Título Original: Vinte Años
Título no Brasil: Vinte Anos
Direção: Alice de Andrade
Elenco: atores desconhecidos
Gênero Documentário
Nacionalidades Brasil, Costa Rica
por Cecilia Mouta
20 anos é um documentário que conta a vida de três casais cubanos vinte anos atrás, quando eles se casaram e como estão agora. Há vinte anos chegava ao fim a União Soviética e Cuba foi um país que decidiu se manter socialista, o que gerou um fechamento no seu comércio exterior. Nos dias atuais, que no documentário foi 2015, marca uma abertura do comércio exterior de Cuba. Então, o documentário quis mostrar não só como o amor resistiu ao tempo, mas também como esses casais lidaram com as questões políticas na época e agora.
Os personagens escolhidos por Alice de Andrade foram ótimos. São três casais completamente diferentes que mostram três panoramas de uma vida em Cuba. Mas acho que o filme pecou por falta de uma narrativa mais estruturada. O filme começou muito bem, com uma narração da diretora colocando o espectador a par do seu projeto, mostrando os casais naquela época, como eles pensavam, como eles estavam. Mas depois que o filme começou a mostrar os dias atuais, a narrativa se perdeu em mostrar um monte de recortes de situações, mas sem realmente guiar o pensamento do espectador por um raciocínio. O final foi completamente abrupto e eu terminei de assistir ao filme sem entender em qual conclusão eu deveria chegar com aquela história. Já que o filme começa com uma narração, acho que teria sido legal colocar uma narração também no final, para amarrar a história e as conclusões da diretora.
20 anos é um documentário com grande potencial e acho que Alice de Andrade tem muito talento para mostrar ao cinema documental, mas o filme deixa a desejar.
A EQUIPE TÉCNICA DO FILME CONVERSOU COM OS ESPECTADORES APÓS A APRESENTAÇÃO |
Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.
* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.
*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.
Tem momentos que dá um orgulho do nosso trabalho nacional né?
ResponderExcluirEu sou bem avessa a produções nacionais, confesso.Mas quando vejo algo bom, não sinto vergonha em dizer que admiro e aplaudo de pé, se preciso for.
Gostei muito do que li sobre o documentário e como achei a proposta bem interessante, queria muito poder conferir.
Mas sei que é complicado por morar no fim do mundo(Lost)
Beijo
Cecília!
ResponderExcluirPrimeiro que gosto de documentários e ainda mais sobre Cuba, um lugar sempre tão polêmico em vários aspectos, gostaria de assistir, mesmo com suas ressalvas.
“O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.” (Blaise Pascal)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Estava adorando o começo da crítica e muito curiosa para conferir, mas o final me desanimou... Tudo para ser um belo documentário, mas pecou em algumas coisas...
ResponderExcluir