sábado, 21 de abril de 2018

Séries que Amamos: La Casa de Papel - Temporadas 1 e 2 [Crítica]

Título Original: La Casa de Papel
Título no Brasil: La Casa de Papel
Criado por Álex Pina (2017)
Com Úrsula Corberó, Alba Flores, Miguel Herrán mais
País Espanha
Gênero Drama, Suspense
Status Em andamento

Duração 45 minutos















por Raffa Fustagno

Como assim o Brasil ficou viciado em um seriado cujo os protagonistas são bandidos? Pois é, sem assistir à nenhuma das temporadas eu também me faria essa pergunta, o problema é que após começar a ver o primeiro capítulo - pelo menos para mim - foi um caminho sem volta, passei o final de semana inteiro assistindo os 13 capítulos da 1ª parte e dia de semana assisti os demais da segunda.
La Casa de Papel tem um enredo que até pode parecer batido, um grupo de sequestradores invade a Casa da Moeda em Madri, na Espanha, fazendo reféns para conseguirem juntos roubar uma quantia absurda de euros para cada um deles. Orquestrado pelo professor ( Alvaro Morte) um homem que de fato parece um docente, sempre de terno e sem alterar o tom da voz com seus "alunos", o tal homem misterioso convoca um a um para ficarem 5 meses juntos em uma casa estudando como fazer desse plano o mais perfeito possível.
Quem conhecemos antes é Tóquio ( Úrsula Corberó), uma ladra que acabou de ver seu noivo ser morto em uma troca de tiros durante um assalto e que descobre que sua mãe a entregará para polícia, o Professor é quem a salva e vira seu anjo protetor. A personagem não é muito amada por todos, de temperamento explosivo ela nem sempre segue as regras e acaba colocando os demais em ciladas. Sabemos desde o início que ela sobreviverá porque é ela quem narra toda a história, só de fato não sabemos se ela será presa ou não.
Tóquio faz junto com Rio ( Miguel Herrán) um dos casais da trama. Ah, sim, não disse que cada um deles recebe o nome de uma cidade. Já citamos Tóquio e Rio que formam um casal, mas também temos Denver ( Jaime López) e seu pai Moscou ( Paco Tous), os irmãos/primos Helsinque e Oslo ( Darco Peric e Roberto Garcia) , Berlim ( Pedro Alonso) e Nairóbi ( Alba Flores).
Juntos eles entrarão no prédio onde estará tendo uma tour escolar com a filha do embaixador inglês - Alison Parker ( María Pedraza) - e uma DR entre o diretor da Casa, Arturo Roman ( Enrique Arce) e Mònica ( Esther Acebo) que é sua amante.

















Durante todo o tempo os sequestradores são durões, mas Berlim é o mais malvado deles, ainda que tenha ganho o coração do público com suas maldades. Teremos reféns querendo escapar, a morte de alguns sequestradores e diálogos maravilhosos que nos deixam em dúvida de como podemos torcer para os ladrões? Na verdade, a confusa polícia ajuda e muito nisso. Raquel ( Itziar) só ganha nossos corações lá pela segunda temporada, a agente responsável pela investigação é chata demais, tem trauma com o ex marido que também é policial e que a agrediu, não consegue dar atenção para a filha, e acaba se envolvendo com o Professor - opa, um spoiler!- sem saber que ele de fato é o mandante de todo o crime que ela investiga.
















Enquanto isso dentro da Casa da Moeda, os sequestradores se apaixonam, Denver fica encantado com Mónica e ela por ele e Arturito perdeu essa, mas a gente odeia ele, porque ele trai a esposa, então claro que torcemos para o casal acima ficar junto.
Há muito pouco ou quase nada de empatia com os reféns mais chatos, o que é impressionante, porque como assim ficamos contra eles? Arturito eu desejei que fosse morto, Allison era insuportável e a única que entendi que não tinha como agir diferente era Ariadna, não havia nenhum amor e sim um abuso que achei nojento de assistir e incômodo entre ela e Berlim, preferia de verdade que a cena não tivesse existido, se eles se apaixonassem com síndrome de Estocolmo ou não, ok! Mas ali foi estupro, ela mesma diz, ele a força a fazer coisas que ela tem pavor, apesar de adorar o personagem adorei seu fim.














