Título no Brasil: Batman - Criaturas da Noite
Autora: Marie Lu
Editora Arqueiro
Número de págs: 245
#38
por Raffa Fustagno
Viciada em Batman desde que me entendo por gente, claro que me animei em ler outras história do Morcegão. Dessa vez escrita por Marie Lu, uma autora que diferente de Leigh Bardugo que escreveu o excelente Mulher Maravilha- sementes da guerra, eu ainda não conhecia. Aliás esse livro em questão é o 2º lançado da série que ainda terá outros 2 personagens: Superman e Mulher-Gato! Já venho sonhando com eles na estante desde que anunciaram!
Na história da autora, Bruce Wayne aparece como um adolescente que está prestes a completar 18 anos e herdar a fortuna de sua família, diverge da memória que temos do protagonista lotado de ódio e que jurou vingança contra o crime por terem matado seus pais na sua frente, ainda que ele nutra sim um desejo de ajudar os oprimidos de Gotham. Aqui ele aprende muito sobre criminosos e se decepcionar com a vida mas aparece bem menos vingativo.
É notável na construção do personagem de Marie o quanto ele é um rapaz inteligente. Há ainda uma personagem importante, a detetive Draccon, que foi uma homenagem da autora ao casal Carolina Munhóz e Raphael Draccon (autores de fantasia, casados e que hoje vivem nos Estados Unidos).
Bruce vai conhecer a criatura da noite, Madeleine que é um personagem com motivações inconstantes, fazendo com que você não tenha certeza do que ela fará ou dirá a seguir. As cenas entre ela e Bruce estão cheias de tensão, já que Bruce nunca lidou com esse tipo de pessoa antes e ela revela coisas sobre ele que ele nem conhecia. Também é ótimo ver o como o personagem se desenvolve durante seu estudo em decepção e leitura de pessoas começa aqui quando ele tenta quebrar a personalidade de Madeleine.
A amizade entre Bruce e Harvey Dent é explorada um pouco, seguindo o elemento mais tradicional da história de Harvey com seu pai abusivo, e é claro que Bruce e Harvey têm um relacionamento quase fraternal. Há também a inclusão de um novo personagem chamado Dianne, tornando os três um grupo quase inseparável. Dianne é uma adição interessante à história. É interessante como Lu decidiu criá-la, em vez de usar um personagem como Silver St. Cloud ou Vicki Vale, mas é realmente bacana ter outro personagem original na história.
Gostei muito e fiquei imaginando esse livro já como um filme, eu sei que temos trezentos filmes do Batman e confesso que nunca me conformo com a escolha dos atores no papel até me acostumar com eles, desde 1989 que tiveram Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney ( o pior deles!), Christian Bale e por último Ben Affleck. Como esse Batman é mais novinho não sei quem imaginaria para o papel, vocês teriam alguém em mente?
Olá, Raffa
ResponderExcluirParabéns pela resenha! Eu não gosto muito do Batman (não gosto muito de heróis em geral kkk só do homem aranha <3), mas fiquei curiosa com essa história, parece ser bem bacana.
;)
Engraçado que nunca curti tanto o Batman..rs ainda mais que vejo Gotham e sinceramente, tenho andado bem irritada com o Bruce jovem, imaturo e inconsequente. Sei também que ele precisa viver isso até se tornar o adulto que pode até melhorar um pouco, mas vai continuar sendo esnobe.
ResponderExcluirAinda não tinha visto este livro pelo mundo literário, mas parece trazer um diferencial, e isso é muito bom.
Se tiver oportunidade, quero poder conferir.
Beijo
Oii!
ResponderExcluirCurto mto filmes deses heróis, qro mto ler os livros tanto este tanto da mulher maravilha que estão com capas enredos lindos, espero ler um dia ...
bjs!
Olá! Gostei muito do seu blog, eu também amo ler. No momento estou viciada nos livros da Anne Marck, conhece? Me apaixonei pelo Damien. Beijos :)
ResponderExcluirOi Luana, seja bem-vinda. Nunca li nada dela não. Se apaixonar por personagens é sempre uma delícia, né? Beijão
ExcluirQuero muito ler essa série!!! Precisa ler na ordem?
ResponderExcluirNão consigo imaginar nenhum ator para ser o Batman jovem ^_^
Beijos :)