sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Comédia dramática ‘Adeus, idiotas’ inspira identidade visual do Festival Varilux de Cinema Francês 2021

 


EVENTO NOS CINEMAS DE TODO O PAÍS SERÁ ENTRE 25 DE NOVEMBRO A 8 DE DEZEMBRO COM FILMES INÉDITOS

Confirmado nos cinemas de todo Brasil entre 25 de novembro e 8 de dezembro, a 12ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês vai apresentar filmes inéditos da recente cinematografia francesa. E um deles, a premiada comédia dramática Adeus, idiotas (Adieu les Cons), escrita, dirigida e interpretada por Albert Dupontel, serviu de inspiração para a identidade visual deste ano. Tanto o cartaz quanto outras peças criadas trazem a ilustração do casal de protagonistas correndo em disparada.


Ganhadora de sete prêmios César – foi indicado a 13 – a produção é estrelada por Virginie Efira, Albert Dupontel e Nicolas Marié. Os prêmios foram: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original (Albert Dupontel), melhor ator coadjuvante (Nicolas Marié), melhor fotografia (Alexis Kavyrchine), melhor direção de arte e melhor School Students (prêmio dado por alunos do terceiro ano do ensino médio).



Visto por mais de uma milhão de espectadores na França, o longa conta a história de Suze Trappet (Virginie Efira) que descobre, aos 43 anos, que está seriamente doente. Sua condição a faz procurar a criança que foi forçada a abandonar quando tinha 15 e, nesta busca, seu caminho acaba se cruzando com o de JB, que se encontra em esgotamento mental, e com o Sr. Blin, um arquivista cego. Juntos, eles embarcam em uma missão tão espectacular quanto improvável. A distribuição no Brasil é da Mares Filmes.

 

O DIRETOR ALBERT DUPONTEL

Philippe Guillaume, conhecido como Albert Dupontel, é um ator, diretor, roteirista e humorista, nascido em 1964 em Saint-Germain-en-Laye. Descoberto por Patrick Sébastien no início dos anos 1990, ele começou como ator e autor de um show solo, depois se tornou ator de cinema. Começou em seguida uma carreira como diretor e roteirista, continuando a atuar para outros cineastas. Ganhou vários prêmios César nas categorias Melhor roteiro original, Melhor adaptação, Melhor diretor e Melhor filme, por seus trabalhos em Uma juíza sem juízo, Nos vemos no paraíso e Adeus, Idiotas.

 

Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com, as distribuidoras dos filmes desta edição Bonfilm, California Filmes, Diamond Films, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes, e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.



2 comentários:

  1. Com certeza ótimas produções francesas serão exibidas.

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima oportunidade para conhecer o cinema francês.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)