quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Menina que via Filmes: Luta Por Justiça [Crítica]

Título Original: Just Mercy 
Título em Português: Luta pela Justiça 
Elenco: Jamie Foxx, Michael B Jordan, Brie Larson
Diretor: Destin Daniel  Cretton
Data de lançamento: 20 de fevereiro 
Nacionalidade:EUA
#23
por Letícia Nascimento


Sinopse:

Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) é um advogado recém-formado em Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados da costa leste americana para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência legal justa. Ao chegar lá, Bryan se depara com o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região. 



Baseado em uma história real, no premiado livro de Bryan Stevenson

" A única roupa que eles querem me ver é essa que estou usando." 

A frase dita acima foi por um dos muitos detentos na prisão do Alabama para o advogado Bryan que decidiu se mudar para o estado em busca de se dedicar a defender prisioneiros em  sua grande maioria ou quase todos negros condenados à morte e que não recebiam assistência legal justa, alguns nunca tiveram advogados, ele conta com a ajuda de Eva e juntos formam uma organização Equal Justice Iniative (essa organização existe e ajudou/ajuda inúmeros casos julgados injustamente)
O advogado se depara então com o caso de Walter Mc Millian  mais conhecido como Johnny D, que foi acusado injustamente pela morte de uma mulher.

Assim que Bryan chega no Alabama, já podemos sentir o clima no estado, a segregação, a separação totalmente desigual entre negros e brancos.
Quando Bryan ( Michael B. Jordan) conheceu Jhonny, ele logo percebeu que seu caso estava cheio de erros, furos e provas implantadas e percebeu que ele era inocente,  logo se interessou em defendê-lo.
Ele teve que se esforçar bastante para convencer Walter que ele tinha defesa, mas não seria nada fácil.
Parecia que tudo estava contra eles, a polícia, justiça e obviamente a cidade, eles julgaram esse homem e não aceitavam o fato de que ele podia ser inocente.
Bryan começa então uma busca incansável por provas que Walter era inocente e ele encontra inúmeras, a própria polícia deixou de investigar várias provas e o delegado forjou inúmeras delas inclusive uma confissão de um detento que acusa Walter de ter matado a moça, assim acusando Walter injustamente.
Luta por justiça é um filme que nos faz  chorar,  acreditem, porque a cada descoberta que o advogado Bryan tinha, nos choca profundamente como aquilo não foi investigado pela polícia, eles não tiveram o trabalho nem de colher depoimentos e informações, eles precisavam de um culpado e transformaram mesmo com provas falsamente absurdas em Walter o assassino  que precisavam.
Obviamente podemos observar que era cômodo e proposital a polícia ter prendido “D” injustamente.

Esse filme mostra como o racismo é presente no estado, onde tem uma separação absurda entre negros e brancos, onde os negros eram tratados como nada, também mostra o outro lado o de milhares de detentos como homens sem aquela máscara de seres altamente perigosos e que muitos ali, sua grande maioria são inocentes.( Porque a cada nove condenados pelo menos um não cometeu o crime que foi acusado , isso é um dado altamente gritante).
Acho que a cena que mais marca é quando Herbert, um prisioneiro que tinha problemas psicológicos por ter servido na guerra do Vietnã, (ou seja, um herói de guerra) foi acusado de ter matado uma mulher quando na verdade foi um acidente e ele foi sentenciado à morte na cadeira elétrica.
Esse longa não é um filme fácil de assistir,  ele nos faz chorar e muito , o sofrimento que a comunidade negra tem no lugar parece que não acaba, você percebe que eles realmente acham que são melhores que a comunidade, chega a dar uma agonia de tão absurdo.
O advogado Bryan vai lutar muito para tirar Walter da cadeia, parece que a cada não que ele recebe apesar da tristeza , isso dá mais força para não desistir mesmo sofrendo pressões, ameaças e humilhações( que dão agonia só de ver), e mostra que não estamos longe do passado onde o povo negro sofria constantemente racismo, humilhações e constrangimento.
Esse filme faz o telespectador ficar vidrado na tela, você não pisca um segundo, tudo nele combina, o enredo é tão poderoso que te deixa de olhos brilhando, é um filme forte que chega dar uma dor imensa pelo sofrimento dos personagens e dá uma agonia ao telespectador em saber que aquilo existiu e ainda existe.
Não tem uma pessoa na sala de cinema que não tenha chorado por Luta por justiça, ele faz você repensar e muito.


Espero que tenham gostado da crítica e assistam ao filme vale super a pena, a atuação de Michael ah Jordan e Jamie Foxx tá de cair o queixo.

Confira a crítica em vídeo com spoilers de Raffa Fustagno


3 comentários:

  1. Adorei a crítica, só senti falta das claquetes kkkk mas desconfio que seja uma nota máxima né?!

    Essas obras sobre racismo são tão pesadas, mas tão importantes, é triste ver que essa história, independente de quando se passou, poderia ter acontecido esse ano mesmo... e fica ainda mais pesado saber que é uma história real!!! Fiquei muito interessada em assistir, espero poder conferir em breve...

    ResponderExcluir
  2. Uau!!!!Como não querer ir para o cinema agora e ver essa obra?? Dois monstros do cinema e por mais filmes que falam isso do racismo, do preconceito, a gente sempre quer mais, muito mais!!!!
    Primeira crítica, primeira emoção sentida e já quero este filme pra ontem!!!!

    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto esse é mais um filme para fazer com que eu me apaixonei de verdade pelo Michael B Jordan. A história desse filme me lembrou muito o livro O sol ainda brilha que a baseado na vida de um homem negro que foi falsamente acusado de um assassinato e passou quase 30 anos preso injustamente. Já senti a emoção do filme só pelo trailer

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)