Título Original: Everything Everywhere All at Once
Título no Brasil: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
País: Estados Unidos
Ano: 2022
Direção: Daniel Scheinert, Daniel Kwan
Roteiro: Daniel Scheinert, Daniel Kwan
Dubladores: Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Jamie Lee Curtis
Nota: 4/5
Não é novidade para ninguém que “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” tem sido um dos filmes mais comentados de 2022 e sem dúvidas, um dos mais aguardados para os fãs brasileiros de cinema. Muito tem sido falado sobre o quão bom e revolucionário o filme é, assim como todos, eu estava desde Abril aguardando por novidades desse filme por aqui, e elas finalmente chegaram.
Neste longa iremos acompanhar Evelyn, uma imigrante chinesa, que cuida de uma lavanderia junto com o marido e a filha, e que agora precisa ir até a receita federal prestar conta dos seus impostos já que anda acontecendo algumas inconsistências com seus recebimentos.
No meio dessa dor de cabeça vamos perceber que o casamento de Evelyn não anda em seus melhores dias, já que ela considera o marido o pateta, está em constante conflito com a filha que recentemente se assumiu lésbica e para a cereja do bolo, seu pai crítico e autoritário está chegando da China para uma visita.
E enquanto ela tenta conciliar tudo o que está acontecendo a sua volta, ela parte sem querer e sem qualquer conhecimento para uma aventura onde, sozinha, precisará salvar o mundo, explorando outros universos e outras vidas que poderia ter vivido. Contudo, as coisas se complicam quando ela fica presa nessa infinidade de possibilidades sem conseguir retornar para casa.
No início o filme parece apenas mais uma produção sobre conflitos familiares e com apenas uns dez minutos de tela já se transforma em uma das produções mais loucas que assisti. Eu ainda não consegui processar tudo o que ocorreu nas duas horas do longa e é muito difícil falar sobre a história sem dar spoilers.
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" é realmente uma produção insana e bizarra, que mescla diferentes gêneros em um único filme, ao mesmo tempo que apresenta um excelente conceito de multiverso, esse que já vem sendo bem explorados em outras produções, principalmente quando o assunto é super herois. Contudo, ainda consegue se destacar e apresentar algo diferente de tudo que já foi visto.
Eu admito que até os primeiros 60 minutos do filme, eu ainda não tinha compreendido muito bem o rumo da narrativa e nem estava curtindo muito. No entanto, quando saímos da primeira metade do filme, os diversos plot twist começam a se encaixar e fazer sentido, assim como a narrativa vai entrando mais em foco e foi ganhando a minha atenção.
Na minha concepção, o filme tem ganhando um grande destaque não por seu roteiro fora do comum e que surpreende, mas sim por ser uma produção mais “modesta” que consegue entregar o que franquias com bilhões de dólares não foi capaz de entregar: um roteiro bem montado, efeitos especiais que por mais simples que sejam são bem feitos e ajudam na imersão da história, assim como boas atuações e foco no seu elenco central, sem que precisar ficar inserindo personagens atrás de personagens para se tornar interessante.
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é um filme que valeu a espera e, que eu pretendo muito rever daqui a um tempo, pois parece ser daqueles filmes que a cada vez que você assiste novamente é capaz de ir notando novas coisas e chegar a novas percepções. Sem dúvidas uma trama que talvez não agrade a muitos ou não conquiste tão de cara, mas que assim é capaz de despertar algo em quem assiste.
*Cabine presencial à convite da assessoria
Não sabia do filme. Mas achei interessante
ResponderExcluirO filme já chegou nos meios nada normais de serem vistos, mas eu admito que não vi ainda. Em primeiro lugar, por estar legendado e eu estar cada vez mais tendo dificuldade em ler legendas na tv. Em segundo, por pensar que seja um filme que mereça um cinema!!!
ResponderExcluirE por isso não vejo a hora de chegar aqui em Lost!!!
Beijo
Angela Cunha
Um dos filmes mais comentados? E eu nem sabia da existência dele!
ResponderExcluirNão me atraiu tanto assim, acho que esse ano o nível está bem alto, o que me deixou mais exigente hehehe
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Não sabia da existência desse filme mas não bateu aquela vontade de assistir..
ResponderExcluir