quinta-feira, 25 de abril de 2019

Menina que via Filmes: Vingadores - Ultimato [Crítica]

Título Original: Avengers Endgame
Título no Brasil: Vingadores - Ultimato
Data de lançamento 25 de abril de 2019 (3h 01min)
Direção: Joe Russo, Anthony Russo
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo mais
Gêneros Ação, Fantasia, Aventura
País: EUA
#102
por Raffa Fustagno


Essa crítica tem spoilers dos filmes anteriores, e caso você não tenha assistido a nenhum trailer recomendo que leia depois de ver o longa. 


Todo mundo ama Os Vingadores, não por acaso, em meus anos de vida cinéfila lembro de apenas uma vez que foi uma luta parecida com a deles em cena conseguir um ingresso, e estou falando de uma época onde a internet praticamente não existia e fiquei 4 horas na fila para conseguir ingressos para meu irmão ver Street Fighter. A venda de Vingadores- Ultimato já bateu  muitos recordes, ontem à noite – ou melhor na madrugada – fui acompanhar meu marido na sessão de meia-noite e um minuto do filme mais aguardado pelos fãs da série. A forma como foram chegando no Kinoplex São Luiz em plena quarta, sem nenhum feriado no dia seguinte, já emocionava. Os fãs ou acompanhantes dos fãs lotaram o saguão em filas que mal davam para ver onde começavam ou onde terminavam. As 4 salas estavam com todos os assentos  vendidos, em tempos de crise onde o ingresso custou no mínimo 25 reais ( se pago a meia-entrada) isso já é de se espantar. 

Eram tantas camisetas dos heróis que acho que eu  era uma das poucas que vestia “roupa de trabalho”, parecia tia do meu marido que animado tratou de colocar o uniforme: bermuda, tênis e tshirt da Piticas ( que vende as camisetas oficiais do filme).
Entramos, sentamos – na 1ª fileira, só conseguimos essa mesmo tendo comprado os ingressos no 1º dia de vendas, meu pescoço está sofrendo hoje – e nos preparamos para 3 horas de longa. 
A introdução faz-se necessária para que eu mostre o como essa não foi uma sessão normal de meia noite, como a de muitos filmes de terror ou de heróis que assistimos.
Para quem já viu o anterior, sabemos que Thanos com sua manopla lotada de pedras poderosas – não espere aqui uma especialista porque diferente do meu marido nunca li nenhuma HQ deles, quem me acompanha aqui sabe que sou fã da DC, mas curto muitos heróis deles como Pantera Negra e Homem de Ferro e foi na esperança de ver um e rever o outro que assisti o filme.
Não falarei spoilers, mas darei minha visão do que vi ontem, quando o filme começa já temos a reunião dos que sobraram do filme anterior – isso está no trailer – como Tony Stark ( Robert Downey Jr) que está preso e será salvo por alguém que adoro, em seguida temos Steve Rogers, o Capitão América ( Chris Evans) e Natasha/ Viúva Negra (Scarlett Johansson) que estão empenhados em irem atrás de Thanos ( Josh Brolin) para tentar trazer de volta os outros vingadores que viraram pó no filme anterior. É visível como Thor ( Chris Hemsworth) está abalado e desiludido com  o sumiço dos amigos, somente a força de vontade de Carol Denvers/Capitã Marvel ( Brie Larsson) faz com que ele se anime e queira pegar seu poderoso martelo novamente ( acho que ficou meio sexy essa frase, desculpem, não foi  a intenção).

