Autora: Raffa Fustagno
Nº de págs: 214
Gênero: Romance Infanto-Juvenil
Editora Fora da Caixa
Formato lido: Ebook
por Letícia Nascimento
Sinopse: 1994. O ano em que começa a história da Leah.
Uma adolescente da zona sul do Rio de Janeiro, de quase 15 anos, que ao mudar de escola se encanta de imediato por Lucas, o irmão de sua mais nova melhor amiga.
São tantas as complicações nessa idade, que além de nunca ter beijado ninguém antes, lidar com uma paixão não correspondida não é exatamente o que ela precisa.
Entre cartas para seu amor e seus desafetos - que jamais deveriam ser lidas em voz alta-, e eventos marcantes que ocorreram nesse ano, a trama é embalada por músicas da sua dupla preferida, Sandy e Junior.
Aventure-se nesse mundo romântico, talvez nem tanto, e seja levado de volta ao passado com uma trilha sonora de fazer todo mundo pular.
5...4...3...2....1!
Resenha
O ano é 1994..... ( Gente meu ano haja quem dera....). Esse turu turu conta a história de Leah, uma adolescente que está prestes a completar 15 anos, da zona sul, e vai iniciar em uma nova escola. Lá ela se apaixona completamente, mas nada vai sair como o esperado.
Leah como toda adolescente normal, tem algumas questões a serem resolvidas, e nessa nova escola ela vai passar por coisas novas boas e ruins. A escola de Leah é católica diferente de tudo que ela está acostumada, mas ela não pode reclamar porque foi ideia sua entrar na escola.
De cara ela faz uma amiga que é Wanessa com W, desde o início ficaram amigas de cara, mas só que Leah esconde um grande segredo de Wanessa que logo ficaremos sabendo, já a amiga demora um pouco para se tocar.
Desde o início ela não vai com a cara de uma menina chamada Jéssica que a todo custo tenta ser amiga de Leah.
Quando eu comecei a ler Esse turu turu, sendo muito sincera , eu achei a Leah extremamente egoísta, não em tudo, mas em alguns aspectos, e também super mimada.
Pensando bem e relembrando minha adolescência e de amigas próximas eu pensei que todo adolescente tem isso com ele mesmo. Em querer as coisas para ontem, ou querer agradar aquele menino em particular ou menina, em não ir com a cara de uma pessoa de cara ,então eu realmente a entendo.
A protagonista se apaixona perdidamente por Lucas irmão de sua amiga Wanessa com W( hahaha. só consigo me referir à ela desse jeito).
Leah então começa a saga para conquistar Lucas sempre querendo esbarrar nele (propositalmente), seja na escola ou no curso de inglês, gente essa menina faz cada coisa!!!! Ela está totalmente obcecada por ele, Rodrigo que é amigo de Leah e estuda no mesmo curso de inglês, arrasta um caminhão por ela, mas é óbvio que ela não dá bola né.
Sabe aquela fala que só queremos quem não nos quer? Com certeza é a Leah toda.
Ela escreve pensamentos sobre o que acha de todos à sua volta, em formato de cartas que obviamente nunca serão enviadas.
Sendo totalmente honesta, mesmo ela sendo adolescente e essa ser uma fase completamente confusa na nossa vida e que não conseguimos decidir o que queremos, achei ela totalmente injusta em alguns momentos (quase todos).
No caso da Jessica, mesmo a menina sendo completamente irritante, ela estava se esforçando tanto para ser amiga de Leah, e ela não aliviava , eu sei que tem hora que o santo não bate né e não adianta forçar mas achei ela muito arrogante nessa questão.
Infelizmente por essa fixação que a Leah tem pelo Lucas ela faz coisas que traz sérias consequências para ela e aos outros em sua volta e consequentemente a faz ser exposta e acabar ficando sozinha por essas atitudes imaturas.
Se você conhece o ditado "O amor e a amizade ele perdoa e cura" vai perceber que ele encaixa como uma luva na história dela, porque ela vai encontrar isso em quem ela menos espera e vai entender o que é realmente o amor.
Apesar de no início do livro eu detestar a Leah, sendo muito verdadeira, eu a entendi, quem nunca teve o primeiro amor e fez loucuras por ele? Esse livro me fez me lembrar do meu primeiro amor... só Jesus Cristo, a gente faz cada coisa... hahhaha.
Esse turu turu vai te fazer lembrar da adolescência trazendo referências maravilhosas como o filme “Uma linda mulher”, Sandy & Júnior e por falar nisso os capítulos são as músicas da dupla e cada nome tem a ver com a história que leremos.
Uma coisa que senti falta foi a continuação, como assim acaba daquele jeito? Ele te faz perguntar: E depois? Preciso da continuação para ontem.
Então óbvio que eu recomendo, eu deixei várias coisas de fora porque se não vai perder a graça, então vocês têm que ler e perturbar a Raffa por uma continuação, esse livro vai te fazer lembrar sua adolescência e sentir saudades daquela época ( queria tanto que voltasse) vai te fazer rir e sentir saudades quando a vida era menos dura e mais fácil.
Eu espero realmente que vocês tenham gostado da minha resenha.
Estou bem curiosa pra ler, não sabia que tinha uma personagem com o nome de Jéssica, já fiquei com medo por ela ser irritante kkkkkkkk Mal vejo a hora do meu chegar para poder ler :)
ResponderExcluirAhhhh que lindo!!!A primeira resenha a gente nunca esquece!!!
ResponderExcluirE confesso que fiquei lendo acima e sorrindo, imaginando isso tudo numa adaptação(viajei? Não) Juro que vi até a Maísa interpretando. Aprendi a gostar dessa menina com a Raffa..rs agora a vejo em tudo que filem juvenil!
Adorei, adorei e esse gostinho de nostalgia é maravilhoso.
Com certeza, lerei !!!!
Beijo
Oiii ❤ Adorei essa capa, que fofura!
ResponderExcluirEsse livro parece uma graça, daqueles que nos fazem lembrar da nossa própria adolescência, do erros, acertos e das maluquices.
Entendo que todo mundo tem falhas e a Leah também tem as dela, mas envolver os amigos em algo que é por culpa dela que aconteceu, não é nem um pouco legal.
Espero que ela consiga enxergar que Rodrigo gosta dela e que Jessica só quer ser sua amiga.
Achei muito legal a trilha sonora ser de Sandy & Júnior e trazer referências de Uma Linda Mulher, pois simplesmente amo esse filme.
Com certeza, vou querer fazer essa leitura.
Beijos ❤
Olá! ♡ Simplesmente adorei a premissa, aprecio demais leituras mais leves.
ResponderExcluirAdorei o fato de os capítulos terem relação com as músicas de Sandy & Júnior! ♡
Me identifiquei um pouco com a personagem, é cada coisa que a gente faz na adolescência kkkk.
Muito obrigada pela indicação, quero muito ler!
Beijos! ♡