terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Menina que via filmes: Eduardo e Mônica

 


Título Original: Eduardo e Mônica

País: Brasil

Ano: 2022

Direção: Renato Sampaio

Roteiro: Gabriel Bartolini, Jessica Candal

Elenco: Alice Braga, Gabriel Leone

Nota: 4/5

Por Amanda Gomes


Em um dia totalmente fora do comum, o destino acaba se encarregando de uma série de acontecimentos para que o caminho de Eduardo (Gabriel Leone) e Mônica (Alice Braga) se cruze. Os dois se encontram em uma festa estranha com pessoas esquisitas e uma curiosidade acaba os aproximando. Ambos são completamente opostos, mas de alguma forma acabam se complementando e se apaixonando perdidamente. 


O filme é ambientado em uma Brasília dos anos 80, tendo a música de Renato Russo como a sua inspiração para o roteiro, nos mostra que muito mais que amor é preciso maturidade e compreensão para levar uma relação adiante.



A primeira coisa que precisa ser dita sobre ‘Eduardo e Mônica’ é que a produção do filme acertou em cheio na escolha e caracterização dos atores. Logo nos minutos iniciais do filme já é visualmente notável a diferença de idade existente entre os personagens e a discrepância em suas rotinas. Alice e Gabriel realmente demonstraram conhecer bem seus personagens, interpretando-os de maneira muito natural e confortável, transmitindo muita convicção e verdade. 


Por se tratar de um roteiro baseado na música, senti falta de um aprofundamento maior na relação familiar tanto de Mônica quanto de Eduardo, já que esse era um núcleo com um excelente potencial para ser explorado, trazendo mais camadas para a narrativa. No entanto, o filme mantém seu foco no relacionamento dos dois, que começa como um amor juvenil, algo um tanto quanto desajeitado e vai evoluindo, mostrando que a diferença de idade e pensamentos pode vir a ser um grande empecilho para o casal, e o quanto ambos estão em momentos totalmente diferentes da sua vida.


E é engraçado a sensação que esse casal é capaz de despertar, já que ao mesmo tempo em que você compreende suas motivações também percebe uma imaturidade e egoísmo. É sem dúvidas um roteiro que te faz pensar sobre as relações que estabelecemos e o quanto muitas vezes estamos com o olhar totalmente focado somente em demandas pessoais. 


Apesar de ter a composição de Renato Russo como inspiração para o roteiro, o filme não adapta a música inteira, é como se trabalhasse com um determinado recorte temporal para compor um plano de fundo da história e utilizasse pedaços da letra para a narrativa de Eduardo e Mônicas, deixando que o público preencha o restante da história com os versos já tão conhecidos da canção.


‘Eduardo e Mônica’ é um filme leve, divertido e que entretém, prendendo a atenção durante os seus 114 minutos de duração. É sem dúvidas um filme especial para os fãs de Legião Urbana, para que tenham a oportunidade de ver a materialização de uma das canções tão consagradas da banda, também é uma excelente pedida para aquele que não são tão simpatizantes da banda, assim como eu, que no entanto foram cativados pela narrativa e embarcaram nesta festa estranha repleta de pessoas esquisitas.


*Amanda Gomes é nossa colunista e foi à cabine de imprensa presencial do filme à convite da assessoria. O longa estreia nos cinemas nacionais em 20 de janeiro de 2022.

3 comentários:

  1. Quero muito assistir esse filme. Todos os fãs da Legião Urbana passaram a vida vendo a música Eduardo e Mônica como um filme, e agora é a hora de ver isso de verdade.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eduardo e Mônica é minha segunda música preferida do Legião Urbana.
    Ao mesmo tempo que espero cada estrofe da música seja representada pelos atores, quero algo diferente...kkk e acho que o diretor tenha alcançado isso

    ResponderExcluir
  3. Ahhh!!!! Não vejo a hora de poder ver esse filme!
    Renato e sua Legião marcam minha vida até hoje e claro, um filme com essa música das mais famosas, só poderia ser bom!!!
    Verei

    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)