segunda-feira, 1 de outubro de 2018

[Resenha] Me Chame Pelo Seu Nome @Intrinseca

Título Original: Call Me By Your Name
Título no Brasil: Me Chame Pelo Seu Nome
Autor: André Aciman
Tradução de Alessandra Esteche
Editora Intrínseca
Número de págs: 287
#124
por Raffa Fustagno

Livro com conteúdo adulto LGBT. 
Assisti o filme antes, por essa razão o rosto dos personagens desse filme para mim já estava formado, quem me acompanha por aqui sabe que amei o filme que depois levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. 
Quando pedi o exemplar de parceria da Intrínseca o li em apenas um dia, sim, como podem ver há alguns livros que não estão na votação de "mais pedidos da semana" mas quando acabo lendo algo tão inspirador assim e no momento certo preciso dividir com vocês.
Vamos à história. Elio é um adolescente, como todos nós na idade dele já vivemos, é uma época de descobertas, e ele nem imagina o que acontecerá nesse verão. Seus pais tem uma casa na Riviera italiana, seu pai é um professor e recebe nesses verões extremamente quentes estudantes de diversas nacionalidades, o da vez que é contada é a chegada de Oliver, um americano que irá se hospedar na casa dele.

Vale lembrar que o livro tem tom de "lembranças" assim como no filme, Elio recorda do verão em que fez a descoberta de que assim como gostava da namoradinha que estava sempre por perto, ele também sentia atração por homens, e ele descobre isso ao conhecer Oliver e não querer somente amizade mas sentir desejo por ele.
Pode parecer forte, impróprio já que ele é menor de idade e o americano é mais velho, mas nada disso pesa quando lemos o livro que muito mais intenso que o filme e que as cenas de sexo entre os dois são de conteúdo adulto, mas se você é maior de idade, se entregue nessa leitura porque eu mais uma vez amei essa história.
Elio não fala em nenhum momento que ama, mas nem precisa, seus gestos, suas descrições a fundo feitas pelo autor, é uma experiência ainda melhor que a do cinema, acredite,é ainda melhor.
Preciso fazer uma comparação de que no filme há um final para namoradinha dele, de Elio, mas no livro ela não é mais tocada quando ele se apaixona por Oliver, e não há como não querer que eles fiquem juntos, você assim como eu não vai mais lembrar da diferença de idade, porque é isso que gosto em histórias assim, o como o amor nos faz fazermos descobertas sobre nós mesmos.
Em tempos onde o ódio sem nenhuma necessidade se instala em nossa sociedade, onde pessoas se acham no direito de dizer a quem devemos amar, e o que é certo e errado para nós.
Uma pena que não tenha tido a chance de conhecer André Aciman na vinda dele ao Brasil, porque eu fiquei fissurada nessa história e pretendo muito em breve trazer mais resenhas de livros dele para vocês.

4 comentários:

  1. Acabei vendo o filme uma vez e não gostei nadinha. Daí, começaram as resenhas do livro pelos blogs que acompanho e acabei lendo o livro e me apaixonando pelas letras do autor. A maneira delicada, suave que ele conseguiu construir um enredo tão bonito.
    Aí fui lá e? Vi o filme de novo e adorei!!!rs
    Super indicados, tanto o livro quanto o filme!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei pelo filme e não quis terminar. Já comprei o livro e lerei assim que possível!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não vi o filme e não li o livro, todo mundo elogia muito, mas de ver essa diferença de idade entre os atores me da uma coisa estranha kkk tenho que assistir/ler para mudar isso então... Kkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o filme e gostei bastante.
    Quando foi lançado, eu queria ter lido o livro primeiro, mas não deu...acabei vendo o filme assim que chegou aqui, não resisti...esse livro ainda continua na minha lista de leitura..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)