domingo, 22 de abril de 2018

Menina que via Filmes: Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos [Crítica]

Título Original: Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos
Data de lançamento 3 de maio de 2018
Direção: Paulo Nascimento
Elenco: Edson Celulari, Soledad Villamil, Leonardo Machado mais
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil
#42









por Cecilia Mouta

Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos é um filme que aborda a temática da cegueira de uma "visão"- se posso usar o trocadilho - que vemos muito pouco - ou talvez nem vemos - nos filmes ultimamente. 
Vitório (Edson Celulari) é um pizzaiolo cego, dono de uma pizzaria herdada pelo pai no bairro do Bexiga em São Paulo. Casado com  Clarice (Soledad Villamil) e com uma filha jovem, Vitório parece estar satisfeito com sua vida. Por ser um filme sobre cegueira, a direção foi muito bem sucedida em criar um filme muito ligado aos sentidos, com muitos planos detalhes nas cenas de toque e, por se tratar de uma pizzaria, imagens muito convidativas para a visão, que também suscitavam o imaginário olfativo.

Alicia (Giovana Echeverria), a filha do casal, como uma boa jovem, tem suas crises de má vontade em ajudar o pai, quer sair daquele bairro que não gosta e vive num mundo de aparências. 
O conflito aparece quando surge a oportunidade de Vitório fazer uma cirurgia para recuperar a visão. Clarice lhe apresenta o médico e após uma cena de assalto à pizzaria, num momento em que ele está sozinho, a decisão é tomada. Apesar da boa iniciativa com a cena, o assalto não me convenceu. Achei tudo oportuno demais. Vitório, então, faz a cirurgia e o filme passa a mostrar a recuperação dele. 

A estrutura do filme do filme é boa, mas achei que o roteiro pecou nos diálogos, que oscilaram muito de cenas para cenas. Temos cenas muito boas com ótimos diálogos e interpretações, como a cena de Clarice conversando com seu pai, mais para o final do filme. E cenas com diálogos muito ruins, expositivos demais, prolixos demais que em nada colocam a trama para frente. Os conflitos do filme, numa forma geral, são bons, mas poderiam ser mais bem explorados. Em muitos momentos a trama se tornou rasa por conta disso, faltou emoção. 

Mas independente das falhas no roteiro, a direção de Paulo Nascimento, em muitos momentos, salvou a cena. A comunicação visual do filme está muito boa. Como um bom cinema, muitas vezes as imagens nos falam melhor da realidade dos personagens do que os diálogos expositivos. 
E acredito que o ponto forte do filme tenha sido a mensagem que ele passou. Apesar do Vitório ser um personagem, às vezes, irritante, pois parece estar de má vontade na recuperação, o filme retrata a dificuldade da adaptação. É muito fácil para a gente pensar que todo cego quer volta a enxergar, e a maioria quer mesmo. Mas existe uma pequena parcela deles que não conseguem se adaptar a um mundo cheio de luzes e imagens. E o filme acertou em representar isso nas telonas.  


Fico feliz em ver o cinema nacional crescendo e amadurecendo. Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos é um drama que vale a pena assistir.


* Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.


*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.

*Também fiz a crítica do filme, mas em vídeo, confiram abaixo:





Confira o trailer:

4 comentários:

  1. São por filmes assim que sempre é válido(principalmente para pessoas como eu que não acreditam muito no cinema nacional), dar uma chance de vez em sempre!
    Já estive cega por algum tempo e mesmo hoje, ainda tenho a visão bem abaixo do normal.Então, todo filme ou livro que sai sobre pessoas que convivem com isso, me agradam e muito.
    Espero poder conferir em breve!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não tinha conhecimento do filme, fiquei com vontade de assistir.
    Assisti um filme, algum tempo atrás, com uma personagem cega, "Sadace Sen" um romance, é um filme turco, muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Parece ser lindo, com uma msg positiva para quem assistir, espero curtir qdo surgir uma oportunidade de ver o filme.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar deste filme, parece ser bom, quero ver ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)