segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Menina que via filmes: Se beber, não pesque

 


Título Original: The Last fishing trip

Título no Brasil: Se beber não pesque

País: Islândia

Ano: 2020

Direção: Örn Marino Arnarson, Thorkell S. Hardarson

Elenco: Halldór Gylfason, Halldóra Geirharðsdóttir, Hilmir Snær Guðnason, Lilja Nótt Þórarinsdóttir, Þorsteinn Bachmann, Ylfa Marín Haraldsdóttir

🎬🎬

por Giselle Magno

Sempre gosto de aprender algum aspecto novo sobre alguma cultura que não conheço. E logo no início do filme “Se beber não pesque” é explicado que na Islândia, a pesca ao salmão é algo tradicional feito pelos homens há muitos anos e dá um breve resumo de como funciona a pesca, que deve ser feita em um local isolado específico e feita em duplas.

O longa foca em seis amigos que vão juntos para uma cabana isolada para poderem fazer essa pesca tradicional. Logo já podemos perceber como cada um é bem diferente do outro. Um é um homem casado com aspirações políticas e exigente, outros dois são atrapalhados acostumados a levar a vida “no jeitinho”, um é um grandão misterioso e desconhecido do grupo e os outros dois que completam o grupo não chegam a deixar uma marca tão forte no filme, mas estão lá cumprindo seu papel como apoio para os outros personagens.

Aos poucos fica claro que a viagem é uma espécie de fuga da realidade para todos eles e o que começa como uma simles pescaria vai se tornando uma louca aventura que provavelmente eles nunca mais vão comentar entre si.










“Se beber não pesque” utiliza muito do contraste entre lindas paisagens da Islândia contrastando com situações realmente inusitadas que geram momentos divertidos. Como humor é algo muito pessoal, confesso que não creio que seja um filme para você gargalhar, mas ele tem momentos que pelo menos são surpreendentes e contam com o fator da surpresa para divertir.

Apesar disso, achei o filme bem monótono na maior parte do tempo e fiquei por um tempo esperando algo acontecer de mais significativo até entender que na realidade aquela era a história do filme. Um amontoado de acontecimentos estranhos que não tinham relação entre si além de que aqueles amigos estavam juntos vivendo aquilo.

Muitos assuntos são abordados e não desenvolvidos entre os amigos e realmente não entendi o ponto de apresentar certas questões em tela se não era para ter um desenvolvimento acerca delas.

Porém, a mensagem que ficou para mim é que apesar de cada um deles serem muito diferentes em diversos aspectos, para todos aquela viagem foi um momento de lazer e diversão que eles compartilharam. E que apesar de todos os problemas enfrentados, o saldo, ao final da viagem, foi positivo.

Sendo assim, creio que “Se beber não pesque” é um filme despretensioso e que deve ser visto exatamente assim, sem altas expectativas. Apenas esperando noventa minutos de uma viagem entre amigos que acaba saindo do trilhos. Mas que acaba divertindo e passa um mensagem de que apesar das diferenças entre os seis homens, a amizade é verdadeira


*Cabine on-line à convite do Cinema Virtual

▶️Para assistir, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso. O filme fica disponível durante 72 horas para até três dispositivos.


4 comentários:

  1. O nome do filme foi traduzido de modo a pegar o buzz de Se Beber Não Case, não é?
    Enfim me parece um filme ok...

    ResponderExcluir
  2. E eu achei graça até na capinha do filme rs
    Pena que de comédia, parece não ter muita coisa e quase que foi uma propaganda enganosa, apesar que fiquei aqui imaginando um bando de homem diferente ali, juntos..e não ia sair nada que fizesse sentido mesmo rs
    Verei assim que puder!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  3. Giselle!
    Andamos precisando muito de filmes que nos façam rir e que tragam esse ar de lazer e diversão, mesmo que não seja lá um grande enredo ou nada muito profundo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Não curto esses filmes Se..., não... Acho um grande besteirol. Mas aí vai do humor de cada um, em particularmente não consigo achar graça.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)