terça-feira, 20 de novembro de 2018

Semana Especial A Menina que Roubava Livros: Diferenças entre Livro x Filme - @intrinseca - dia 2















Resenhei o livro em 2014, cliquem aqui para conferir, também falei o que achei do filme aqui
A maior diferença do livro para o filme que recordo é que no meio dos diálogos, diferente do livro, inseriram palavras em alemão mas o filme todo é no idioma inglês. Sempre digo a vocês o como amo que as histórias se passem em seus idiomas de origem, mas entendo que o filme por ser uma produção americana não tenha acontecido isso. Achei desnecessário colocar palavras em alemão para nos lembrar que se passa na Alemanha, se você já leu, sabe que nossa protagonista está vivendo no meio da Segunda Guerra Mundial, e isso é semelhante tanto no livro quanto no filme, ela começar sem saber ler e depois ficar apaixonada por livros, mas lembrem-se que ela apenas rouba 3 livros, e dentre estes um que ia ser queimado nas imensas fogueiras nazistas de livros que não eram a literatura apoiada por eles, considerada lixo ( já falei muito sobre esse tema nos livros de nazismo que resenhei aqui no blog ou no Canal).
Aqui abaixo coloco alguns pontos que foram diferentes no livro para o filme, tem SPOILERS, atenção.  

  • No livro um dos momentos mais tensos são sabermos que os filhos do casal que adota Liesel tem 2 filhos nazistas, no filme isso não existe, são personagens que não fazem parte.
  • Max, o melhor amigo, no filme, sonha diversas vezes que luta com Hitler, se não me engano é um boxeador, isso é algo divertido no meio de tanta notícia triste, infelizmente ficou de fora do filme também.
  • Liesel encontra Max em uma Marcha de Judeus e é muito emocionante esse relato no livro, no filme ele também não existe
No entanto, nada disso faz com que o filme não mereça ser assistido, raramente um filme supera sua obra original, o livro é meu favorito mas o filme é belo e tem ótimas atuações. 
Quem já viu, o que achou? 


Um comentário:

  1. Se a gente for conferir tudo a fundo, nem são tantas diferenças assim.rs
    Sei lá, vejo como ler a mesma história com duas versões. Iguais no total,mas com estas "diferencinhas".
    Amei o livro e também é meu favorito, por isso, de criar o cenário, viver a dor...tudo aqui na imaginação.
    Mas o filme é belíssimo e aliás, vou rever hoje ainda!rs
    Esta semana está sendo incrível!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)