Título no Brasil: Eu Perdi o Rumo
Autora: Gayle Forman
Editora Arqueiro
Tradução de Mariana Serpa
Número de págs: 238
#141
por Raffa Fustagno
Até hoje não li nenhum livro de Gayle Forman que não tenha gostado, e acredito que os lançados no Brasil somando com esse, já tenha lido todos. Gosto da forma como ela aborda o drama de suas histórias envolvendo a atualidade e os anseios de suas protagonistas jovens e muito reais.
Você lembra dela de Se eu ficar? Ou pelo menos viu o filme? Estamos falando da mesma autora que emocionou multidões. dessa vez ela não foge do que lhe é sabidamente um dom: oferecer um romance que nos toca e nos conecta com seus personagens.
Freya, Harun e Nathaniel, são três adolescentes que nunca se encontraram, mas que por essas obras do destino, acabam se conhecendo por causa de um acidente em um parque de Nova York. De origens completamente diferentes, com valores e atitudes distintos, eles se reconhecem ao conhecerem um ao outro, ainda que também pensem diferente em muitas questões.
Freya é a personagem mais atual, lembrei de todas as jovens cantoras que começaram no Youtube como Luisa Sonza e Gabi Luthai, mas está passando por um drama, imagina uma vocalista em ascensão que perdeu a voz? A gente já se comove só de estar aqui citando na resenha, imagine eu lendo esse livro?
Enquanto os outros 2 personagens estão sofrendo por outras razões: Harun perdeu uma pessoa que ama muito porque optou por uma coisa na vida enquanto Nathaniel perdeu a esperança no mundo por causa de outro fato que não revelarei para não estragar as descobertas bacanas dessa história.
Mesmo para nós adultos, mudanças e perdas são muitas vezes sofridas, e o que conecta esses 3 jovens é perceberem que estão vivendo momentos parecidos de angústia por razões completamente diferentes mas que os fazem se sentirem desafortunados nessa coisa insana chamada vida!
A autora nos brinda com diálogos maravilhosos, com uma cidade descrita como se estivéssemos vendo os 3 e já possamos imaginar exatamente a cena - até imaginei uns atores famosos, quem nunca? - onde são percebidos pontos em comum entre eles, costumo dizer que onde falta esperança e fé falta tudo. E é isso que Gayle nos mostra.
Indico ler com cuidado, deliciar cada descoberta dos personagens, reviver com eles suas dores e não julgá-los, cada um sabe onde o sapato aperta, não é mesmo?
Mais uma vez a autora prova que fazer emocionar é com ela mesma, que livrão, minha gente!
Confiram outras resenhas de Gayle Forman:
Em primeiro lugar que show a imagem do livro com a "Dona Tristeza" ali.rs Ficou lindinho!!!
ResponderExcluirMesmo sem conhecer a fundo o trabalho da autora, sei o quanto ela tem isso realmente.De jogar o leitor no enredo e fazer com que todos os sentimentos venham á tona!
Ainda não pude ler este último trabalho,mas não vejo a hora de poder conferir ele.
Com certeza, lerei!!!
Beijo
Oii!
ResponderExcluirAdoro a escrita da Gayle, ler livros dela na época, foi uma experiência mto boa, estou louca pra conhecer este livro tbm, espero curtir quando a oportunidade aparecer.
Bjs!
Ps: Foto linda!!