Título Original: Partida
Data de lançamento em breve (1h 34min)
Direção: Caco Ciocler
Elenco: Georgette Fadel, Léo Steinbruch, Paula Cesari mais
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil
por Cecilia Mouta
Partida é um documentário ficcional dirigido pelo ator Caco Barcelos e mostra sua aventura junto com Georgette Fadel e uma equipe na ida ao Uruguai de ônibus para falar com o ex presidente do Uruguai, Pepe Mujica, depois do resultado das eleições no Brasil em 2018.
Durante o tempo de estrada, acompanhamos a equipe debater ideias e convicções sobre política, sua importância na sociedade e o papel de cada eleitor na construção de uma democracia.
Para apimentar as discussões, no bom sentido a palavra, Caco convidou seu amigo Leo Steinbruch, eleitor do Bolsonaro, para trazer um ponto de vista do “outro lado”.
Apesar da premissa ficcional de Georgette se candidatar a presidência do Brasil em 2023, as opiniões e debate documentados pelos câmeras são reais.
Um toque genial dado pela direção foi colocar, na pós produção, áudios de whatsapp com falas do Caco ou Georgette, que muitas vezes situam bem o espectador no contexto e nas intenções do filme.
Ao longo dos 90 minutos, o documentário manteve um bom tom cômico, que enriqueceu os debates. E evidenciou o absurdo que, às vezes, a política se propõe.
Ao final, temos uma bonita mensagem deixada pelo Mujica.
Com uma narrativa metalinguística, Partida traz uma importante mensagem sobre nosso posicionamento na sociedade e na importância de conseguir criar diálogo com aqueles que pensam diferentes.
Filme assistido no Festival do Rio 2019
Cecília!
ResponderExcluirSou fã do Caco Barcelos e gosto muitos desses filmes que trazem trips, mesmo que tenha alguma coisa de ficcional no enredo.
Bacana, tomara que consiga assistir.cheirinhos
Rudy
Sou fã do Mujica!!!E só de ler o nome do grande homem ali, meu coração vibrou! Um sábio, eu diria!!!
ResponderExcluirE como sou fã demais de documentários, claro que já quero demais conferir este e ver e sentir a mensagem deixada!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Sei que obras que são diretamente sobre política são importantes, mas eu não consigo gostar muito, já vemos tanto nos jornais e nas redes sociais, ainda mais com esse atual governo...
ResponderExcluir