terça-feira, 9 de outubro de 2018

Menina que via Filmes: Legalize Já [Crítica]

Título Original: Legalize Já
Data de lançamento 18 de outubro de 2018 (1h 30min)
Direção: Johnny Araújo, Gustavo Bonafé
Elenco: Renato Góes, Ícaro Silva, Ernesto Alterio mais
Gêneros Biografia, Drama
Nacionalidade Brasil















por Bianca Silveira

Estão achando este nome familiar? Calma gente, este post não é para fazer campanha a favor da legalização das drogas, é só mais uma crítica de filme mesmo. Essa semana fui conferir a cabine de Legalize Já - Amizade Nunca Morre, o filme que conta a história dos criadores da banda Planet Hemp, muito popular no final dos anos 90 e que ficou famosa justamente por defender a legalização da maconha e se envolver em diversas polêmicas. Mas não vá pensando que o filme é só sobre isso, muito pelo contrário. O filme é sobre dois amigos que usam a música para se expressarem. Então deixe seu pré-conceito de lado e venha conferir esse filme que vai fazer você se emocionar e se surpreender. 


O filme mostra a história da criação do Planet Hemp, porém mais do que isso, mostra a história da amizade de seus dois criadores, Marcelo D2 (Renato Góes) e Skunk (Ícaro Silva). Os dois se conhecem por acaso na Lapa, centro do Rio, fugindo da polícia e acabam se esbarrando e ficam amigos. Marcelo e Skunk vivem de bicos e sem perspectiva nenhuma de futuro eles sentem na pele o que é ser discriminado pela sociedade, um por ser negro e o outro por ser pobre. Skunk luta pela vida, ele é aidético e além de sofrer com a marginalização e preconceitos da sociedade sofre também com as consequências da doença, mas ainda sonha em se sustentar por meio da música. Marcelo era um jovem marrento que vende camisetas de bandas de rock na lapa e sua namorada está grávida e estão tentando juntar dinheiro para tentar fazer um aborto. Com gosto musical parecido a amizade entre os dois foi ficando cada vez mais forte. Skunk via em Marcelo um grande talento e queria usar suas letras em suas batidas.

Confesso aqui que gostava das músicas do Planet Hemp, mas pouco conhecia sobre a história da sua formação. A amizade de Marcelo e Skunk é retratada de uma forma muito bonita, muito além de falar sobre maconha o filme retrata a vida de dois jovens que lutam para não se render ao sistema opressor e sonham em viver de música. Todo filme tem uma história de amor e neste a história de amor, de amizade, é entre Marcelo e Skunk. Ícaro Silva Interpreta Skunk e para variar está arrasando e Renato Góes como Marcelo não fica atrás e a sintonia entre os dois é incrível. O filme é repleto de influências musicais dos dois que tinham como referências rappers americanos, porém tem também pagodes e axé de sucessos da época para mostrar o desespero dos dois jovens de conseguirem mostrar a sua voz. Então insisto em falar, o filme não é só sobre maconha é sobre o sistema, que se você não se rende você vira um marginal. As cenas finais do filme são emocionantes, então se você gosta de um bom filme nacional este vale a pena conferir.

*Nossos colunistas são voluntários e não recebem qualquer quantia do blog que não tem fins lucrativos.

* A opinião do filme ou das resenhas pertence ao colaborador que se compromete a enviar uma crítica de sua autoria para ser publicada no blog e divulgada nas demais redes sociais.

*Cabine de Imprensa à convite da distribuidora 


3 comentários:

  1. Engraçado que a gente ouve, vê e gosta do trabalho de tantas pessoas mas nunca, ao menos na maioria das vezes, se dá conta de que houve e há uma história ali por trás.
    Acompanhei o trabalho do Planet há muito tempo e curtia muito. E oh, ainda curto o Marcelo, apesar de achar ele sumidaço!rs
    Por isso, já tinha dado um "zóiu" neste longa e não vejo a hora de poder conferir.
    Acho que tudo que envolve música, luta e amizade seja muito válido!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, fiquei bem curiosa pra assistir.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de filmes nacionais e fatos reais, também não sei nada sobre os integrantes do Planet Hemp, conheço algumas músicas e só.... Gostei muito da sua c´rtica, e com certeza ir ver assim que chegar aqui..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)