O Último Amor de Casanova
Título original: Dernier Amour
Data de lançamento: 26 de dezembro de 2019 (1h 38min)
Direção: Benoît Jacquot
Elenco: Vincent Lindon, Stacy Martin, Valeria Golino
Gêneros: Drama, Histórico, Romance
Nacionalidade: França
Distribuidor: California Filmes
Ano de produção: 2019
Tipo de filme: longa-metragem
Idiomas: Francês, Inglês
Não recomendado para menores de 16 anos
por Luciana Machado
Sinopse: Casanova (Vincent Lindon), conhecido por gostar de participar de diversão e esbórnia, chega em Londres após deixar o exílio. Nesse novo lugar, ele conhece Marianne de Charpillon (Stacy Martin), uma moça que o atrai a ponto de fazê-lo deixar sua vida de conquistador de lado.
O filme é baseado no livro “A História da Minha Vida” do escritor italiano Giacomo Casanova. Na adaptação, vemos um Casanova bem mais velho contando sobre suas aventuras, mais especificamente sobre a única mulher da qual não foi amigo, fazendo sua ouvinte acreditar que foi a única mulher que realmente amou. Casanova (interpretado por Vincent Lindon – O diário de uma Camareira, Em Guerra, Valor de Um Homem) conta a partir do momento que fugiu de Veneza e foi para Inglaterra, onde reencontrou com amigos, saía para se divertir com mulheres e jogar. Assim que chega se depara com costumes bem peculiares dos ingleses (como evacuar no parque em plena luz do dia, escondendo o rosto, mas mostrando a bunda, por essa eu não esperava mesmo). E em várias ocasiões esbarrava com a Marianne de Charpillon (interpretada por Stacy Martin – Ninfomaníaca, Vox Lux, O Conto dos Contos), na maioria das vezes acompanhando algum cliente.
A partir do momento que ele começa a se encontrar com La Charpillon, ele passa a ter olhos só para ela, e mesmo ela resistindo aos seus avanços, foi convencido a fazer a corte por alguns dias, e foi se apaixonando cada vez mais por ela, e nesso jogo de gato e rato, nunca conseguindo chegar nos finalmentes com a garota, que as vezes parece ingênua e as vezes parecia ter tudo planejado para manter o interesse do seu alvo. Não sei se envolver a sua família fazia parte do jogo dela, provavelmente sim.
A representação da sociedade inglesa neste filme está bem longe da que vemos em livros e filmes, como “Orgulho e Preconceito”. Não é nada romântico (comportamentos libertinos), nem muito limpo ou cheiroso (a cena do parque que mencionei acima, e reparei também que as fezes dos cavalos não eram escondidas em cena, diferente de filmes românticos que costumamos ver), a cena da dança no baile foi bem interessante, os pares não estavam nem um pouco coordenados entre si, pareceu bem real. O que percebi foi que Casanova estava inserido num contexto bem diferente dos livros e filmes de romance de época, o que me convenceu muito mais do que romances onde os personagens masculinos são bonitos, bem educados e fiéis!
As atuações estão boas, o figurino é ótimo e a direção de arte também está muito boa. A fotografia do filme é bastante escura. As cenas seguem num ritmo agradável a maior parte do tempo, os silêncios entre Casanova e La Charpillon, para demonstrar a tensão sexual entre eles, são um pouco longas. As cenas do Casanova sofrendo pela novinha não me causaram pena nenhuma sobre esse bon vivant. Tem bastante cenas de nudez e algumas de sexo, mas não se arrastam por muito tempo.
É um bom filme, mas não se destaca entre os outros que já foram feitos sobre Casanova. Neste filme não foca na fama de conquistador e aventureiro, e sim num homem tentando se adaptar a Londres, que se apaixonou e não foi correspondido como queria. Recomendo para quem for fã dos atores, ou quiser ver um lado bem diferente deste personagem histórico que foi Casanova.
Ainda não tinha visto ou lido nada sobre este filme, mas não faz muito meu estilo não. Me parece que a fotografia não agradou, mesmo no cenário aparentemente real.
ResponderExcluirNão digo que não verei...mas ao menos nesse momento, não senti vontade.rs
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Gosto de filmes de época e este me deixou bem interessada por trazer um cenário bem menos romantizado, é uma boa mudança, entrou para minha lista :)
ResponderExcluir