Título no Brasil: Anne de Green Gables
Título em Inglês: Anne of Green Gables
Autora: Lucy Maud Montgomery
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 336
por Maria Paula
Normalmente, no mundo da leitura, sempre achamos o livro bem melhor que a série e o filme, não é mesmo? E quando acontece ao contrário? Já ocorreu isso com você?
Pois comigo, já! E aconteceu, exatamente, com esse livro que vou apresentar para vocês hoje: Anne de Green Gables. Aposto que todos vocês já ouviram falar sobre a série da Netflix “Anne with an E”, certo? E se você é uma de manteiga derretida igual a mim, com certeza, você se apaixonou pela série e correu para comprar o box de livros quando foi lançado. Porém, como nem tudo são flores e o ser humano tem a tendência em criar expectativa, ao ler o primeiro livro, você se decepcionou e afirmou “Não tem nada a ver com a série!!!”. E, eu te afirmo, realmente não tem nada a ver! Porém, não fique decepcionado, caro leitor, apesar do livro não tratar sobre temas polêmicos e essenciais que a série trata, é uma leitura muito gostosinha para esses tempos caóticos que estamos vivendo.
No livro, você vai conhecer a história de uma menina, Anne, que ficou órfã bem cedo e foi rejeitada por várias famílias, mas que foi mandada por engano para a casa dos irmãos Cuthbert - Marilla e Matthew - a casa se situa em Green Gables, próxima a ilha do Príncipe Eduardo e ao decorrer da história você saberá porque os irmãos decidiram ficar de vez com a Anne.
Confesso que, de início, eu fiquei bem decepcionada porque eu estava com uma ideia de que era igual a série, então, aqui vai uma dica minha: se você for ler os livros, por favor, esqueça totalmente a série e vá de mente aberta ao encontro da verdadeira história. E, por falar em história, o livro é viciante, daqueles que a gente devora em 3 dias e quer ler tudo de uma vez - eu estou desenvolvendo uma relação de amor e ódio com ele rs pois em cada linha e página há algo que eu gosto e aí chega na outra linha, algo que eu não gosto, mas nunca consigo abandonar de vez e sempre falo “meu deus preciso saber como vai terminar”.
O livro é um romance de leve - não aqueles água com açúcar que faz a gente chorar litros de lágrimas - além de retratar a vida amorosa da personagem principal, ainda retrata mais um monte de romance por onde a Anne passa - ela tem um jeitinho bem peculiar de juntar os casais - e esse livro é tão divertido, pois, mostra detalhadamente algumas peripécias que ela aprontava quando era pequena - ô menina para ter má sorte, hein?
Enfim, na minha opinião, vale muito a pena se transportar para Green Gables e conhecer essa história enigmática e fantástica, um livro que, como diz a própria Anne “da escopo para a imaginação”.
Espero que vocês tenham gostado, como eu comprei o box com os 7 livros, então, vocês verão muita resenha de Anne por aqui, ok? Até a próxima com Anne de Avonlea!
Ah como eu desejo uma série!!!!
ResponderExcluirTá, eu sou apaixonada pela série na TV e faço parte do time que sofre com o encerramento dela.
Por isso, preciso muito conhecer a Anne faladeira dos livros!!!!
Adorei a resenha!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Adorei a resenha! Boa sorte com Anne de Avonlea!
ResponderExcluirAdorei a resenha! Sucesso com Anne de Avonlea,😘
ResponderExcluirMaria Paula!
ResponderExcluirGanhei dois livros dessa coleção e aguardo chegar para começar a ler.
Quanto a série, ainda não tive oportunidade de assistir, porque queria primeiro ler os livros, mas já com sua dica de que os livros nada tem haver com o filme, vou lá assistir.
Obrigada.
cheirinhos
Rudy
Eu assisti a primeira temporada da série e fiquei bem animada quando vi que os livros iam sair por aqui... gostei de saber que os livros são um pouco diferentes da série, por já vou sabendo o que esperar e não me frusto :) ansiosa para a resenha sobre o próximo livro
ResponderExcluirDe fato, o livro é diferente da série em muitos aspectos. Algumas coisas são iguais, até nos diálogos, o que é bem legal. A princípio também me senti um pouco decepcionada, porque a série é tão perfeita. Mas, o livro foi escrito numa época em que não dava para abordar o que aborda a série, então não dava mesmo para esperar que fosse tão boa quanto. Senti muita falta das personagens que têm na série e também de como era o Gilbert. Mas gostei muito mesmo assim do livro. Estou lendo o segundo, Anne de Avonlea, e esse sim quase não tem nada de parecido com a série.
ResponderExcluir