Dicas de filmes do Estúdio Ghibli na Netflix
por Luciana Machado.
Voltei com três dicas de filmes de animações do Estúdio Ghibli que entraram no catálogo da Netflix este ano. Escolhi esses três por achar eles mais infantis, mas não menos interessantes. Achei eles leves o suficiente para relaxar neste momento tenso que vivemos. Espero que gostem das dicas.
- O Serviço de Entregas da Kiki ( Majo no takkyubin)
Lançamento: 27 de julho de 1990
Duração: 1h 42min
Gênero: Animação, Aventura, Família, Fantasia
Direção: Hayao Miyazaki
Elenco: Minami Takayama, Rei Sakuma, Kappei Yamaguchi
Nacionalidade: Japão
Sinopse: Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir.
Por estudar japonês, já tinha lido sobre parte dessa história, Kiki é uma bruxinha muito, mas muito atrapalhada, não tem talento com nada relacionado a bruxaria, mal sabe voar na vassoura direito. Seus pais ficam preocupados em como a Kiki iria sobreviver longe deles sem saber fazer nada como bruxa. Mas ela acaba dando um jeito de se virar na nova cidade que vai morar, um casal que tem uma padaria dá abrigo a ela, e ajuda quando ela resolve criar um serviço de entregas, já que a única coisa que ela consegue oferecer, é fazer entregas mais rápidas coando na sua vassoura.
- Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro)
Lançamento: 8 de março de 1995
Duração: 1h 27min
Gênero: Animação, Fantasia
Direção: Hayao Miyazaki
Elenco: Chika Sakamoto, Hitoshi Takagi, Noriko Hidaka
Nacionalidade: Japão
Sinopse: As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo.
A história também é leve, enquanto o pai trabalha na faculdade e cuida da mãe que está internada no hospital se tratando de uma doença, a mais velha já frequenta escola, a mais nova fica em casa com uma senhorinha que mora na vizinhança, mas ela não quer ficar longe da irmã, birra de criança pequena. Percebemos que são bem unidas. Mei, que é a mais nova, acaba conhecendo o espírito Totoro enquanto explora o quintal de sua nova casa, Satsuki, ao saber sobre o Totoro, quer encontrá-lo também. As duas acabam se tornando amigas dessa criatura fofa. E quando precisam de ajuda, ele aparece para ajudar.
- Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (Gake no ue no Ponyo)
Lançamento: 30 de julho de 2010
Duração: 1h 41min
Gênero: Animação, Aventura, Família
Direção: Hayao Miyazaki
Elenco: Rumi Hiiragi, Kazuko Yoshiyuki, Tomoko Naraoka
Nacionalidade: Japão
Sinopse: Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto (Jôji Tokoro), que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.
Ponyo se afasta de onde estava seu pai, que é um feiticeiro no fundo do mar, e vai parar perto dos humanos, acaba prendendo a cabeça num pote de vidro, que a salva e promete cuidar dela, mas o pai dela a traz de volta pro fundo do mar, ela acaba usando o poder do pai para ir atrás do Sosuke, só que como uma memina humana. Só que os poderes dela estão prejudicando o mundo humano, e para ficar com o Sosuke, ela precisará abandonar seus poderes.
Essa história pode lembrar a da Pequena Sereia, tem uma crítica muito forte de como os humanos poluem o mar. E fala também sobre aceitar o diferente. Gostei bastante desse filme, vale a pena assistir com qualquer idade.
Ah que gracinha de post!!!Eu amo essas animações japonesas e sim, já vi todas..rs e mais algumas!!!
ResponderExcluirNão sei se Chichiro é desse estúdio, mas eu já vi tantas vezes que perdi as contas.
Túmulo dos Vagalumes também.
E concordo que uma animação assim, que emociona, inocenta, acaba nos deixando mais humanos nesses tempos sombrios!
Adorei!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Sempre vejo pessoal falando bem dos filmes do Estúdio Ghibli, os filmes indicados aqui eu até já conheço pelo nome, mas nunca assisti nenhum, mas vou aproveitar que estão na Netflix e assistir algum dia :)
ResponderExcluirLuciana!
ResponderExcluirque tão boas suas indicações.
Adoro animações gráficas e quando vem com histórias importantes como essas, já fico com a maior vontade de assistir.
Valeu!
cheirinhos
Rudy