quarta-feira, 2 de junho de 2021

Menina que via filmes: Saura


Título Original: Saura
País: Espanha
Ano:2017, 
Gênero: documentário
Duração: 86 minutos
Censura:  livre
Direção: Felix Viscarret
Com Carlos Saura Medrano, Antonio Saura, Shane Saura Chaplin
#171
🎬🎬🎬🎬

Sinopse: 
O filme é o lindo resultado de um esforço do diretor Félix Viscarret em fazer um retrato íntimo do lendário cineasta espanhol Carlos Saura, mas o próprio Saura – que não gosta de falar de seu passado –, deixa as mais preciosas revelações por conta dos seus sete filhos.


 















O quanto é incrível para quem ama um cineasta ou estuda cinema ver algo como esse documentário? Carlos Saura tem 89 anos hoje, a primeira vez que ouvi falar dele foi por causa do famoso longa Carmen, de 1983 que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

É curioso observar a forma que o diretor encontrou de homenagear Saura, somos apresentados à ele em sua casa enquanto pinta um quadro, discute sobre suas próximas viagens, se aceita dar entrevistas em outro idioma e parece avesso à grandes badalações. 

É o retrato íntimo do artista mesmo que nem todas as respostas feitas sejam respondidas, isso acontece porque o artista é puro magnetismo em tela, e para quem conhece suas obras a fundo ou o admira poderá ver isso como algo charmoso, já que o suspense em não se desvendar totalmente seus pensamentos e formatos de filmar fazem dele um mistério que queremos ir a fundo. 

Mas como filmar alguém que não gosta de falar de si mesmo e que em todas as entrevistas cita que odeia abordar seus próprios sentimentos? De uma forma que não cansa o espectador, o documentário passeia pelo dia a dia de Saura como se visitássemos um amigo de poucas palavras para alguns assuntos e de muitas para o que ele gosta de abordar. E isso faz com que assistir ao documentário seja também uma surpresa até mesmo para quem acha que o conhece bem por assistir seus filmes. Apesar de ter dirigido crianças em seus filmes, um de seus filhos cita no documentário que ele é muit0o melhor pai para eles agora que são adultos do que quando eram crianças. Ou seja, dirigir crianças não é mesmo a mesma coisa do que criá-las. 

Para um homem que diz que odeia voltar ao passado e evita ver seus filmes novamente, até que Felix Viscarret conseguiu tirar leite de pedra. 


*documentário assistido em cabine on-line à convite da Assessoria.


❤️Em parceria com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, que há mais de 10 anos apoia iniciativas culturais no país, chega ao À La Carte o Festival “Volta ao MundoEspanha”, de 3 a 16 de junho, com 12 filmes que vão desde grandes clássicos a cults modernos e inéditos nos cinemas brasileiros, além de premiadas coproduções com outros países, como Argentina, França e Itália.


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Petra Belas Artes À LA CARTE:

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 

3 comentários:

  1. Em primeiro lugar que bom que Saura está entre nós para receber essa homenagem, mesmo que seja humilde/tímido para não gostar de aparecer

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Sempre bom conhecer a rotina de um cineasta que não gosta de falar de si e que teve uma vida tão intensa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda deve ser poder acompanhar a vida desse grande homem assim, feita por seus filhos.
    Um dos grandes nomes do cinema e eu também só li sobre ele há pouco tempo. Mas isso não tira seu brilhante histórico.
    Com certeza, é um documentário super valioso aos amantes de cinema e se puder, quero muito conhecer o homem por trás da arte!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)