segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Menina que via Filmes: Troca de Rainhas [Crítica]

Título Original: L'Echange des Princesses Título no Brasil: Troca de Rainhas Data de lançamento 16 de agosto de 2018 (1h 40min) Direção: Marc Dugain Elenco: Lambert Wilson, Olivier Gourmet, Anamaria Vartolomei mais Gêneros Histórico, Drama Nacionalidades França, Bélgica
#126







por Cecilia Mouta

Troca de Rainhas é um filme que se passa em 1721 e conta a história de duas nações, França e Espanha, que, para tentarem manter a paz, resolvem fechar um acordo de troca de princesas. Anna Maria Victoria, de 4 anos, vai para a França para se casar com o rei da França, Luis XV - de 13 anos. Louise Elisabeth d'Orleans, de 12 anos, vai para a Espanha casar com o príncipe herdeiro Louis I, com 13 anos. O filme começa com todo esse envolvimento das duas partes para as trocas de futuras rainhas e já podemos perceber comportamentos diferentes em cada uma delas. O primeiro ato do filme também apresenta de forma muito boa os personagens do rei Luis XV e do herdeiro Louis I. Mas quando o filme passa para o segundo ato é quando a história deixa a desejar.
Achei um pouco arrastado, o filme ficou sem ritmo e os conflitos muitas vezes perderam força. Porém, quando o filme se aproximava do final, a história voltou a ter fôlego. Também achei que a trilha sonora deixou um pouco a desejar. Já que o roteiro pecava em criar algumas situações de tensão, a música poderia ter entrado para potencializar os conflitos mornos e trazer uma outra sensação para as cenas. Outro ponto negativo do filme foi o casting dos atores.
Todos os personagens eram muitos jovens na história, mas os atores que interpretaram a princesa Louise Elisabeth e o príncipe herdeiro Louis I não condizem com a faixa etária dos personagens. E isso acabou comprometendo a compreensão. Não são todas as idades que são reveladas na história e, muitas vezes, fiquei sem entender a atitude, especialmente de Louise Elisabeth, pois achava que ela já era velha o bastante para aceitar certas coisas. Foi quando o filme terminou que eu fui procurar informações e descobri que, na verdade a atriz tinha 19 anos, mas a personagem tinha 12 anos. Quando descobri isso, muita coisa fez sentido. Apesar do casting ter falhado no quesito idade, não falhou no quesito talento. As atuações estavam todas muito boas.

Mas o ponto alto do filme foi a fotografia. A iluminação traz um pouco da referência barroca nos ambientes internos, em momentos de tensão, e muitas cenas pareciam um verdadeiro quadro de obra de arte. Por mais que a história tenha algumas falhas na questão do roteiro, Troca de Rainhas é um filme que fala de um momento histórico importante para as nações francesas e espanholas e é um bom filme para assistir.


Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.


*Cabine de imprensa à convite da distribuidora.


Para assistir a crítica da Raffa Fustagno em vídeo:

nota: 



6 comentários:

  1. Cecília!
    A fotografia parece mesmo linda!
    Como as personagens são jovens, deriam mesmo ter encontrado atorres cndizentes com a idade.
    Desejo uma ótima semana!
    “.A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. Li a crítica e acabei vendo o vídeo ontem. Mas sinceramente, não sou fã de monarquias também não.
    Ainda mais com isso, de casamentos entre crianças ;/ coisa mais mórbida eu diria. Estragar a inocência desta forma.
    Mas em contrapartida, o século era outro, os costumes eram outros e como é baseado em fatos reais, a gente sabe que era assim e até pior em muitos casos, onde os fatos eram consumados sim.
    A morte era mesmo assim. Pegava os mais jovens.
    A fotografia parece ser linda, cenários e se for ver, será apenas por isso.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Fiquei curiosa pra conhecer esse filme, eu curto mto o gênero e espero gostar do filme...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super curiosa em assistir por causa do título e do pôster!! Adorei as críticas, essa diferença das notas e dos apontamentos, quero muito assistir :)

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse filme estava no circuito do Varilux deste ano e na época fiquei curiosa mas não consegui assistir, acho que agora assistirei!

    ResponderExcluir
  6. Não fiquei muito interessada neste filme, talvez mais pra frente o veja ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)