terça-feira, 17 de abril de 2018

[Resenha] Para que Serve esse botão? Uma autobiografia - Bruce Dickinson

Título Original: What Does This Button Does?
Título no Brasil: Para que serve esse botão? Bruce Dickinson - Uma Autobiografia
Autor: Bruce Dickinson
Editora Intrínseca
Número de págs: 318
# 47
por Raffa Fustagno


Apesar de ser fã de muitas bandas de rock, nunca fui super fã do Iron Maiden. Se você está se perguntando porque quis ler a autobiografia dele então, eu respondo! Eu adoro biografias e sempre admirei Bruce no palco, é inegável o poder de sua voz e carisma. E obviamente que ouvi muitas de duas músicas como Run To The Hills, Fear Of The Dark e The Evil That Men Do.
Ele começa o livro contando que seus pais se casaram muito jovens e quem o criou de verdade foram seus avós. De acordo com ele o período com os avós foi bem mais bacana do que quando seus pais resolveram se mudar e levá-lo, ele então passou a estudar em diferentes escolas e tinha dificuldades em estabelecer amizades.

Aqui, fiquei sabendo muito sobre Bruce e posso afirmar que se para mim que não sou mega fã amei, imagina para os fãs de verdade? Por ser uma autobiografia ele foca muito pouco na vida pessoal, mas muito na carreira dele dentro do Maiden. Desde quando participou de sua primeira banda, a Samson. Isso foi em 1979, 2 anos mais tarde ele sairia da banda para finalmente entrar no Iron Maiden no lugar de Paul Di Anno. Seu disco de estreia em estúdio com a banda foi Number of the beast, gravado no ano posterior.
O britânico marcou toda uma geração de fãs da banda com sua voz imponente e sua presença no palco.
Assusta que mesmo ganhando muito dinheiro e fama ele tenha tido coragem em 1993 de pedir para sair da banda para tocar projetos pessoais! 

Ele voltaria à banda em 1999, gostei muito das partes em que fala do Brasil, sempre ouvi que aqui era um dos países com o maior número de fãs deles, é verdade que suas turnês sempre passam por aqui! O que é de verdade incrível, porque o Maiden costuma excursionar quase todos os anos. Ele inclui shows cancelados no Brasil e o motivo- não sei se estou falando certo mas acho que era a tour do álbum Final Frontier!- de uma grade de proteção do público ter despencado no Rio de Janeiro.
Uma coisa que lembrava muito bem era do tratamento para o câncer que ele fez, isso foi muito noticiado pela imprensa e o risco dele perder a voz era grande, imaginem o desespero dele! Mas em 2015 no mesmo ano que anunciou porque tiraria um tempo para se recuperar ele também deu a boa notícia de que seu câncer na língua tinha sido curado. 
Bom para os fã do Maiden, bom para todos nós que temos Bruce na ativa até hoje.

Ah, claro, ele fala também de sua paixão por aviões, ele inclusive é piloto e costuma vir pilotando o avião do Maiden em algumas viagens. o avião tem um nome muito bacana: Ed Force One. Sim, aquela caveira gigante que aparece nos shows e capas dos discos - olha como sou antiga! - é o Ed!
Amei ler essa bio!






















4 comentários:

  1. Eu sou do rock! Mas do rock mais suave, melódico e toda minha vida, nunca consegui gostar totalmente de Iron. Sempre achei pesado demais, com algumas exceções, é claro.
    Mas sempre admirei a versatilidade da banda e sem sombra de dúvidas, Bruce sempre teve seu papel à frente sem isso de polêmicas e afins. Sei lá, sempre foi tão natural Bruce sendo Bruce!
    Além da potência da voz, o cara é lindo demais!rs Parece o tipo de vinho, quanto mais velho, melhor!
    O livro já está na lista de desejados e espero sinceramente, ler em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Aaain caraca flar o que? É o Bruce!!!!
    Não dou mto de ler biografias mas está... com toda ctz será um prazer conhecer...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito de ler biografias, mas para quem curte e para os fãs deve ser muito bacana, poder conhecer um pouquinho mais do seu ídolo.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de algumas músicas do Iron Maiden, mas sempre admirei o Bruce Dickinson, fiquei interessada em ler esta biografia ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)