‘SAIFAI - FICÇÃO CIENTÍFICA À BRASILEIRA’ É O TEMA DA AÇÃO DO LABORATÓRIO DE ATIVIDADES DO AMANHÃ. HISTÓRIAS VÃO SER
PUBLICADAS EM EBOOK E AUDIOBOOK
INSCRIÇÕES PODERÃO SER REALIZADAS ENTRE 27 DE SETEMBRO E 10 DE OUTUBRO NO SITE DO MUSEU
O Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), área de experimentação, prototipação e inovação do Museu do Amanhã, abre inscrições para a primeira edição da Oficina de Contos de Ficção Especulativa: ‘Saifai - Ficção Científica à Brasileira”. O projeto, online e gratuito, é uma aposta na imaginação humana e consiste em um laboratório de fabulação que propõe a produção de histórias sobre amanhãs possíveis (desejáveis ou não) que podem se passar nas próximas décadas ou milênios. Entre as novas perspectivas que podem ser utilizadas como inspiração estão movimentos estéticos como o afrofuturismo, sertão-punk, amazofuturismo e o ancestrofuturismo. Os interessados devem se inscrever através do formulário.
Ao todo, 20 autores serão selecionados, que terão cinco aulas, a partir de outubro, com professores especializados no gênero da ficção científica e da literatura fantástica como Ale Santos, roteirista e escritor afrofuturista; Alexey Dodsworth, pesquisador, escritor e roteirista; Lu Ain-Zaila, pedagoga e escritora afrofuturista; Julie Dorrico, pesquisadora e curadora de literatura indígena; Lidia Zuin, jornalista e pesquisadora em futurologia. Os especialistas atuarão também como mentores para orientação no desenvolvimento dos contos durante o segundo mês da atividade.
Poderão participar da oficina autores e autoras de ficção (pessoa física) que tenham trabalhos concluídos - principalmente nos formatos de conto ou crônica - e publicados, seja de forma independente na internet, ou editados em livros e/ou em revistas, em data anterior à publicação do presente Termo de Referência. Com olhar atento para a diversidade, o projeto possui 50% de vagas preferencialmente destinadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIAP+ ou com algum tipo de deficiência.
“A oficina SaiFai pretende expandir e estimular a imaginação dos participantes com a perspectiva da diversidade. Os professores que irão acompanhar toda a oficina trazem contribuições de diferentes etnias, entre elas as indígenas e africanas. Isso é importante para que tenhamos um leque de histórias que imaginam os desafios do futuro e, ao mesmo tempo, pensam como esse futuro pode ser construído com pluralidade, levando em consideração as diferentes vivências que os mais diversos grupos podem trazer para que possamos ter um amanhã pleno de potências”, explica Leonardo Menezes, Diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã.
A oficina tem como objetivo fomentar a produção nacional de histórias curtas no gênero de ficção especulativa, em busca de novas vozes que explorem diferentes visões de futuro. A iniciativa busca histórias que dialoguem com a realidade brasileira, contemplando suas complexidades e contradições.
Ao final da oficina, serão produzidos um e-book com os 20 contos e ilustrações originais, disponíveis para download gratuito no site do Museu do Amanhã, e um audiobook com versões dramatizadas dos contos no Spotify e outras plataformas de streaming. Os produtos têm previsão de lançamento para 2022.
Sobre o LAA
Atento ao impacto dos avanços tecnológicos e às transformações que eles promovem na sociedade, o Museu do Amanhã desenvolveu uma área especialmente dedicada à inovação e à experimentação: o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA).
Apresentado pelo Santander, patrocinador máster do Museu, o LAA é a área de experimentação, prototipação e inovação do Museu do Amanhã. O LAA é uma plataforma de conexões transdisciplinares de arte, ciência e tecnologia. A missão do laboratório é prototipar um futuro mais sustentável e social usando tecnologias tradicionais e exponenciais com uma abordagem transdisciplinar.
Eu não escrever a grande besteira de dizer que as coisas estão voltando ao normal(nem quero que volte) mas estamos caminhando para novos recomeços e espero que dessa vez, aprendamos algo!!!
ResponderExcluirMuito bom que tudo se transformou,mas que agora, com a vacina chegando a todos, estamos voltando a sonhar!!!!
Adorei!
Beijo
Angela Cunha
Não tinha conhecimento sobre o Laboratório de Atividades do Amanhã.
ResponderExcluirMuito legal a iniciativa do Museu do Amanhã de incentivar os autores nacionais.
Adoro esse museu!
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Um super evento, que agora estará ao alcance de todos
ResponderExcluirOi Raffa!
ResponderExcluirQue fantástico!
O Museu do Amanhã traz uma ideia fabulosa.
Espero que muitos se candidatem.
Você vai se inscrever?
cheirinhos
Rudy