Título no Brasil: Estrelas de Cinema Nunca Morrem
Data de lançamento 26 de abril de 2018 (1h 46min)
Direção: Paul McGuigan
Elenco: Annette Bening, Jamie Bell, Julie Walters mais
Gêneros Drama, Biografia, Romance
Nacionalidade Reino Unido
#58
por Raffa Fustagno
O quão bom é ir ao cinema e achar que verá um filme OK e sair da sala achando o um dos filmes mais maravilhosos que assistiu na vida?
E talvez essa crítica seja um pouco grande, mas será o máximo de sincera que eu puder ser. Não conhecia Gloria Graheme ( Anette Bening em ótima atuação), a atriz que ganhou o Oscar de Melhor Atriz coadjuvante por No Silêncio da Noite de 1953, aparece aqui já no final da década de 70 vivendo na Inglaterra e fazendo uma peça de teatro. Sabemos que ela foi uma atriz muito famosa e conhecemos seu agora namorado, Peter Turner ( Jamie Bell, o ator de Billy Elliot), muitos anos mais jovem que ela. Enquanto ela é uma atriz que não tem sido chamada para muitas coisas ultimamente mas que carrega a glória de ter ganho a estatueta mais cobiçada do mundo, ele é um aprendiz de ator, de uma família de classe média cujo os pais são grandes fãs da atriz. Imagina quando ele diz a eles que estão juntos?
Parece surreal e é, mas os dois se conhecem em uma pensão em Londres - ele é de Liverpool - e acabam ensaiando juntos e tendo um relacionamento que deixa na cara o quanto o preconceito sempre existiu, se ainda tem nos dias atuais, imagina há décadas atrás?
A postura de Peter é o que impressiona no filme, totalmente apaixonado e encantando por Gloria ele vive sua vida em função de sua carreira que passa a ser chamada para algumas produções e eles vão juntos a Nova York. Muitas vezes é em flashbacks que sabemos disso, pois já a vemos sendo cuidada por ele e por sua família na casa deles, Gloria tem câncer mas não quer que ninguém saiba.
Teimosa e de difícil relacionamento, sobra para o espectador apreciar o como Peter foi paciente com ela. Foram crises de estrelismo, jantares em família intragáveis com ataques da irmã dela que pelo jeito não gostava dela - e esse com a participação especial da maravilhosa Vanessa Redgrave que faz a mãe de Gloria- até mesmo alguns diálogos duros onde ela não é nada romântica com ele e Peter carrega a inocência de um primeiro amor, por alguém que tem a profissão bem sucedida que sempre sonhou. Uma admiração imensa e zero preocupação com a diferença de idade.
Os pais dele também são o casal mais bacana do mundo, as conversas com o filho e o apoio que dão aos dois é fundamental para que eles se amem e não tenham medo de ser felizes na presença deles. Não há julgamento, não há nenhuma conversa dizendo ao filho para que ele não fique mais com ela, quando se intrometem é de uma forma justa para o bem dela, e somente quando ela já está muito doente para tomar qualquer decisão sozinha.
Gloria por outro lado não sei se ganha tanta empatia do público, mesmo com o roteiro sendo baseado em um livro do próprio Peter que de acordo com quem a conhecia ele foi bem bonzinho porque ela erá difícil de lidar, causa estranheza que ela tenha tido 4 filhos e não tenha criado nenhum deles após os divórcios.
Isso é visto depois quando ela está doente e somente um dos filhos vem vê-la.
A ATRIZ GLORIA GRAHEME CONTRACENDO COM BOGART |
Por mais que eu mesma tenha esperado um desfecho como vemos em outras histórias baseadas em fatos reais, onde ou o homem mais jovem larga a mulher mais velha ou a trai, dessa vez a sensação foi de que isso não é medida para o amor, o filme emociona, nos faz acreditar nas diferenças e querer bater palmas no final, mesmo sabendo que o final para ser igual o da vida real, não poderia ser exatamente o que chamamos de feliz.
Eu amei esse filme. Confiram e me digam o que acharam.
Quando você falou sobre este filme, acho que no Instagram, eu fui buscar informações sobre ele, afinal, nem fazia ideia de que ele existia.
ResponderExcluirE parece realmente ser um filme fabuloso e especial. Por trazer tanto amor, aceitação e muita realidade.
Com certeza verei assim que tiver oportunidade.
É o tipo de enredo que me encanta.
Beijo
Nossa eu nunca tinha ouvido flar desse filme, parece ser lindo, amei a capa tbm, eu qro ver com toda ctz...
ResponderExcluirBjs!
Parece realmente ser muito bonito, e uma história real ainda, legal. :)
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar sobre esse filme, mas me interessei em vê-lo ^_^
ResponderExcluirBeijos ^_^