Título em Português: Pacificado
Pacificado vem do verbo pacificar. O mesmo que: tranquilizado, desapoquentado, harmonizado, congraçado, reconciliado, aliviado, atenuado, mitigado, serenado.
E no fundo é exatamente isso que o filme retrata.
Narra a história de Tati, uma jovem que ama fazer perguntas e sonha em conhecer o pai.
Mora com sua mãe Andréia que é usuária de drogas e com quem tem uma relação conturbada, seu pai Jaca está prestes a sair da cadeia ele era o ex chefe do tráfico do Morro dos Prazeres e vai ter uma grande surpresa ao voltar para casa…
Acredito que não tem como deixar de falar que Pacificado, com certeza foi o melhor filme que eu assisti até agora, ao mesmo tempo que ele retrata fielmente a realidade dura que pode ser a vida no morro, é sensível, triste e com certeza genial.
A Tati que é totalmente introspectiva e desde nova enfrenta muita coisa como o vício e muitas vezes a indiferença da mãe, a falta de um pai que não teve por 13 anos ela consegue ser um personagem que te conquista desde o primeiro momento. Muitas vezes ela sente falta de um afeto e o encontra em sua avó dona Preta que na realidade é avó de Jaca, seu pai, e não tem isso em casa, na realidade parecia que ela era a mãe em alguns momentos já que a sua não tinha cuidado para com ela…. e muitas vezes a colocou em situações perigosas demais para uma menina de 13 anos …
Em paralelo a tudo isso tem Jaca “pai de Tati”.. ex chefe do morro e que acaba de sair da cadeia, após 14 anos preso e não quer mais saber do tráfico só viver sua vida em paz com sua avó e seu irmão Dudu.
Com certeza outro ponto alto desse filme, foi o personagem do Jaca porque você realmente vê que ele quer mudar de vida, e teve um plano b guardado a sete chaves, mas infelizmente essa mudança que ele tanto quer tem um preço alto demais a ser pago e até ele conseguir vai ter muitas provas no caminho como seu irmão Dudu e alguns acontecimentos podem o levar a ceder tentações.
Moradores dos Prazeres, não aguentam mais o atual chefe Nelson , e desde que Jaca voltou fazem inúmeras reclamações a ele que é firme e diz que não tem nada a ver com isso e que ele não é mas o chefe, ele tem o objetivo de abrir uma pizzaria e com certeza foi dos pontos alto do filme porque ninguém estava botando fé no seu empreendimento, mas Jaca não desistiu.
Mas é óbvio que infelizmente paz é uma coisa que Jaca não terá, entre os problemas com Andréia e seu vício, depois a depressão de Dudu e como ser um pai que sua filha precise ele tem uma árdua tarefa, ser firme as provocações de Nelson e não se perder no caminho…
Encontrar o caminho da paz e da felicidade não vai ser fácil tanto pra Tati, quanto para Jaca e vai requerer sacrifícios e muito sofrimento, será que pai e filha finalmente vão conseguir viver em paz no morro?
Ou será que Jaca vai ceder à tentação e voltar para sua antiga vida?
Óbvio que vocês vão ter que assistir para saber o desenrolar dessa história e me contar o que acharam, Pacificado é um filme do diretor americano Paxton Winters que morou por um bom tempo no morro dos prazeres e ganhou três prêmios no festival de SAN sebastian.
*Cabine on-line à convite da assessoria
Algumas Informações e Curiosidades sobre o filme:
Paula Linhares e Marcos Tellechea, produtores da Reagent Media, que produziu o filme, fizeram uma trajetória do filme Pacificado nos Festivais pelo mundo afora (participou de mais de 20 festivais) e foi premiadíssimo por onde passou. O filme estreia nacionalmente no próximo dia 11 de agosto, com distribuição e coprodução da Star Original Productions.
Depois de ter levado a Concha de Oro, Concha de Prata e melhor fotografia no Festival de San Sebastián, ganhou melhor filme na 43ª. Mostra Internacional de SP; e outros 17 prêmios com sua carreira de Festivais.
O longa foi rodado no Morro dos Prazeres, onde morou por oito anos o diretor Paxton Winters. O primeiro documentário de Paxton, Silk Road ala Turka, foi feito enquanto viajava pela Rota da Seda. Seu filme de estréia, Crude, sobre dois mochileiros americanos e oportunistas que forjam o próprio sequestro, foi filmado na Turquia e venceu diversos prêmios internacionais.
A história do filme “Pacificado” foi co-escrita com Wellington Magalhães (morador da comunidade do Morro dos Prazeres) e Joseph Carter que também morou lá por 12 anos.
O filme foi produzido pela produtora brasileira “Reagent Media” de São Paulo (Paula Linhares e Marcos Tellechea) e também teve coprodução do diretor norte-americano Darren Aronofsky, que trabalhou em "Réquiem para um sonho" e "Cisne negro".
Sinopse :
PACIFICADO é um drama familiar dirigido por Paxton Winters e protagonizado por Débora Nascimento, Cássia Nascimento e Bukassa Kabengele. O filme conta a história de Tati, uma menina introspectiva de 13 anos que luta para se conectar com seu estranho pai, Jaca, libertado da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” batalha para ocupar as favelas ao redor do Rio, Tati e Jaca precisam navegar entre as forças que ameaçam suas esperanças para o futuro.
Parece que esse filme irá retratar bem a realidade das favelas. Espero que seja assim mesmo, que não romantizem as favelas e o que acontece por lá.
ResponderExcluirDanielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br