Uma nova realidade de tempo e espaço, traz transformações significativas no modo de viver de bilhões de pessoas em todo mundo. Mudança de hábitos e rotinas acontecem de forma marcante, em meio aos desafios do dia a dia.
E nesse momento oposto ao distanciamento, os livros chegam para aproximar, pessoas de outras pessoas e principalmente de si mesmas.
Pelos motivos certos os livros conquistam, imersivos e reflexivos eles ganham espaço e se tornam uma tendência notável, diante de um cenário que deixa claro – os hábitos de leitura nunca foram tão importantes como agora.
Por Que?
Bons livros enriquecem a mente, inspiram e ampliam as perspectivas sobre a vida.
E se você quer bons motivos para fazer parte de uma aventura literária e ter momentos inesquecíveis,
veja estes:
Através de um livro você pode estar em qualquer lugar do mundo, não existem barreiras. No virar de uma página tudo pode ter um novo sentido e você ser levado para uma aventura emocionante, chegar ou partir instantaneamente de países ou planetas – porque livros são grandes companheiros de viagens.
Como melhores amigos, bons livros vão distrair para melhorar seu humor, acalmar sua alma com histórias inspiradoras e motivar você a perseverar em sua jornada, trazendo compreensão para superar desafios. E é possível desfrutar dessa boa companhia na hora que você quiser, ele vai estar sempre à sua espera.
Livros são ótimos professores, podem responder a maioria das suas perguntas e aumentar seu conhecimento. Mostrar uma visão clara sobre o mundo, despertar seu senso de curiosidade, ensinar a ser um questionador. E principalmente, revelar o que há de melhor em você, como a empatia.
O seu livro tem o seu ritmo, não há data para terminar a leitura. Pode ser alguns dias ou algumas semanas. O que você irá perceber, é que a arte da leitura tem o encanto do envolvimento. E ler se torna tão natural que você pode não entender como o tempo passa tão rápido, quando um bom livro está em suas mãos.
Quer um lado científico sobre a leitura? Acontece assim:
Quando você lê uma história, passa a imaginar o que está escrito no livro, em sua mente. Ao vivenciar essa leitura, várias áreas do cérebro são ativadas e essa experiência, estimula, exercita e fortalece o seu cérebro. E se traduz em saúde.
Os livros que você gosta estimulam o hábito da leitura.
Crie uma lista dos livros que você gostaria de ler. Busque indicações de bons títulos, sobre seus assuntos favoritos, que podem estar em posts de amigos, ou em listas selecionadas publicadas pelos aficionados por leitura.
Tenha em mente: não compartilhe seus objetivos de leitura. Por outro lado, não deixe de falar e recomendar o livro que está lendo, ou os títulos que você leu. Certamente você também vai receber recomendações interessantes.
Uma ótica que sintetiza de forma simples a importância do hábito da leitura, é feita por Chuck Jones. Ilustrador famoso na criação de personagens para desenhos animados, que fizeram sucesso na tela, e ele diz assim:
“Saber ler e não ler livros é como ter esquis e não esquiar, ter uma prancha e nunca pegar uma onda, ou, bem, ter seu sanduíche favorito na mão e não comê-lo.
Se você tivesse um telescópio que abriria todo o universo para você, tentaria encontrar uma razão para não olhar através dele?
Porque é exatamente disso que se trata a leitura; abre o universo do humor, da aventura, do romance, de escalar a montanha mais alta, de mergulhar no mar mais profundo.”
Então, se tiver chance nunca perca a oportunidade de compartilhar seu tempo com um livro. Você sempre vai levar junto as histórias que os livros contarem e as lições que ensinarem. O melhor de tudo! Livros e leituras permanecem.
Lembre-se, a melhor escolha para tonar um hábito de leitura prazeroso, são os assuntos que você realmente gosta.
Por último, nunca fique sem opções!
E graças a gadgets como o Kindle, isso é muito fácil.
Raffa!
ResponderExcluirPara mim ler a melhor de todas as coisa.
Viajo como diz Manoel e me esqueço do tempo, de tudo...
E por falar em ler, estou quase terminando Minha novela Turca...kkkk
cheirinhos
Rudy
Ler para mim, é sentir que ainda é possível acreditar. Comecei a ler para fugir das "surras" que a minha mãe me dava. Como minha família era bem pobre, só lia na biblioteca da escola, até por não gostar de gente desde que me entendo por gente rs
ResponderExcluirTanto que meu primeiro livro, foi roubado de uma biblioteca.
Meu primeiro dinheiro ganho por mim, lavando banheiro pra gente rica, virou um box com três livros rs e eu me orgulho disso até hoje!(quase apanhei da mãe, mas valeu a pena)
Meus livros viraram minha companhia, quando os "amigos" de carne foram embora, quando adoeci.
Hoje, leio todos os dias, um pouco, mas leio e preciso disso. Cada letra que ainda consigo ver, cada cor, cada ilustração, o sentir a capa da obra nas mãos, me faz acreditar que tudo é possível.
Eu vivo nos meus livros, nos meus filmes, nas minhas séries.
Amei seu post e desculpa ter me estendido..rs(divaguei legal)
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Eu amo ler, mas nessa quarentena esta difícil, as vezes não tenho vontade de fazer nada... Muitas vezes o problema é começar, assistir uma série ou ler um livro, mas quando eu começo, vou até o fim muito feliz, acho que é esse clima, de não sabermos o que vai acontecer!!
ResponderExcluirAmei, tive que compartilhar! Vi num livro de uma grande autora e é uma grande verdade: "Não acredito em pessoas que não gostem de ler. Acredito que existam pessoas que ainda não tenham encontrado o livro certo."
ResponderExcluirComo foi mencionado, o livro passa a ser seu melhor amigo. E ele, conforme vai passando o tempo, te apresenta a pessoas que o considera como amigo também.
ResponderExcluirQuando se dá conta, você está mergulhado no mundo dos livros e não quer mais sair.
Digo por experiência própria 🤭
Após a Bienal de 2013, não me vejo mais sem esse hábito ❤️