terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Menina que via filmes: O desejo de Charlie

 












Título Original: Charlie’s Christmas Wish

Título no Brasil:  O Desejo de Charlie

País: EUA

Ano: 2020

Direção: Sue Ann Taylor

Elenco: Aiden Turner, Toni Hudson, Vernon Wells, Lindsey McKeon, Jay M. Brooks, Walker Hudson Mintz, Lindsay Bloom, Richard Tyson, Tim Cavender

Nota 3/5

por Giselle Magno


Sabe aquele filme com muita cara de estar passando na tv da sala no dia de Natal com toda a família reunida? “ O desejo de Charlie” passa exatamente essa sensação.

Charlie é uma linda poodle que logo no início do filme é adotada por Jimmy, um menino muito bonzinho, mas que queria muito uma companhia que acha na cachorrinha. E já ficamos sabendo que Charlie foi enviada por Deus numa missão para melhorar a vida não só de Jimmy, mas de como todas as pessoas ao redor do menino.  Ao longo do filme, ela vai ouvindo a voz que pertence a Deus e assim ela vai sendo guiado a ajudar cada pessoa de uma maneira diferente.

Quando o filme começou acreditei que a narrativa iria se focar na volta do pai de Jimmy, John. Ele é um militar que voltou antes devido a stress pós traumático e tem muita dificuldade em se adaptar a vida ali na cidade, tratando a esposa, o filho e Charlie bem mal no caminho. Porém, por volta da metade do longa, a narrativa se expande para englobar também a história de Henry, um senhor solitário que é uma figura de avô para Jimmy e um grupo de ex militares que não consegue se adaptar a vida fora do serviço militar.

Nessa mistura também tem alguns momentos bem destoados de humor com pessoas escorregando em comida e uma dupla bem atrapalhada de policiais que passam o filme todo perseguindo cachorros sem coleira.


Confesso que tive dificuldade em aceitar as muitas histórias que o filme queria incluir em sua narrativa. Por isso, fui de mente aberta e tentei encarar o longa como o que creio que foi a intenção da direção, que é de um filme leve para a família toda, mas que mesmo assim tivesse uma mensagem para quem estivesse assistindo.

Fica claro que a maior mensagem que o filme quer mostrar é a dificuldade que os veterenos têm em  voltar a viver em comunidade, muitas vezes preferindo se isolar da família e amigos, pois creem que irão atrapalhar a vida de todos.

O problema é que todos as situações que o filme aborda são apresentadas de maneira superficial, algumas até esquecidas pelo caminho e as soluções são todas bem infantis de tão simples e perfeitas que são. Além disso, as atuações deixam muito a desejar, fica bem difícil comprar o que cada personagem quer passar.

Porém, creio que as soluções fáceis e milagrosas eram intencionais. Pois, como disse no início, “O desejo de Charlie” é o típico filme natalino. Um em que tudo se resolve em cinco minutos e serve para nos dar aquele sorriso no rosto e esperança de dias melhores e como posso não querer isso para todos?

Sendo assim, “O desejo de Charlie” é um filme despretensioso, cheio de falhas, mas que cumpre seu papel de filme natalino. Creio que é uma boa pedida para toda a família. 


*Cabine on-line à convite da A2 Filmes

*Verifique a disponibilidade nas plataformas: 🎦 NOW, 🎦 Looke, 🎦 Vivo Play, 🎦 Apple TV, 🎦 Microsoft e 🎦 Google Play.


5 comentários:

  1. A frase "Todo o lar deveria ter um cachorro" já me ganhou.
    Confesso que tenho pavor de filme com cachorro, porque em 99% deles o doguinho morre e eu me acabo de chorar.
    Esse parece ser bem fofo (desde que o doguinho não morra no final).

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. A premissa é linda e até mesmo emocionante mas ao querer englobar várias histórias paralelas, o filme se perdeu e ficou superficial.
    Mas ainda assim tem uma bonita mensagem

    ResponderExcluir
  3. Um dos filmes que ainda não vi, mas mesmo com isso de tratar alguns temas até com esquecimento, quem resiste a um cãozinho, família e Natal??
    Claro que verei!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  4. Giselle!
    Gosto muito dos filmes natalinos e senti porque as histórias além de muitas, são difíceis de serem digeridas.
    E com um cachorrinho fofo desses, enviado por Deus, mesmo tratando de assunto como os veteranos, poderia ser melhor, não é?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gosto de filmes que retratam a vida dos militares que voltam de alguma missão .Essa é um assunto que gosto muito de ver .Uma pena que as soluções para tantos problemas foram superficiais mas como um filme natalino é bem melhor que seja um filme mesmo mais leve.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)