Título Original : Velhos são os outros
Autora:Andréa Pachá
Editora: Intrínseca
Número de Pagas: 208
Sinopse:
O novo livro da autora de Segredo de Justiça, que inspirou a série de sucesso no FantásticoDepois de quase vinte anos à frente de uma Vara de Família, cuidando de casos de divórcios, pensão, guarda e convivência familiar, a juíza Andréa Pachá se viu diante de um novo desafio: assumir uma Vara de Sucessões, onde lidaria com julgamentos de inventários testamentos e curatelas. É a partir das experiênciasdessas audiências que Pachá desenvolve seu novo livro Velhos são os outros.Com talento singular para transformar as vivências no tribunal em ficção e uma capacidade impressionante de criar personagens muito vívidos e com desejos emotivações com os quais todos se identificam, Pachá narra acasos do tempo, da memória e das relações em família da perspectiva da Justiça mas sobretudo da perspectiva humana. Histórias delicadas, bem-humoradas e emocionantes sobre a longevidade pela qual tantos de nós anseiam — aquela que trará consigo as alegrias, dores, descobertas e perdas que só quem já caminhou bastante pode experimentar.
Resenha:
Eu realmente acredito que todo ser humano dos 15 anos para cima deve ler esse livro, para aprender ou entender a mente dos idosos e como eles se sentem, até mesmo se preparar para o inesperado que é a velhice.
Ele conta relatos de vida, vontades não sendo atendidas, alegrias e tristezas vividas pelos idosos e suas famílias.
Esse livro é como uma introdução mas só que relatada aos olhos da autora sobre a velhice e como eles se sentem quando seus direitos são tirados, quando percebem que não conseguem mais dar conta de tudo, quando muitas vezes se veem sozinhos e com medo do inesperado.
Ele é tão realista, tão minimalista que você não consegue parar de ler e pode sentir em cada palavra a sensibilidade e atenção da autora que é a Juíza Andréa Pacha que é responsável pelos julgamentos de inventários, testamentos e curatelas , ela trata processos de pessoas idosas que muitas das vezes estão sendo impedidas ou tendo seus direitos tirados e ficando incapazes de decidir seu próprio destino e também resguarda o direitos daqueles que estão se preparando para o inesperado.
A cada página e relato que você lê você se sente do lado da autora vivenciando aquilo, você sente que muitas vezes no meio daquela situação como se uma filha que anulou seu pai, mãe ou avós, não dando a devida atenção ou não deixando ele completar aquela frase que ele demora a formular,confesso a vocês que certas vezes eu senti certa angústia e parei para perguntar “será que eu estou fazendo isso com meus pais?Muitas das vezes os filhos se sentem no direito e dever de tomar as rédeas da vida do idoso aquele famoso ditado “ O pai vira filho”, mas eu realmente acredito que esse livro ensina ao contrário ele ensina o respeito, ensina a dar espaço para nossos pais e avós, ensina paciência e amor e que nenhum de nós tem o direito de tirar a liberdade ou até mesmo anular aquela pessoa.
Velhos são os outros mostra que ao mesmo tempo que temos que nos preparar para o processo de envelhecer , mostra que não é o fim, ele demostra que esse processo da velhice começa silencioso e que demora ser aceito tanto para os idosos como para a família.
Ao mesmo tempo que envelhecer não é fácil, você aceitar isso é menos ainda,em todos os relatos eu senti um silêncio e mesmo que vivenciando todos essa histórias como uma leitora e mesmo com palavras,eu realmente acredito que esse silêncio se dá porque é impossível você não se imaginar naquela situação. E é nessa hora que você percebe a importância de estar perto de quem você ama e a não perder a voz e a se isolar mesmo sendo difícil.
Velhos são os outros, é um guia ideal que mostra um pouco como funciona a velhice e que mesmo sendo difícil, temos que passar por esse processo e nossos desejos, amores e desamores tem que ser respeitados e que no final o respeito e amor que importam.
* Livro recebido em parceria com a Editora Intrínseca.
Preciso deste livro!!!E não somente por me sentir velha, mesmo já sendo..rs mas por trazer este cansaço da minha geração.
ResponderExcluirHoje, um geração de idosos sem tempo, é o que penso!!!
Com certeza, o livro vai para a lista dos mais desejados. Precisamos nos alertar o tempo todo, sobre esta velhice que não nos pertence!
Beijo