sábado, 26 de setembro de 2020

Festival É tudo verdade: Meu querido supermercado

 



Meu Querido Supermercado 
Direção: Tali Yankelevich. Brasil, 80?
Idioma: português – Classificação indicativa: livre

Sinopse: Enquanto executam atividades extremamente repetitivas, os funcionários de um supermercado encontram espaço para expressar suas dúvidas, afetos, medos e sonhos improváveis. Humor, drama, mistério, romance e física quântica convivem com caixas de leite, cortes de carne, códigos de barra e câmeras de segurança. No espaço confinado da loja, os funcionários não permitem que a rotina aprisione suas imanências e sua imaginação.

por Cecilia Mouta

Avaliação: 5 claquetes




Meu Querido Supermercado é um documentário de Tali Yankelevich e mostra como é a rotina de um supermercado ao nos fazer acompanhar o dia a dia das pessoas que trabalham ali dentro.

A proposta do documentário me chamou a atenção logo de primeira, pois muitas vezes pessoas que trabalham em supermercados, farmácias e outros serviços parecidos, que não exigem muita escolaridade, são alvos de estereótipos e preconceitos.


 Com o documentário, podemos conhecê-los melhores e enxergá-los como eles realmente são, pessoas com sonhos e medos, complexos, como todos nós.O longa começa com a abertura de um mercado, o local passando por uma reforma, as prateleiras sendo montadas. Um começo muito simbólico e legal. Logo em seguida, os funcionários chegam e acompanhamos suas rotinas.Yankelevich fez muitas escolhas interessantes na hora de enquadrar as cenas. Muitos planos detalhes e closes que contam a história por si só. Os funcionários também foram todos interessantes de conhecer. Muita coisa não imaginamos quando estamos só pelos corredores escolhendo produtos. E a trilha sonora, muito bem escolhida, é composta por músicas instrumentais com direito a Chopin.

Meu Querido Supermercado é breve e profundo ao mesmo tempo. Divertido e triste. Com uma temática que parece simples e, talvez, sem apelo midiático , como um dos funcionários entrevistados mesmo disse, Meu Querido Supermercado se mostrou extremamente encantador e humano.



3 comentários:

  1. Que maravilha essa retomada da vida e assim, com o pessoal do supermercado que muitas vezes, são escondidos apenas como As pessoas do supermercado.
    A gente vai, os vê ali e vai embora, sem nem se dar conta muitas vezes, que são pessoas como nós, que tem vidas!!!
    Amei saber sobre o documentário!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Cecília!
    Achei interessante a ideia de um documentário sobre trabalhadores de supermercado e sei bem como é a rotina deles, porque fui psicóloga de uma grande supermercado aqui no nordeste e tinha de acompanhá-los em seu dia a dia e em suas atividades, e, conciliar seus sonhos e suas vidas pessoais.
    Deve ser bem instrutivo e nos fazer questionar sobre nossas escolhas diárias. Vi que tem algo de física quântica o que me atrai muito.
    É na Netflix?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito de assistir documentários, mas fiquei curiosa com esse

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)