segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Menina que via filmes: O compositor

 


Título Original: Sabre Dance

Título no Brasil: O compositor

País: Rússia

Ano: 2019

Direção: Yusup Razykov

Elenco: Ambartsum Kabanyan, Aleksandr Ilin, Aleksandr Kuznetsov

                                                                                                            🎬🎬

Por Giselle Magno

O filme "O compositor" conta a vida de Aram Khatchaturian, mais especificamente de quando ele teve que criar sua composição mais conhecida "Dança do Sabre" durante a Segunda Guerra Mundial.

Confesso que eu não tenho um amplo conhecimento sobre música clássica, nem sobre a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, por isso creio que o filme exija do telespectador um pouco de contexto sobre esses dois assuntos. Já que ele parte do pressuposto que você já está familiarizado com esses cenários.

No começo eu achei que o filme seria uma biografia do compositor, desde sua infância até morte. Porém não é isso que acontece. Apesar de seu início mostrar um pouco da infância de Khatchaturian, logo ele passa a focar somente na criação da dança final para o balé "Gayane".

Com cenas longas e poucos acontecimentos o filme tem um desenrolar bem lento e confuso. Apesar de focar na criação da obra de Khatchaturian, pouco vemos em si dele criando, e fora um momento da apresentação da famosa "Dança do Sabre" acredito que muito do seu processo e da criação em si ficaram de fora. E alguns relacionamentos interpessoais são criados e pouco são explorados, deixando em dúvida do motivo de sua inclusão no roteiro.

 Um ponto positivo é a recriação de alguns cenários e figurinos da época da Segunda Guerra como alguns locais da cidade de Perm, onde o longa se passa, e os uniformes dos soldados da União Soviética. 


Apesar de ser um assunto que desconheço e de ter achado o longo cansativo, ao final do filme eu fiquei satisfeita de conhecer mais sobre o compositor Aram Khatchaturian que criou uma música tão conhecida até hoje e que mudou os rumos da música clássica do século XX. Por isso "O compositor" é um filme que retrata um pedaço da história que muitos desconhecem, mas que é muito relevante.


▶️Cabine on-line à convite da assessoria ▶️Para assistir, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso. O filme fica disponível durante 72 horas para até três dispositivos.




2 comentários:

  1. Giselle!
    Gosto de conhecer talentos musicais que não conheço, ainda mais nesse estilo que tanto aprecio.
    E sinto que não seja a biografia dele.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  2. Acredito que os músicos clássicos e amantes da música clássica devam gostar desse filme.
    Afinal como diz o nome é uma obra prima

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)