quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Menina que via Filmes: Escobar- A Traição [Crítica]

Título Original: Loving Pablo
Título no Brasil: Escobra - A Traição
Baseado na obra de Virginia Vallejo ( Amando Pablo, Odiando a Escobar)
Data de lançamento 23 de agosto de 2018 (2h 03min)
Direção: Fernando León de Aranoa
Elenco: Javier Bardem, Penélope Cruz, Peter Sarsgaard 
Gêneros Biografia, Policial

Nacionalidade Espanha
#131



por Cecilia Mouta

Escobar - A traição é um filme que conta a vida do maior traficante de drogas da Colômbia, Pablo Escobar. O personagem de um tempo para cá tem sido o queridinho de várias produções audiovisuais como a série da Netflix Narcos. o filme francês Escobar: Paraíso Perdido, entre muitos outros. Nessa produção dirigida por Fernando León de Aranoa, a história de Pablo Escobar é contada pelos olhos de sua ex amante, a jornalista Virginia Vallejo, vivida por Penélope Cruz. 

Com um certo ar jornalístico, o filme é narrado pela personagem Virginia, que conta desde como conheceu Pablo até o modo como se deu o envolvimento amoroso dos dois.
Baseado no livro “Amando Pablo, Odiando Escobar”, da própria Virginia, o longa não poupa em mostrar cenas que reafirmam a crueldade na qual o cartel de Medellín lidava com as pessoas. Apesar de todos já sabermos como a história termina, o filme consegue manter um ótimo clima de tensão graças a excelente trilha sonora.

A direção de arte está belíssima e a caracterização dos personagens está incrível. A história, sempre sob um olhar jornalístico, nos relata ao longo da trama os feitos do traficante. Como o filme retrata uma grande parte da vida de Pablo, desde a sua ascensão até a sua morte, todos os conflitos foram retratados de forma rápida, mas sem comprometer a trama. 
A personagem Virginia também nos permite circular pelos dois mundos do filme. De um lado, o mundo do crime na qual Pablo Escobar está inserido e, do outro, o mundo investigativo. O filme mostra como foi feito o Tratado de Extradição e como se deu a ação do FBI na Colômbia. 
As atuações de Javier Bardem e Penélope Cruz, como já era de se esperar, estão fantásticas. E a direção, ora mais intimista, ora com um ar observador, nos mergulha cada vez mais na história.
O final do filme é de acordo com a versão escrita por Virginia. Há algumas pequenas divergências com outras versões, mas não temos como saber qual a verdadeira.
Pablo - A traição é um drama policial, com um ar investigativo, que prende o espectador nessa história eletrizante baseada na vida de Pablo Escobar. É uma pena o filme ter sido dialogado em inglês para que pudesse ser comercializado com potencial de bilheteria nos Estados Unidos. Acho que a história teria ainda mais impacto se tivesse sido falada em espanhol. Mas vale muito a pena conferir, é um grande filme.
Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.


*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.


Confira a crítica da Raffa Fustagno em Vídeo.




5 comentários:

  1. Gosto quando sai duas criticas sobre o mesmo tema, no caso, o filme.
    Apesar de não ser fã da obra de Escovar, sim, a Netflix anda aproveitando a onda e soltando séries. Ainda não vi nem a primeira, não curto dois episódios e abandonei.
    Como não conhecia o filme acima, sei lá, não fiquei muito afim de ver não. Mesmo com Javier e Penélope, dois monstros do cinema,não me animei.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive muito interesse na vida do Pablo Escobar, comecei a assistir a série na Netflix mas nunca terminei...

    ResponderExcluir
  3. Pablo Escobar está em alta hahahah! Amo filmes com a Penélope Cruz então é uma boa dica pro fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Cecília e Raffa!
    Amo o Javier Bardem e Penélope Cruz e só por isso, já assistiria e tenho certeza que maridão vai querer assistir, porque ele já assistiu todas as séries na Netflix baseado nas histórias do Escobar e parece que é bom mesmo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não consigo curtir filmes do gênero acredita?
    Meu marido gosta mto, até tento acompanhar ele mas não cmg não rola....
    Bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)