Título no Brasil: Escobra - A Traição
Baseado na obra de Virginia Vallejo ( Amando Pablo, Odiando a Escobar)
Data de lançamento 23 de agosto de 2018 (2h 03min)
Direção: Fernando León de Aranoa
Elenco: Javier Bardem, Penélope Cruz, Peter Sarsgaard
Gêneros Biografia, Policial
Nacionalidade Espanha
#131
por Cecilia Mouta
Escobar - A traição é um filme que conta a vida do maior traficante de drogas da Colômbia, Pablo Escobar. O personagem de um tempo para cá tem sido o queridinho de várias produções audiovisuais como a série da Netflix Narcos. o filme francês Escobar: Paraíso Perdido, entre muitos outros. Nessa produção dirigida por Fernando León de Aranoa, a história de Pablo Escobar é contada pelos olhos de sua ex amante, a jornalista Virginia Vallejo, vivida por Penélope Cruz.
Com um certo ar jornalístico, o filme é narrado pela personagem Virginia, que conta desde como conheceu Pablo até o modo como se deu o envolvimento amoroso dos dois.
Baseado no livro “Amando Pablo, Odiando Escobar”, da própria Virginia, o longa não poupa em mostrar cenas que reafirmam a crueldade na qual o cartel de Medellín lidava com as pessoas. Apesar de todos já sabermos como a história termina, o filme consegue manter um ótimo clima de tensão graças a excelente trilha sonora.
A direção de arte está belíssima e a caracterização dos personagens está incrível. A história, sempre sob um olhar jornalístico, nos relata ao longo da trama os feitos do traficante. Como o filme retrata uma grande parte da vida de Pablo, desde a sua ascensão até a sua morte, todos os conflitos foram retratados de forma rápida, mas sem comprometer a trama.
A personagem Virginia também nos permite circular pelos dois mundos do filme. De um lado, o mundo do crime na qual Pablo Escobar está inserido e, do outro, o mundo investigativo. O filme mostra como foi feito o Tratado de Extradição e como se deu a ação do FBI na Colômbia.
As atuações de Javier Bardem e Penélope Cruz, como já era de se esperar, estão fantásticas. E a direção, ora mais intimista, ora com um ar observador, nos mergulha cada vez mais na história.
O final do filme é de acordo com a versão escrita por Virginia. Há algumas pequenas divergências com outras versões, mas não temos como saber qual a verdadeira.
Pablo - A traição é um drama policial, com um ar investigativo, que prende o espectador nessa história eletrizante baseada na vida de Pablo Escobar. É uma pena o filme ter sido dialogado em inglês para que pudesse ser comercializado com potencial de bilheteria nos Estados Unidos. Acho que a história teria ainda mais impacto se tivesse sido falada em espanhol. Mas vale muito a pena conferir, é um grande filme.
Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.
* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.
*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.
Gosto quando sai duas criticas sobre o mesmo tema, no caso, o filme.
ResponderExcluirApesar de não ser fã da obra de Escovar, sim, a Netflix anda aproveitando a onda e soltando séries. Ainda não vi nem a primeira, não curto dois episódios e abandonei.
Como não conhecia o filme acima, sei lá, não fiquei muito afim de ver não. Mesmo com Javier e Penélope, dois monstros do cinema,não me animei.
Beijo
Nunca tive muito interesse na vida do Pablo Escobar, comecei a assistir a série na Netflix mas nunca terminei...
ResponderExcluirPablo Escobar está em alta hahahah! Amo filmes com a Penélope Cruz então é uma boa dica pro fim de semana!
ResponderExcluirCecília e Raffa!
ResponderExcluirAmo o Javier Bardem e Penélope Cruz e só por isso, já assistiria e tenho certeza que maridão vai querer assistir, porque ele já assistiu todas as séries na Netflix baseado nas histórias do Escobar e parece que é bom mesmo.
cheirinhos
Rudy
Olá!
ResponderExcluirEu não consigo curtir filmes do gênero acredita?
Meu marido gosta mto, até tento acompanhar ele mas não cmg não rola....
Bjs!