À cada vingador que aparece vivo e pronto para batalha me senti em um Fla x Flu, a plateia vibrava e batia palmas, mas não de um jeito que incomodasse como recentemente citei a falta de educação em produções como Dumbo, ali, todos, inclusive eu que não sou “a fã” sabia o nome de todos, entendia o poder da presença de cada um deles na telona, assim como nós, pobres mortais, nossos heróis estavam desolados com a morte dos outros e a ficção serve para isso, para termos o poder de brincarmos de Deus e ressuscitar de alguma forma esses personagens para deleite de uma plateia fervorosa que tinham crianças acordadas até às 3 da manhã e idosos. Vingadores é uma marca sem idade, sem rótulos, ali não há diferença, ninguém lembra em quem votou na última eleição, a zona sul, a zona norte....todos estavam em salas de cinema pelo mesmo motivo, se algo mais une as pessoas assim, eu desconheço.
Difícil falar do longa sem dar spoilers, mas estou tentando. Confesso que vibrei quando o Homem de Ferro é salvo e cai nos braços da Pep – sempre insossa Paltrow, não consigo gostar dessa atriz- e passados 5 anos após um acontecimento que não esperamos, aparecem felizes com sua filhinha.
Ah sim, pulei o tal acontecimento porque de fato os que ainda estão vivos pós morte do anterior onde literalmente viraram pó, uma espécie de cremação em massa de 50% dos humanos bancado por Thanos, o vilão que amamos odiar, ele está de volta, e o reencontro é emocionante, ainda que esse não vá ser o decisivo. 
Falta mais...falta não desistir...mesmo com o que descobrem os ainda vivos Vingadores querem tentar mesmo que arriscando novamente suas vidas para trazer os amigos de volta. E é claro que teremos essa luta, mas como? Bom, tem ajuda do já apresentado no trailer, Homem Formiga ( Paul Rudd) e o fato dele ter surgido quando ninguém sabia que ele estava vivo ainda.
Agora é tudo decisivo, é o famoso é tudo ou nada, e claro que a Marvel não é boba e com o roteiro precisa agradar quem entende tudo desse Universo e quem caiu de paraquedas na sala de exibição, não importa, as explicações convencem,  e preciso citar que as falas de nossa Capitã Marvel são inesquecíveis, as cenas dela  também são muito aplaudidas, entra e fica sua linda. Que mulher, que heroína. 
Não pensem que não faltam as piadas, mas elas não atrapalham em nada, elas fazem parte, e tudo se encaixa da forma que esperamos e ainda que a gente ria e – talvez- chore pela partida de uns e saudades de outros, há momentos que alguns já esperam e outros nem tanto, inesquecíveis igualmente, não sei se uma sessão dessas faz com que a gente sinta mais a emoção, acho difícil mensurar o que cada um sente vendo um filme desses, eu me arrepio, o do lado grita, uns batem palmas e outros esquecem que estão no cinema e pulam da cadeira quase que fazendo uma “Hola”...
Incrível ....não tem como sair neutro, Vingadores Ultimato é filmaço, para ver e não sentir as 3 horas passarem, para se empanturrar de pipoca e levar aquele casaco para aguentar o ar condicionado.
Valeu cada minuto não dormido, sigo amando o Homem de Ferro e o Pantera Negra, e que momentos eles tem nesse filme, senhoras e senhores. Assistam, nunca te pedi nada.


Gravei um vídeo sobre minha experiência.


8 comentários:

  1. Devo ir ao cinema na próxima semana ver este filme,mesmo sendo assim, bem avessa a super heróis e afins. Mas pow..é preciso encerrar a saga né?rs
    E pelo que li acima(primeira crítica com dedicação total) vou é adorar!!
    Verei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo o q vc disse. Chris Hemsworth, meu amor, minha vida (imitação de novela mexicana aqui). Foi um filmaço, chorei, ri, vibrei, e olha que nem sou super fã de Vingadores.

    ResponderExcluir
  3. Fui hoje na sessão de 13h, vc pode perguntar e o trabalho? Graças a Deus posso me esquematizar p isso, fui e to aqui trabalhando. Como vc disse que FILME, que FILME, vi numa sessão onde nem as crianças levantaram, teve sorrisos, choro, vibrações ... que coisa maravilhosa, é bom partilhar momentos assim mesmo como desconhecidos. Não senti as 3 horas de filme, muito BOM!

    ResponderExcluir
  4. As vezes sinto vontade de ver, mas dá uma preguiça... São mts filmes kkkkkk vou evitar ler, pq vai q decido assistir.

    ResponderExcluir
  5. Raffa!
    Vi hoje que o filme já está quebrando os records de bilheteria pelo mundo afora.
    Como boa fã, claro que vou assistir, aliás, já estou agoniada ´para poder ver meus super heróis favoritos em ação nnovamente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Fui ver o filme ontem mesmo! Não ia aguentar esperar muito para ver!
    Filmaço! E nem deu pra sentir as 3h, podia ter até mais q isso!
    Beijos 😊

    ResponderExcluir
  7. Vi à meia-noite e um também. Teve gargalhadas. Aplausos. Uma menina que, em dado momento, chorava de soluçar. Éramos uma torcida organizada que nunca tinha ensaiado e, mesmo assim, sabia o que fazer, quando gritar e quando ficar em absoluto silêncio.
    Em tempo: eu estava perto da porta. E ninguém - ninguém - saiu da sala em momento algum.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Vi esse filme hoje e sair do cinema chorando horrores e com o coração na mão..Eu nem sei o que comenta viu..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)