Título Original: Moonfall
Título no Brasil: Moonfall – Ameaça Lunar
País: Estados Unidos
Ano: 2022
Direção: Rolland Emmerich
Roteiro: Rolland Emmerich, Harald Kloser
Elenco: Halle Berry, Patrick Wilson, John Bradley (II)
Nota: 5/5
Em Moonfall, Patrick Wilson dá vida a Brian Harper, um astronauta experiente que está em uma missão especial junto de seus colegas, Jo Fowler (Halle Berry) e Marcus, quando do nada sofrem um ataque inesperado. Brian é o único que ficou consciente e presenciou o ataque, o que acaba lhe causando problemas quando retorna para à Terra. Ele acaba sendo acusado de negligência durante a operação e por ser culpado, indiretamente, pela morte de um dos colegas. Toda a sua carreira começa a ruir e ele é afastado da NASA.
Anos passaram, Brian agora é um homem falido, que não possui mais o trabalho que ama e acabou perdendo a família. Ele abandonou de vez a vida espacial, até o momento em que está se dirigindo para uma palestra no observatório da cidade e acaba esbarrando com KC Houseman, que no primeiro momento parece apenas mais um lunático com teorias conspiratórias. KC implora para que Harper o coloque em contato com a NASA e com Jo, pois segundo ele a Lua acaba de sair de órbita e está seguindo em direção à Terra, podendo causar uma colisão.
Em situação de emergência, os três aceitam a missão de ir até a Lua e impedir a colisão antes que a vida humana seja extinta. Mas ao chegarem lá, eles percebem que a Lua não é exatamente a pedra gigante orbitando a Terra que achavam que era. Com o mundo à beira da aniquilação, Jo Fowler se percebe sem saída, a não ser unir forças a um homem de seu passado e um teórico da conspiração para uma missão impossível no espaço, e salvar a humanidade.
"Moonfall" é um longa de tirar o fôlego e causar arrepios, com uma narrativa eletrizante que desperta o interesse do início ao fim. Roland Emmerich entrega mais um excepcional filme apocalíptico para a sua coleção. Sem dúvidas para os amantes de produções como "2012" e "O Dia Depois de Amanhã" este será mais um queridinho para a coleção.
Em matéria de efeitos visuais, o filme entrega um material de qualidade e chocantemente realista, tendo em vista que trabalha o tempo todo com a gravidade sendo uma questão de extrema relevância, quase como um personagem à parte. E mesmo com esse desafio, a qualidade de imagem e de criar uma situação realista foram extremamente bem executadas.
A trilha sonora também foi outro artefato que ajudou na imersão da história, criando aqueles pontos de tensão onde tudo parecia caminhar para o completo desastre.
"Moonfall" não é um filme inovador, seu roteiro é previsível, daqueles filmes em que vemos cenas grandiosas e logo desperta o pensamento de "nossa quanta mentira", que sabemos que não importa o tamanho da catástrofe os mocinhos sempre salvam o dia. No entanto, mesmo dessa forma ainda é um filme excepcional no que se dispõe a entregar. O trio principal proporciona uma boa atuação, que convence e emociona de acordo com a narrativa.
Para os amantes de filmes catastróficos, viagens espaciais ou até mesmo um pouco de teoria da conspiração, essa sem dúvidas é uma pedida excelente pois entrega de tudo um pouco.
*Cabine presencial à convite da assessoria
Eu amo muito o gênero rs ainda mais quando há essa possibilidade da Terra ser destruída(seria um sonho mórbido?)
ResponderExcluirMas como não fazia ideia desse filme, já vou ficar ansiosar esperando ele chegar, se bem que acho que em Lost não deve chegar.
Aqui ainda tá passando Matrix rs
Beijo
Angela Cunha
Sim, esses filmes de catástrofes são bem inverossímeis mas são irresistíveis
ResponderExcluirQuero assistir, mas é um tipo de filme que prefiro assistir de casa porque fico muito tensa.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br