quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Menina que via Filmes: A Freira [Crítica]





















Título Original: The Nun
Título no Brasil: A Freira
Data de lançamento 6 de setembro de 2018 (1h 37min)
Direção: Corin Hardy
Elenco: Demian Bichir, Taissa Farmiga, Jonas Bloquet mais
Gênero Terror

Nacionalidade EUA
por Reinaldo Barros


Finalmente chegou aos cinemas o filme que vai nos explicar a origem daquela doce figura presente nos filmes Annabelle e Invocação do Mal. Não falo do passado da senhora Warren, e sim da freirinha simpática que a atormentou. Como já sabemos do último filme (Invocação do Mal 2) a freira nada mais é do que o demônio Valak, o 62º catalogado em A Chave Menor de Salomão e nesse filme descobriremos como ele fugiu de sua prisão. 

    Começamos numa Romênia alguns anos antes das travessuras do Valak mundo afora. E não, nada de Drácula por aqui. O filme se passa praticamente inteiro numa fortaleza romena, que atualmente é uma abadia com pouquíssimas freiras. Após o suicídio de uma delas o Vaticano envia um casal de investigadores para o local. Tanto o padre quanto a noviça foram escolhidos a dedo para essa missão, pois cada um possuía em seu passado as respostas para decifrar esse enigma. O padre (Demian Bichir) já havia participado de um exorcismo de uma criança camponesa e a noviça (Taissa Farmiga) teve inúmeras visões quando criança, sendo que todas elas tinham algo em comum. 

    O filme começa numa esfera bem sombria, depois dá uma amenizada para introduzir os personagens principais e te fazer relaxar com um pouco de humor. No entanto é por pouco tempo, logo o clima sombrio volta e domina até o final. Falando nisso, eu achei esse filme melhor do que os outros 4, mesmo com a previsibilidade dos anteriores. Nos outros filmes eu não tomei susto e não me impressionei com nada, pois a atmosfera deles e o enredo não me cativaram como esse. Para mim o conjunto da obra desse foi superior e não precisou daquela muleta do “baseado em fatos”, mesmo tendo sido em parte.

    A Freira é um filme legalzinho, mas me incomodei com dois clichês bem presentes. O primeiro é aquela ingenuidade típica das vítimas desses filmes, mesmo sabendo que a morte espera ao lado a pessoa vai achando que vai descobrir e afugentar o mal. O segundo foi o some e desaparece em frações de segundos, deram uma abusada mesmo sendo sobrenatural. Apesar disso não acho que o filme mereça os bocejos que escutei, pode ter clichê e uma certa previsibilidade (Não total), no entanto vale o ingresso, e o filme está longe de ser ruim ou péssimo como Hereditário e Slender Man.    


******************************************************














por Bianca Silveira

Se você gosta de filmes de terror e já viu os filmes da franquia de Invocação do Mal deve ter reparado na freira do capiroto que volta e meia aparece para nos assustar. O filme A Freira conta justamente a origem da freira demoníaca, lá na década de 50. Após uma freira cometer suicídio na Romênia, o Vaticano envia padre Burke (Demian Bichir) e uma noviça prestes a se tornar freira, Irmã Irene (Taissa Farmiga), para investigarem o convento e se deparam com um demônio que toma a forma de uma freira mais uma vez interpretada pela atriz Bonnie Aarons
O spin off de Invocação do Mal não é exatamente um filme que de muitos sustos, é mais sombrio, diferente da franquia original que se valia de fatos reais para dar mais sustinhos e nos fazer perder o sono. Os atores Vera Farmiga e Patrick Wilson fazem uma participação especial neste filme também. Aliás um detalhe curioso é que Vera Farmiga, que interpreta Lorraine em todos os filmes da franquia é irmã de Taissa Farmiga que interpreta a noviça. Taissa ficou conhecida por fazer algumas temporadas de American Horror Story, parece que trabalhar com séries de terror é algo de família mesmo. Ah sim, já ia esquecendo de mencionar Frenchie (Jonas Bloquet) que é a pessoa que encontra a freira suicida e ajuda o padre e a noviça na investigação e é ele quem dá o tom cômico ao filme no meio da tensão. 
Como já disse aí em cima A Freira conta a origem da freira demoníaca e é presença constante na franquia original, portanto é interessante ver os outros filmes antes se você quiser saber de quem se trata. Eu gostei do filme, a história é bem construída, a interpretação dos atores está ótima, mas no quesito susto esse particularmente não me assustou tanto quanto os outros. Acredito que pelo fato de Invocação do Mal ser baseado em fatos reais e isso me dá mais medo. Mesmo assim vale a pena assistir, principalmente se você estava curioso para finalmente saber quem é a misteriosa freira demoníaca

Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.


*Cabine de imprensa à convite da distribuidora

5 comentários:

  1. Então...rs
    Mesmo tendo visto os outros filmes (de dia), nunca escondi que sou uma medrosa do caramba e corro léguas de filmes de terror.
    Pelo que li acima nas duas opiniões,não vou perder muita coisa se pular esse filme.
    Posso ser muito sincera??
    Tô com medo!Rsss
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Desse filme passo bem longe, anos sem assistir um filme de terror se quer kkkkk mas gostei das críticas :)

    ResponderExcluir
  3. Raffaaaa!
    A pessoa aqui não vê a hora de assistir!
    tô me borrando, assim como fi com os outros filmes, mas eu nem ligo...
    Qro mto ver!
    kkkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. * Freira do capiroto - hahahahahahaha
    Confesso que se tem uma coisa que eu NÃO OLHO NUNCA é filme de terror, confesso que só de ver as imagens já me arrepia. É um gênero que não gosto, por trauma e medo mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Reinaldo!
    Achei bacana: "filme legalzinho"...kkkkkk Não é essa coca cola toda, mas na sua opinião é melhor que os anteriores.

    Bianca!
    Só pelo fato de descobrirmos a 'origem' da Freira, acredito que valha a pena assistir, principalmente para quem como eu, assistiu os anteriores.

    Bom final de semana!
    “A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina como sermos felizes, mas como devemos tornar-nos dignos da felicidade.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA SETEMBRO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)