ella, tinha desistido do tratamento para curar sua doença então os dois sabem que não tem nada a perder e que preferem ficar juntos do que viverem um fim de vida infeliz.
Ela, mais do que ele, já que nem sempre ele está ciente do que está fazendo. Parece um filme triste e de fato é, mas isso não faz com que essa dupla maravilhosa no elenco não nos faça rir muitas vezes de suas próprias desgraças com a chegada da idade e das doenças. Donald está muito bem no papel do homem que tem algo mais  a revelar à sua mulher mas sua doença faz com que ele se abra na hora errada e Helen, sempre um show à parte, nos faz perceber o como é difícil não termos controle da hora exata que desejamos morrer.
Ella & John é daqueles filmes para olharmos para nossos pais e/ou avós e vermos o como um ficar sem o outro ou o como não ter mais sanidade e saúde fazem falta na vida.
É para se emocionar, por favor, assistam.



4 comentários:

  1. Senti a emoção na resenha, quero nem ver como será durante o filme kkk espero poder conferir em breve esse filme

    ResponderExcluir
  2. Quando você colocou este filme, acho que no Instagram, eu fui correndo procurar ele para saber do que se tratava e já gostei de cara, pois trazia Sutherland, um dos atores que mais admiro no mundo todo!
    E gostei demais de tudo que li sobre o filme. Mesmo sendo o tipo de filme que desmorona a gente por dentro, quero muito poder ver ele assim que tiver oportunidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Aah eu qro mto ver esse filme, tenho lido mtos comentários bons e positivos sobre e espero conseguir ver logo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu fico com um pé atrás sobre como retratam pessoas com Alzheimer, conheci uma pessoa que teve e já faleceu e não era como a ficção mostra. E atualmente o marido da amiga da minha mãe tbm tem Alzheimer e se comporta diferente do que a que já faleceu se comportava. Acho que cada pessoa é diferente, mas na ficção quem tem Alzheimer parece se comportar igual, que a pessoa fica esquecida, mas não é só isso.
    Tirando isso, o filme parece ser interessante.

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)