por Reinaldo Barros
O VFX Rio é um evento da Associação Brasileira de Tecnologia Visual voltado para especialistas e amantes dos efeitos visuais, ou efeitos especiais, que predominam no mundo do entretenimento. Nele se reúnem empresas dedicadas à produção e exploração do efeitos visuais, realidade virtual, realidade aumentada e computação gráfica.
A quarta edição do VFX aconteceu no Museu de Arte Moderna, ou MAM para os mais íntimos. Ao todo foram 21 palestrantes de algumas das principais áreas dos efeitos especiais, textura, realidade virtual e aumentada. Qual a diferença entre esses dois últimos? Simplificando de modo bem grosseiro RV é aquele trambolho que colocamos no rosto, que nos transporta para um ambiente virtual. Já a RA é o Pokémon Go, ou seja, coloca no plano real algo virtual. Outro exemplo desse último são as lentes de contato que ficam passando informações praticamente dentro do seu olho. Sabe aquilo que a gente vê em Carbono Alterado da Netflix? Pois é, já está rolando algum tempo para os matusas contemporâneos.
Como disse anteriormente foram mais de 20 palestrantes e todos com assuntos interessantes, uns mais outros menos, isso de acordo com o seu conhecimento e paixão por esse universo. Confesso que boiei em algumas, pois era um conhecimento muito técnico e específico para profissionais deste segmento. Entretanto, outros palestrantes foram mais amplos em suas palestras e expuseram conteúdo agradável e inteligível para o grande público.
Dentre essas as que mais me chamaram a atenção foi a do brasileiríssimo Paulo Paulino, um texturizador, que como a maioria de seus compatriotas, precisou sair do país para estudar e trabalhar na área de computação gráfica e acabou por se tornar uma referência na área; outro palestrante, na verdade grupo de palestrantes, foi a equipe responsável pelos efeitos da primeira novela medieval da Globo, Deus Salve o Rei. Só na pré-produção foram criados mais de 1 milhão de arquivos, um total de 20 TB (1TB = 1024 GB). A equipe de computação gráfica chegou a contar com 35 pessoas fixas, enquanto o padrão da emissora não ultrapassava 7 indivíduos; por último e não menos importante estava a mais aguardada das palestras, a de Kelly Port, supervisor de artes visuais na Digital Domain. Só nessa empresa Kelly colaborou com os efeitos de filmes como Vingadores: Guerra Infinita, Senhor dos Anéis, Star Trek Nemesis, King Kong e outros como Malévola e A Bela e a Fera.
Lembram que eu falei da pré-produção de Deus Salve o Rei? Então, Vingadores 4 teve 96 PB só de renderizações. Mas quanto vale um PB? Mesma continha simples: 1PB = 1024 TB. E eu aqui achando que no meu pendrive de 16 GB cabia tudo . . .
O VFX Rio foi uma experiência muito bacana, pois lá eu tive contato com essas informações de bastidores, algo que geralmente se tem quando você é próximo de um grupo ou uma área especifica. Uma coisa que tenho que falar sobre o evento é sobre a programação, que ficou ótima no primeiro dia, nos outros também, só o horário para almoço ter sido reduzido para uma hora que não foi legal rsrsrs No MAM até tinha um lugar lá aonde você poderia comer alguma coisa, mas nem todo mundo quer pagar caro pra ficar com fome, não é mesmo? O que eu queria falar da programação foi o modo como as palestras foram dispostas, dava para assistir TODAS! Você não ia perder a X se fosse na Y. Sabem do que estou falando, né? Tem evento que te obriga a levar seus clones na mochila e soltá-los depois da roleta para cada um ir nas palestras que acontecem no mesmo horário em salas diferentes.
*Agradecemos o convite da assessoria
Sempre bom esses eventos para ficarmos por dentro de novidades e informações sobre os filmes :)
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