domingo, 22 de dezembro de 2019

Menina que via Filmes: Terra das Cinzas [Festival do Rio 2019]


Título Original: Ceniza Negra
Título no Brasil: Terra das Cinzas
Data de lançamento em breve (1h 22min)
Direção: Sofia Quiros Ubeda
Elenco: Smashleen Gutiérrez, Humberto Samuels, Hortensia Smith 
Gênero Drama
Nacionalidades Costa Rica, Argentina, Chile, França
por Cecilia Mouta 



Selva (Smashleen Gutiérrez) é uma menina de 13 anos que mora com o avô e conta com a presença frequente de Elena (Hortensia Smith). Ao longo da narrativa, vamos acompanhando a realidade difícil daquela família. Intitulado Terra das Cinzas, o longa também traz muita alusão à terra e aos animais não tão comumente frequentementes nas telas: cobras, caranguejos. Em vários momentos fica evidenciado a relação da personagem principal com a natureza. 

Mas apesar do caráter metafórico da narrativa, o roteiro deixa a desejar. Faltou conflito no filme, de forma que a história tenha um ritmo mais harmonioso. A trama acabou se tornando lenta e, muitas vezes, não mostrando a que veio.
O aspecto místico que vende o filme na sinopse é retratado de forma rápida e sem muito envolvimento com a vida da protagonista.
Quanto ao arco da personagem principal, é notório seu desenvolvimento. No entanto, não sei se foi verossímil. Me pergunto se uma personagem com aquelas características faria o que fez. Talvez ficou faltando uma delimitação melhor da personagem e de suas potencialidades.
No entanto, a crueza relatada no filme daquela realidade é o ponto alto do longa. Toda a direção de Sofia Quiros Ubeda nas cenas da floresta foi muito bem executada. São as cenas mais interessantes do longa.

Terra das Cinzas conta com boas atuações, mas que não conseguem segurar as falhas de roteiro. Com ausência de um conflito que realmente movimente os personagens, a trama segue um mesmo ritmo do início ao fim, tornando-se muitas vezes monótona. 

Filme assistido no Festival do Rio 2019

3 comentários:

  1. Cecília!
    Que pena o aspecto místico ter sido relegado, é meio que propaganda enganosa, né?
    E mesmo com boas atuais, quando o roteiro se perde, nem sei se vale a pena assistir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que o título era tão sugestivo e infelizmente, o roteiro não fluiu.
    Não conhecia o filme e depois deste marasmo todo, acho que nem irei conhecer..rs(tipo de filme que nunca chegará aqui em Lost mesmo)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Chato quando prometem uma coisa e acaba não acontecendo né?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)