Nairóbi é outra personagem que nos ganha facilmente, mãe solteira ela perdeu a guarda do filho, seu sonho é ter grana para reavê-lo, ela é empoderada e sempre defende as mulheres sejam elas reféns ou não, se importa com os abusos e tenta evitá-los. A frase "que comece o matriarcado" entrou para as camisetas e canecas de muitas lojas on line!
A inteligência do grupo, que usa macacões vermelhos e máscaras com a cara de um dos mais famosos pintores espanhóis: Salvador Dali. Isso também conta pontos, quando achamos que eles serão pegos, eles são ainda mais inteligentes e isso encanta.
Ajuda ainda que a conversa nos capítulos finais do Professor com Raquel explique e talvez justifique o roubo, no fundo ele diz uma verdade e deixo para vocês descobrirem.
Assistam, não se sintam culpados se não gostarem, nenhum seriado é amado por todas as pessoas, assim como livros e filmes! Mas não desmereçam algo porque vocês não gostam!
Não sou fã de Harry Potter mas nem por isso deixo de admirar a autora e toda sua história pela quantidade de leitores que tiveram suas vidas marcadas e todos os recordes batidos pelos livros e filmes.
Respeito é fundamental, sempre <3!
Não sei se quero uma parte 3 mas confesso que fiquei órfã sem a série. A 1ª e 2ª temporada estão no Netflix, quem se interessou corre para ver.
O vídeo abaixo tem spoilers, só assistam se não ligarem ou se já tiverem visto as 2 temporadas!






Confiram o trailer:

5 comentários:

  1. Minha irmã acabou me indicando essa série já tem um tempinho e engoli as duas temporadas num fôlego só!
    Não tem como ver o primeiro capítulo e simplesmente não ficar ali em frente à tela torcendo e vibrando com cada cena de ação, romance e claro, planos mirabolantes!
    Bella Ciao..rs(que cena do Berlin e o Professor, uiiiii)
    Eu sou a viciada nos seriados..rs assisto umas mil ao mesmo tempo, mesmo que algumas eu acabe vendo por simplesmente não conseguir desistir.
    La Casa é um ícone, mesmo que muita gente ainda torça o nariz. E pelo que tenho lido e visto, a série tomou tal proporção que acabou foi enchendo o saco de quem não assiste seriados.
    Mas é a série!!!Não sei se valerá a pena ter a terceira temporada, tenho muito medo disso. Por mim, deixava ali quieto da maneira que terminou.
    Mas..vamos aguardar e torcer para que Arturito continue enchendo o saco e sendo odiado e que(vale querer que um personagem ressuscite dos muertos??)rs os demais personagens continuem brilhando!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Estou assistindo a segunda parte e morrendo de medo dos spoilers kkkkkkkkkk

    Como quase todo mundo que assiste, tenho um ranço enorme pelo Arturo e torço pelos bandidos, mas Berlim não me desce desde que começou o "caso" com a Ariadna, não consigo ver o que o pessoal vê nele, ele força a mulher em uma situação que ela claramente está desconfortável e é o mais cruel dos bandidos... mas, vamos ver o que rola nos últimos 3 episódios...

    ResponderExcluir
  3. Apaixonada por essa série!
    Já vi as duas partes e agora estou ansiosa pela terceira...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu também amei a série,o Denver e a Mônica principalmente, fizeram um casal lindo... Ao contrário da maioria eu amei a Tóquio e odiei o Berlim, está certo que no fim ele faz uma coisa boa, mas ele foi muito ruim a série toda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ver, mas não to no clima para ver agora. Acho que depois que passar o assunto eu vejo ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)