terça-feira, 14 de agosto de 2018

Menina que via Filmes: Mentes Sombrias [Crítica]

Título Original: Darkest Minds
Título no Brasil: Mentes Sombrias
Baseado no livro de Alexandra Bracken
Data de lançamento 16 de agosto de 2018 (1h 44min)
Direção: Jennifer Yuh Nelson
Elenco: Amandla Stenberg, Harris Dickinson, Mandy Moore mais
Gênero Ficção científica

Nacionalidade EUA






por Bianca Silveira

Diversas crianças começam a morrer de uma doença misteriosa e as sobreviventes desenvolvem poderes que ninguém sabe direito como controlar. Exatamente por não ter controle da situação o governo americano encara as crianças sobreviventes como ameaça e enviam todas para um campo de concentração disfarçado de reabilitação. Ali todos são separados por cor, mas não cor de sua pele ou algo do tipo e sim cor de acordo com seus poderes. Verde, Azul e Amarelo ofereciam menos perigo, já o Laranja e o Vermelho eram os mais perigosos e deveriam ser exterminados imediatamente. Ruby Daly (Amanda Stlenberg, sim a mesma de Jogos Vorazes) é uma das sobreviventes poderosas que por volta dos 10 anos de idade foi enviada para um desses campos e ficou lá por 6 anos até conseguir fugir com a ajuda de Cate (Mandy Moore).

    Parece com algo que já vimos por aí na Netflix, não é mesmo? Mas quem é o ovo e a galinha nessa história? Esse filme é uma adaptação fiel do livro de mesmo nome da autora Alexandra Bracken, que serviu de inspiração para a criação da série Stranger Things. E adivinha, quem participa da produção do filme? Exatamente! Os mesmos produtores da nossa série querida.

Depois desse breve momento Vídeo Show voltemos ao filme... Já do lado de fora Ruby descobre que praticamente não existem mais crianças no mundo e os lugares por onde passa estão completamente abandonados. A adolescente permanece na sua fuga até encontrar um grupo de sobreviventes, de fugitivos de um outro campo de concentração que estão à procura de um campo de refugiados 

O filme aborda várias questões atuais e de extrema relevância como a segregação racial, por cores no caso do filme, de acordo com o poder de cada criança; preconceito; empoderamento ao colocar uma menina negra como protagonista, mas isso tudo é abordado sem cair no clichê. 
Mentes Sombrias é uma mistura de Jogos Vorazes com X-Men, porém isso não o torna um filme tão ruim, pelo contrário. Achei o filme legalzinho, dinâmico (principalmente no início) e mesmo voltado para um público mais adolescente acho que até pessoas que já saíram dessa fase como eu irão gostar. Para isso é necessário se desligar um pouco daquele velho preconceito de que filme para adolescentes são ruins e superficiais. Os temas presentes no filme precisam ser discutidos fora das telas e esse filme, por mais que seja entretenimento, vem nos abrir os olhos para algo que é muito comum e infelizmente negligenciado. Agora só resta aguardar a continuação já que o final deixou isso bem claro.

Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.


*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.

5 comentários:

  1. Desde que li a sinopse do livro fiquei super interessada em ler, aí fiquei sabendo do filme me interessei mais ainda... Agora vem com mistura de Jogos Vorazes e X-men? Esse momento é meu!! Kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Nunca achei filme para adolescentes superficiais ou vazios,mas em contrapartida, fico meio pé atrás com essa mistura de grandes filmes.
    Juntar Jogos e X-Man por exemplo. Não sei se deu muito certo não.rs Medo de acabar sendo mais do mesmo, sem nenhuma grande novidade.
    Mesmo assim, se puder, com certeza verei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Mistura de Jogos Vorazes e X-Men? Já queroooo hahaha

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ver este filme, mas acho que prefiro ler o livro antes ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Comecei á assistir mas acabei parando....Vou tentar novamente já que agora li algumas criticas legais...
    Bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)