Título original: IT Chapter 2
Título no Brasil: IT Capítulo 2
País: EUA
Ano: 2019
Baseado na obra de Stephen King
Direção: Andy Muschietti
Estreia 5 de setembro de 2019
Duração 169 mins
Elenco: Andy Bean, Jessica Chastain, Bill Hader, Jay Hyan
Gênero Terror
#192
#192
Cŕítica por Renata Alves
Um dos filmes mais aguardado do ano estreia nessa primeira quinta-feira de setembro nos cinemas. "It - Capítulo 2" é a continuação do filme de terror com maior bilheteria na história do cinema e chega com grande expectativa para quem assistiu ao primeiro, principalmente para os fãs do Mestre do terror, Stephen King.
Na segunda parte da história, honrando a promessa que fizeram, os membros do Clube dos Otários são convocados a retornar a Derry após 27 anos, obedecendo a promessa que fizeram na infância. Apesar de não terem a lembrança dos eventos em suas memórias por algum motivo oculto, os amigos se reúnem após o recomeço do ciclo de terror na cidade para finalmente colocarem fim ao terror de Pennywise.
Se o primeiro filme se passa da década de 80, esse acontece já nos anos 2000. Assim como no primeiro, a mudança de tempo provoca zero impacto na obra. No roteiro, novamente algumas mudanças (que fiquei me questionando se eram realmente necessárias) mas que, entretanto, não chegam a causar impacto no resultado final entrei ao público. O final do filme está mais redondo e fechado que o do livro, o que não é ruim, pelo contrário até. Aliás, se o próprio autor da obra aprovou, é porque realmente é bom.
No elenco, Jessica Chastain (Beverly), Bill Hader (Richie), James McAvoy (Bill), Jay Ryan (Ben), Isaiah Mustafa (Mike), James Ransone (Eddie) e Andy Bean (Stanley) dão vida aos personagens adultos, lado a lado com suas versões na infância. O elenco é exuberante e marabilhosamente competente. Atuação impecável e perfeita de todos eles, mantendo a mesma dinâmica dos personagens em suas duas versões.
"It - Capítulo 2", é longo. Quase três horas de duração que, no entanto, nem percebemos. Talvez por já começar num nível de tensão alto e ir assim até o final, o filme tem um andamento muito bom. Há mais interlocução com passagens de humor, há mais drama psicológico (até porque agora, adultos, seus maiores medos estão atrelados a traumas de infância) e um Pennywise (interpretado com maestria por Bill Skarsgard) querendo vingança.
A parte final de It é, para mim, um filme excelente. Mantém a mesma pegada assustadora e a mesma tensão do primeiro filme, e fecha a história de forma formidável. Obviamente, quem espera uma explicação definitiva e completa sobre a origem da Coisa não vai sair satisfeito, porém, há uma explicação simples para isso: no universo criado por King, essa explicação não vem de uma vez só, numa única história.
Com dois anos de intervalo, o ciclo se fecha e uma das melhores histórias de terror ganha uma versão cinematográfica a sua altura e de que realmente possa se orgulhar. Andre Muschietti fez um trabalho incrível, que talvez não alcance o mesmo sucesso do primeiro, mas que certamente não deve em nada a primeira parte e a história original. E certamente agradará até aos fãs mais extremistas.
Confira a crítica da Raffa Fustagno em vídeo
Sabe quando você começa a ler algo que você quer muito sentindo medo?? rs
ResponderExcluirFoi assim que comecei a ler esta crítica. Pois é realmente uma das sequências mais aguardadas e não vejo a hora de conferir. Por incrível que pareça, chegará aqui em Lost amanhã(Aleluia) então devo ir ao cinema na próxima semana.
O medo é por não ter sido fechado o ciclo como deveria. Medo de terem estragado tudo,mas não estragaram.
E desde quando algo do Mestre King tem como ser explicado?? Tem não!! rsrs
Verei com a certeza do mundo!
Beijo
Eu não sou muito de assistir filme de terror, faz até muitos anos que não vejo nenhum, mas falaram tanto do primero e estou vendo tantas pessoas ansiosas para assistir esse que está me dando vontade de ver, será que me arrisco a assistir? Kkkk
ResponderExcluirRenata!
ResponderExcluirEstava mesmo querendo ler uma opinião de quem assistiu o filme, porque essa semana assisti o 1 e gostei demais, e com sua opinião, quero assistir o 2 com certeza.
cheirinhos
Rudy