Data de lançamento 5 de julho de 2018 (1h 31min)
Direção: Pedro Von Krüger
Elenco: atores desconhecidos
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil
por Letícia Nascimento
Sinopse:
O documentário traz à tona a história ferroviária do Brasil. Pensando além dos trilhos e das locomotivas, discorre sobre momentos, lembranças e registros de pessoas que vivenciaram e ainda vivem esse símbolo da modernidade e progresso no passado. O filme mostra não só a primeira ferrovia do Brasil, a Barão de Mauá, mas também outras abandonadas e deixadas de lado para se enferrujar.
"Ferrovia não é só uma estrada de ferro é uma estrada de sonhos. "
Que filme! Se você é uma pessoa que utiliza o transporte público como trem com certeza você irá se identificar com esse documentário e se você não utiliza também irá se identificar, ele conta a história da primeira ferrovia que surgiu no Brasil a Barão de Mauá e outras ferrovias. Um documentário com fatos e entrevistas de pessoas que trabalharam nas primeiras ferrovias do Brasil, que levou milhares de pessoas aos seus destinos nos trens, é impossível não ficar impactado com a aula que esse documentário dá sobre como começou tudo, ao mesmo tempo, ficar emocionado com o relato daqueles que viveram naquela época ou trabalharam e trabalham na estação ferroviária.
“O barulho que ela emite parece de uma sinfonia.”
A cada relato você pode observar a dedicação e o amor que eles mostram por aqueles trilhos, e aquelas ferrovias que agora são patrimônios históricos mais que foram deixados de lado para enferrujar. Cada relato é impactante porque mostra que a ferrovia é muito mais do que trilhos para eles, ela é ainda uma fonte de renda para pessoas que vendem comida pelos trilhos e ajuda muita gente, e deixa saudades para muitos daquela época,cada experiência e relatos são únicos, como o do ferroviário que nunca viu um minério sendo entregue ao seu destino e fica emocionado quando teve a oportunidade de presenciar isso. O filme com certeza é uma aula que mostra desde o início das ferrovias, e até o que são agora e se você como eu reside perto de alguma estação de trem de carga vai ser identificar e entender a finalidade deles e aquele barulhinho que sempre fazem e com certeza vai ver os trilhos agora de uma outra maneira. É um documentário completo sobre as ferrovias que te deixa atento do início ao fim e te deixa satisfeito com tanto aprendizado , mostra que as ferrovias realmente são muito além de um trilho é realmente uma estrada de sonhos.
Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.
* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.
*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.
Mesmo não assistindo tantos documentários como eu gostaria de assistir, adoro me perder nas histórias contadas. E este acima tem gostinho de saudade né?
ResponderExcluirPuxa, como moro no interior, as ferrovias ainda são muito vivas para todos nós. Aqui onde moro, há toda uma estação. E a gente pode ver alguns trilhos perdidos em meio às ruas que foram criadas em volta. Há os velhos casarões, que aqui se tornaram parte da Prefeitura da cidade e mesmo que hoje esteja bem abandonado(estão em reforma, mas a danada da Prefeitura não tem verba, novidade!rs)
É um lugar lindo, de história! Por isso, assim que for possível, quero me jogar nesse passado sim!
Beijo
Letícia!
ResponderExcluirAcho esse documentário importantíssimo, primeiro pela relevância das ferrovias, sou bem a favor de que todo nosso país fosse acessível através delas; e porque, conhecer um pouco mais da história da primeira rodovia no Brasil, é fascinante, amo histórias do nosso país.
Bom domingo e mês de julho!
“Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. (Blaise Pascal)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Adoro documentários, eles relatam de uma forma diferente, mais verdadeira, determinadas situação em comparação ao uma reportagem, por exemplo. O trem me fascina e conhecer essa historia pelos teus comentários e indicação me fez querer assistir. Posso até fugir ao tema, as a idéia do trem em sim, remete tanto a tristeza (despedida) quanto de alegria (chegadas), acho que por isso gosto tanto, assim como farol.
ResponderExcluirParecer ser um documentário bem bacana, fiquei com vontade de assistir!!
ResponderExcluir